Não sou revoltada com Deus

Muitos são os que dizem que me afastei da religião porque teria me revoltado com Deus por Ele não ter supostamente atendido aos meus pedidos, mas quero deixar claro que não deixei de ser evangélica nem parei de orar e abandonei o espiritismo por me revoltar com Deus e seus mistérios. Se há algo que me revolta, são as pessoas, que falam em nome Dele prometendo mundos de milagres ou que me aconselharam coisas erradas dizendo que seria da vontade Dele. Infelizmente, quando tento explicar isso, muita gente religiosa não entende e diz que eu não sou capaz de entender Deus. Mas essa gente religiosa o entende? Ainda posso acrescentar que fui observando que várias coisas que as pessoas religiosas me diziam não correspondiam à realidade.

Uma coisa é Deus existir, outra é a imagem que cada religião passa Dele. E as próprias pessoas religiosas se contradizem quando tentam explica-lo. Ainda lembro de quando uma mulher disse que eu não conseguia o que queria por minha falta de fé e depois, quando perguntei por que, em países com tantos ateus, como a Noruega, a crença ou descrença em Deus não era um fator determinante para que as pessoas conseguissem seus objetivos. Ela respondeu que isso de nada valia porque essas pessoas iriam ao inferno por serem rebeldes e não reconhecerem Deus como seu Salvador. Depois, ela falou que se essas pessoas, mesmo descrentes, conseguiam as coisas, era porque Deus permitia. Ela nem percebeu como caiu em contradição ao dizer isso. Como minha descrença me impede de realizar meus sonhos e ao mesmo tempo Deus permite que tantos descrentes alcancem seus objetivos?

Mas eles se contradizem de todas as formas quando tentam explicar ao ser questionados. Quando vêm me aconselhar a ler a Bíblia, ficam surpresos ao saber que foi a própria leitura deste livro que reforçou minha descrença e dizem que foi o diabo que atrapalhou meu entendimento ou então que me falta a sabedoria do Espírito Santo. Uma vez, fiquei tão chateada que perguntei: “E por que a gente não tem registros da passagem dos hebreus pelo Egito e nunca encontrou ruínas do Templo de Salomão, da arca de Noé ou muralha de Jericó?” Ouvi como resposta que Deus só nos deixa saber o que Ele quer. Porém, analisando bem, tal resposta é ilógica. Por que Deus não iria querer que soubéssemos o que aconteceu e que poderia provar que Ele existe? Isso é um fardo muito pesado. Na Bíblia e em outros livros sagrados, as pessoas veem milagres diante dos seus olhos o tempo todo. Hoje, não vemos nada disso acontecer nem foram, até agora, encontrados vestígios sólidos de acontecimentos relatados nos textos bíblicos, os quais fomos ensinados a crer cegamente como verdade absoluta. Não seria mais vantajoso para Deus que todo mundo pudesse provar que tudo isso aconteceu?

Nas igrejas evangélicas, eu ouvia muito coisas de “Deus de promessas”; “Deus vai fazer isso e aquilo na minha vida” e fui ensinada que devia esperar que chegasse o tempo de “Deus realizar as promessas” que tinha para minha vida. Eu ouvia muito isso como consolo quando eu não passava num concurso ou me desaconselhavam a tentar outros caminhos. As pessoas diziam: “Deus quer outra coisa para você”. Quando vi como isso atrapalhou minha vida, admito que fiquei revoltada, mas não foi com Deus. Não foi Ele que me prometeu nada, não foi Ele que disse que tinha grandes planos para mim. Foram pessoas – especialmente essas que dizem ter o dom da revelação- que o disseram. Então, se alguém mentiu, não foi Ele. Logo, não é com Ele que posso me revoltar. E depois que passei a analisar muitas coisas, vi que o que as pessoas me levaram a fazer convencendo-me que “era a vontade de Deus” não era a vontade Dele. Era a vontade delas, que usaram o nome Dele para me convencer que aquele era o caminho certo. Como os conselhos delas me prejudicaram, pude ver que tais pessoas não tinham sabedoria espiritual e que talvez estivessem apenas querendo impor suas vontades. O ser humano tem um ponto de vista limitado e comete erros. Elas disseram o que disseram baseando-se em seus pontos de vista, não inspiradas por revelações divinas. Então, quero que outras pessoas leiam isso para não se deixar levar por pessoas que, agindo como donas da verdade, venham tentar aconselhá-las a fazer algo porque seria a “vontade de Deus”. E se Ele nos concede o livre arbítrio, por que Ele iria nos impedir de conseguir um emprego por querer que trabalhássemos em outro ou nos atrapalhar em nossos planos? Aliás, que Deus é esse que interfere na vida pessoal de uma pessoa, em planos que só dizem respeito a ela, e não interfere quando um maluco entra numa escola atirando em todo mundo que encontra ou não impede um néscio de assumir o comando de uma nação? Por que Deus vai se incomodar em determinar se fulana vai casar com sicrano e não com beltrano? Se temos o livre arbítrio, não é para fazermos nossas escolhas, sejam certas ou erradas, para depois assumirmos nossa inteira responsabilidade pelas consequências?

