O número sete

O número sete representa a totalidade, a perfeição, a consciência, o sagrado, a espiritualidade, a conclusão e a renovação.

Tem uma grande importância simbólica para o mundo Cristão. Na Bíblia, Deus criou o mundo em seis dias e descansou no sétimo, assim o número sete passa a simbolizar a perfeição e a conclusão.

Os Judeus guardam o sábado ou shabbat, que é o sétimo dia, considerando o dia de descanso, o dia para entrar em harmonia com Deus. Também é conhecido com o símbolo do perdão e da cura. Segundo Jesus não devemos perdoar só sete vezes, mas até setenta e sete vezes sete.

O número sete, também representa um número de símbolo negativo no Cristianismo. Ele é mencionado setenta e sete vezes no Velho Testamento e é mais vezes associado ao diabo. São sete os pecados capitais, sete são as áreas de purgação no purgatório.

São também sete os Selos Proféticos do Apocalipse, que desencadearam várias situações do fim do mundo, inclusive os sete Cavaleiros do Apocalipse, também são sete as Igrejas do Apocalipse, sete Trombetas e sete Anjos que as tocam.

Segundo a numerologia, o número sete indica a busca pela aprendizagem e pela perfeição.

Segundo a Bíblia, no Espiritismo, algumas obras espíritas dividem a Terra em sete dimensões no plano espiritual, que rodeiam a Terra. São elas, o Abismo ( zona de pior condição); Trevas (zona ruim); Crosta Terrestre (habitados por seres encarnados, bons ou ruins); Umbral (espécie de purgatório); Zonas de Transição (zona espiritual que está o umbral); Esferas Superiores (zona da felicidade, de espíritos bons); Esferas Resplandecentes (zona onde Cristo impera, de felicidades extremas e espíritos superiores).

Outros símbolos do número sete: - Tem o simbolismo do ciclo completo e de perfeição dinâmica. As fases da lua, que são quatro vezes sete, igual a vinte e oito dias de ciclo lunar, remetendo a mudança e a renovação positiva.

Existem sete Chakras ou cetro de energia em nosso corpo, as quais conectam mente, corpo e espírito.

Para o Islamismo existem sete Céus, e sete Terras, citados no Alcorão.

Nas histórias e mitos da Mesopotâmia, O número sete simboliza Mistério e representa caráter religioso. Para os Sumários, era especial, místico e sagrado, um dos fatos, por ser primo, só divide por um e por ele mesmo.

O número sete é considerado um regulador de vibrações, como as sete cores do arco-íris, as setes notas musicais.

A tradição Hindu atribui ao sol sete raios, sendo seis de dimensões do espaço e o sétimo no centro. O número sete remete-se a totalidade, a sétima cor é o branco, que é a junção de todas as cores.

São sete os dias da semana, os graus da perfeição. as esferas celestiais, as pétalas de rosas e os ramos da árvore cósmica.

Candio Domingues
Enviado por Candio Domingues em 03/09/2020
Reeditado em 03/09/2020
Código do texto: T7053490
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.