PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Lc 9,1-6)(23/09/20)
.
Caríssimos, a liturgia de hoje trata da missão que os Apóstolos receberam do Senhor Jesus de anunciar o Reino de Deus e a Sua Justiça, e de como devem fazer esse anúncio. Ora, isso nos leva a compreender que todos os batizados são chamados e enviados pelo Senhor à anunciar a Boa Nova da salvação.
.
Com efeito, prestando atenção nas instruções dadas por Jesus, vemos alguns detalhes que nos ajudam como devemos nos portar para cumprirmos a nossa missão com alegria e singeleza de coração. “Não leveis nada para o caminho: nem cajado nem sacola nem pão nem dinheiro nem mesmo duas túnicas. Em qualquer casa onde entrardes, ficai aí; e daí é que partireis de novo. Todos aqueles que não vos acolherem, ao sairdes daquela cidade, sacudi a poeira dos vossos pés, como protesto contra eles”.
.
Comentando este envio, disse o Santo Padre, o Papa Francisco: "Estes imperativos mostram que a missão se baseia na oração; que é itinerante, não está parada, é itinerante; que exige desapego e pobreza; que traz paz e cura, sinais da proximidade do Reino de Deus; que não é proselitismo, mas anúncio e testemunho; e que exige também a franqueza e a liberdade evangélica para partir, salientando a responsabilidade dos que rejeitam a mensagem de salvação, mas sem condenações nem maldições."
.
Portanto, caríssimos, ao recebermos o chamado do Senhor necessitamos seguir fielmente as suas instruções para não cairmos na comum tentação de fazer a própria vontade e anunciar à nós mesmos e não o Reino de Deus, tal qual o descreve Lucas neste Evangelho que estamos meditando.
.
"Invoquemos juntos a proteção maternal de Maria Santíssima, para que Ela ampare em todos os lugares a missão dos discípulos de Cristo, a missão de anunciar a todos que Deus nos ama, quer salvar-nos e nos chama a fazer parte de seu REINO. (Papa Francisco, Angelus, 7/7/19).
.
Paz e Bem!
.
Frei Fernando Maria OFMConv.