Reflitamos com atenção. É frequente ouvirmos que se estamos passando por determinado sofrimento, é a vontade de Deus para nós, algo que temos de atravessar para nos aperfeiçoar, mas você, que é pai ou mãe e ama seus filhos, acha que eles têm de passar por coisas como ser abusados sexualmente, sofrer bullying ou então ser atropelados? Muitos falam que as coisas ocorrem com um propósito, porém, com que propósito uma criança de cinco anos é assassinada por aqueles que deveriam dela cuidar? Em que isso vai aperfeiçoá-la?

Outro fator que me levou a pensar foi ouvir de pessoas: “as coisas são difíceis para você porque você não crê em Deus.” Mas alguém já viu a vida de uma pessoa ser mais fácil por ela acreditar ou não em Deus? Claro que isso não prova que Deus não existe. No entanto, prova que a realidade não é assim tão fácil de ser explicada e que não podemos nos ater a explicações dogmáticas e superficiais, até porque não podemos generalizar, especialmente quando tentamos explicar o sofrimento humano.

Se acreditar em Deus bastasse para as coisas darem certo, não estaríamos vendo tantos desempregados no Brasil, em que boa parte da população é cristã. Quantos cristãos não vemos fazendo promessas, indo a templos evangélicos ou até a terreiros para fazer despachos em troca de algum emprego? Eu ouvi muito: não se preocupe, Deus manda. Mas, se assim fosse, ninguém precisaria ir atrás de empregos. No Brasil, estamos vendo muitas pessoas aceitando empregos abaixo do nível acadêmico. Pessoas com doutorado vendem sorvete na praia. Não dá para ficar esperando o tempo certo de Deus mandar o emprego ideal para nós, não é mesmo? As necessidades da vida são urgentes.

Não são poucos os que se revoltam comigo quando falo nos países com o maior porcentual de ateus. Eles falam que o fato desses países serem desenvolvidos não quer dizer que Deus não existe ou que a razão está com o ateísmo. Obviamente, a realidade desses países não prova que Deus é um ser imaginário, mas prova que, com certeza, Deus não fica interferindo na vida das pessoas. Qual a lógica de um Deus que só interfere nos assuntos mais insignificantes das vidas das pessoas e não interfere em assuntos mais relevantes como o destino de um país? Por que Deus não interfere nas ações de Trump ou dos líderes mundiais, que afetam as vidas de milhões de pessoas? Posso me dar a liberdade de fazer estas perguntas porque, afinal, muitos dos que creem no Deus bíblico dizem que a verdade está na Bíblia e na Bíblia Deus interfere diretamente nas nações e nos destinos dos povos, mandando destruir cidades, fazendo com que um dilúvio mate quase toda a humanidade, que pragas causem danos ao Egito e hoje, supostamente, resolveu ficar quieto.

Não foi revolta o que me motivou. Foram dúvidas que sempre existiram e que hoje vejo que não têm respostas fáceis. Nenhuma tentativa de explicação que me derem será satisfatória.