PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Lc 9,43b-45)(26/09/20)
.
Caríssimos, o problema da humanidade e até de muitos que creem em Jesus, é o mesmo, dar pouca atenção às Suas Palavras e ao Seu exemplo como deveríamos. Mas, isto ocorre porque ainda não aprendemos a praticar o essencial na vivência da fé, que é tão somente crer, amar e à Ele se entregar totalmente na certeza de que a Sua Vontade é sempre o melhor para a nossa vida.
.
Na liturgia de hoje quando Jesus revela os acontecimentos adversos que se sucederão com Ele, logo os discípulos não entenderam e até ficaram com medo de lhe perguntar sobre isso. Escutemos as suas palavras: “O Filho do Homem deve sofrer muito, ser rejeitado pelos anciãos, pelos sumos sacerdotes e doutores da Lei, deve ser morto e ressuscitar no terceiro dia”.
.
Com efeito, como no tempo de Jesus também hoje muitos ainda esperam um Messias (Cristo) super poderoso, isto é, com uma potência capaz de destruir todos os seus inimigos e tudo o que não agrada a Deus; e no entanto, o Senhor se nos apresenta como Aquele que assume as nossas dores sofrendo-as conosco, morrendo conosco, para nos fazer ressuscitar com Ele.
.
Portanto, caríssimos, Deus é Onipotência Eterna, pode tudo, e claramente poderia salvar-nos de uma maneira diferente, isto é, sem sofrimento algum; mas, como o pecado entrou na natureza humana pela desobediência (cf. Rm 5,19), aprouve a Deus arranca-lo de nossas almas pela obediência do Seu Filho amado, nosso Senhor Jesus Cristo, como vemos a seguir:
.
"Nos dias de sua vida mortal, dirigiu preces e súplicas, entre clamores e lágrimas, àquele que o podia salvar da morte, e foi atendido pela sua piedade. Embora fosse Filho de Deus, aprendeu a obediência por meio dos sofrimentos que teve. E uma vez chegado ao seu termo, tornou-se autor da salvação eterna para todos os que lhe obedecem." (Hb 5,7-9).
.
Paz e Bem!
.
Frei Fernando Maria OFMConv.