O Pastorado é necessário

Em nossos dias, a figura do Pastor Cristão tem causado algum tipo de desconforto para a sociedade. Muitas vezes encontramos pastores com comportamento incoerente com a proposta bíblica. Por isso a necessidade de escrevermos sobre esse assunto.

No primeiro momento precisamos definir e diferenciar pastoreio de pastorado. O pastoreio pode ser exercido por qualquer pessoa caridosa e apta a cuidar do próximo. O pastorado é um oficio ou função exercido por uma pessoa mediante ao ato solene da comunidade eclesiástica a qual pertence. Para exercer o Pastorado é necessária uma boa formação Bíblico-teológica e uma vida consagrada a Deus. No Novo Testamento parece claro que o trabalho pastoral era exercido pelo bispo, presbítero e o próprio pastor (At 20.17-28; Ef 4.11, Tt 1.5-7).

Em Efésios 4.11-12 “E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e mestres”, define o trabalho pastoral como um dom de Deus. E esse dom é concedido a alguns com o intuito de aperfeiçoar a igreja para a sua boa obra. O pastor é um líder eclesiástico dotado de um dom, e para que ele receba o dom de forma plena é necessário que seja investido no ofício. Muitos estudiosos acreditam que o dom de mestre está intimamente ligado ao dom de pastor. Pois para nomear o dom de mestre, o texto não apresenta o mesmo artigo dos outros dons. Teríamos, então, um pastor mestre; que é totalmente coerente com a função pastoral, a de ensinar o rebanho a Palavra de Deus.

A tarefa do pastor investido do ofício é demonstrar seu amor a Cristo por meio do cuidado do rebanho santo. Ou seja, cuidar do rebanho de Cristo é uma forma de adoração a Deus. Em João 21.15-17, Jesus deixa nítido que o amor de Pedro por Ele, seria manifesto no momento em que Pedro apascentasse as suas ovelhas. Exercer o trabalho pastoral é uma demonstração de amor a Deus.

Exercer o pastorado é conduzir a Igreja para a maturidade. A igreja precisa estar apta para a diaconia, ela precisa amadurecer para ser dinâmica, onde os membros se envolvem no serviço. O pastorado capacita a igreja a um conhecimento unificado, cria um grau de unidade doutrinário. Uma igreja madura doutrinariamente é madura no seu caráter. O pensar e o agir da igreja precisa ser ajustado à vontade do Senhor, para que não mais sejamos como meninos na fé. Uma igreja com o pastorado fraco ou ausente é presa fácil do engano e modismo de cada geração.

Posso concluir que o Pastorado é de suma importância para a sobrevivência da igreja cristã. Somente por meio de um trabalho pastoral qualificado é que teremos uma igreja sadia e madura, capaz de estabelecer o Reino de Deus na terra.

Que assim seja!!!

Ricardo Marques Paiva
Enviado por Ricardo Marques Paiva em 24/09/2020
Reeditado em 26/09/2020
Código do texto: T7071657
Classificação de conteúdo: seguro