Jejum nacional

Jejum nacional

O dia 5 de abril foi escolhido como dia nacional de jejum no Brasil pelo presidente da República. Isso está tendo boa recepção no meio religioso cristão e evangélico. Mas, acaso sabem como isso poderia agradar a Deus?

Como falamos em outro texto que escrevemos, o fato de alguém passar fome a fim de mover o coração de Deus, isso não ocorrerá. Porque para que isso ocorra é preciso que o jejum seja precedido da prática da Justiça, veja:

Isaías 58: 5. Seria este o jejum que eu escolheria: que o homem um dia aflija a sua alma, que incline a sua cabeça como o junco, e estenda debaixo de si saco e cinza? chamarias tu a isto jejum e dia aprazível ao Senhor? 6. Porventura não é este o jejum que escolhi? que soltes as ligaduras da impiedade, que desfaças as ataduras do jugo? e que deixes livres os quebrantados, e despedaces todo o jugo? 7. Porventura não é também que repartas o teu pão com o faminto, e recolhas em casa os pobres desterrados? e, vendo o nu, o cubras, e não te escondas da tua carne? 8. Então romperá a tua luz como a alva, e a tua cura apressadamente brotará, e a tua justiça irá adiante da tua face, e a glória do Senhor será a tua retaguarda. 9. Então clamarás, e o Senhor te responderá: gritarás, e ele dirá: Eis-me aqui: se tirares do meio de ti o jugo, o estender do dedo, e o falar vaidade; 10. E se abrires a tua alma ao faminto, e fartares a alma aflita: então a tua luz nascerá nas trevas, e a tua escuridão será como o meio-dia. 11. E o Senhor te guiará continuamente, e fartará a tua alma em lugares secos, e fortificará teus ossos; e serás como um jardim regado, e como um manancial, cujas águas nunca faltam. 12. E os que de ti procederem edificarão os lugares antigamente assolados; e levantarás os fundamentos de geração em geração: e chamar-te-ão reparador das roturas, e restaurador de veredas para morar. 13. Se desviares o teu pé do sábado, de fazer a tua vontade no meu santo dia, e se chamares ao sábado deleitoso, e santo dia do Senhor digno de honra, e o honrares não seguindo os teus caminhos, nem pretendendo fazer a tua própria vontade, nem falar as tuas próprias palavras, 14. Então te deleitarás no Senhor, e te farei cavalgar sobre as alturas da terra, e te sustentarei com a herança de teu pai Jacó; porque a boca do Senhor o disse.

Quando Deus mandou Jonas a Nínive para avisar da sua destruição, ao tomar conhecimento do que estavam sendo divulgado, o rei decretou um jejum geral, veja:

Jonas 3: 2. Levanta-te, e vai à grande cidade de Nínive, e prega contra ela a pregação que eu te disse. 3. E levantou-se Jonas, e foi a Nínive, segundo a palavra do Senhor: era pois Nínive uma grande cidade, de três dias de caminho. 4. E começou Jonas a entrar pela cidade caminho dum dia, e pregava, e dizia: Ainda quarenta dias, e Nínive será subvertida. 5. E os homens de Nínive creram em Deus; e proclamaram um jejum, e vestiram-se de saco, desde o maior até ao menor. 6. Porque esta palavra chegou ao rei de Nínive, e levantou-se do seu trono, e tirou de si os seus vestidos, e cobriu-se de saco, e assentou-se sobre a cinza. 7. E fez uma proclamação, que se divulgou em Nínive, por mandado do rei e dos seus grandes, dizendo: Nem homens, nem animais, nem bois, nem ovelhas provem cousa alguma, nem se lhes dê pasto, nem bebam água. 8. Mas os homens e os animais estarão cobertos de sacos, e clamarão fortemente a Deus, e se converterão, cada um do seu mau caminho, e da violência que há nas suas mãos. 9. Quem sabe se se voltará Deus, e se arrependerá, e se apartará do furor da sua ira, de sorte que não pereçamos? 10. E Deus viu as obras deles, como se converteram do seu mau caminho: e Deus se arrependeu do mal que tinha dito lhes faria, e não o fez.

Deus determinou um jejum nacional para o seu povo de Israel, veja:

Levítico 16: 29. E isto vos será por estatuto perpétuo: no sétimo mês, aos dez do mês, afligireis as vossas almas, e nenhuma obra fareis, nem o natural nem o estrangeiro que peregrina entre vós. 30. Porque naquele dia se fará expiação por vós, para purificar-vos: e sereis purificados de todos os vossos pecados perante o Senhor. 31. É um sábado de descanso para vós, e afligireis as vossas almas: isto é estatuto perpétuo. 32. E o sacerdote, que for ungido, e que for sagrado, para administrar o sacerdócio no lugar de seu pai, fará a expiação, havendo vestido os vestidos de linho, os vestidos santos: 33. Assim expiará o santo santuário; também expiará a tenda da congregação e o altar; semelhantemente fará expiação pelos sacerdotes e por todo o povo da congregação. 34. E isto vos será por estatuto perpétuo, para fazer expiação pelos filhos de Israel de todos os seus pecados, uma vez no ano. E fez Aarão como o Senhor ordenara a Moisés.

Como se vê no verso 30, naquele dia seria feito expiação pelo povo. E isso seria feito pelo sacerdote.

E o tempo de duração do jejum era determinado pelo próprio Deus, veja:

Levítico 23: 27. Mas aos dez deste mês sétimo será o dia da expiação: tereis santa convocação, e afligireis as vossas almas; e oferecereis oferta queimada ao Senhor. 28. E naquele mesmo dia nenhuma obra fareis, porque é o dia da expiação, para fazer expiação por vós perante o Senhor vosso Deus. 29. Porque toda a alma, que naquele mesmo dia se não afligir, será extirpada do seu povo. 30. Também toda a alma, que naquele mesmo dia fizer alguma obra, aquela alma eu destruirei do meio do seu povo. 31. Nenhuma obra fareis: estatuto perpétuo é pelas vossas gerações em todas as vossas habitações. 32. Sábado de descanso vos será; então afligireis as vossas almas: aos nove do mês à tarde, duma tarde a outra tarde, celebrareis o vosso sábado.

A expressão de uma tarde à outra tarde, significa de uma noite até a outra noite. Porque tarde nesse caso é noite.

Então ninguém podia fazer segundo o que cada um achava que podia fazer. Todos tinham que jejuar; caso contrário, seria extirpado do povo. Então não havia acepção, se doente, se velho, se criança, etc.

Mas eu tenho tomado conhecimento de que algumas pessoas que se propõem jejuar, o fazem determinando o número de horas que julga poder. Isso não é jejum é dieta.

Eu aproveito o momento para conclamar a todos os cristãos para que façam o jejum determinado pelo presidente. Porque Deus o escolheu e, embora de origem gentia, tem dado demonstração de integridade do ponto de vista humano. Oxalá Deus aceite o jejum de alguns íntegros e poupe o Brasil não só desse vírus, que está tirando a paz de muitos como deixando o presidente e as autoridades apreensivas, mas de outras desgraças que estão previstas vir e reveladas por Deus pelos seus profetas bíblicos ou não, já que ele ainda fala usando vasos com os seus dons.

Manaus-Am, 04/04/2020

Oli Prestes

Missionário