Deus Nos Fará Prosperar

"O Deus dos céus é o que nos fará prosperar" - Neemias 2.20

Conforme Crockett (2015), por volta da metade do quinto século antes de Cristo, invasores babilônios capturaram Jerusalém, reduziram a cidade às cinzas e levaram o povo ao cativeiro. Mais tarde, alguns dos cativos foram autorizados a retornar a Jerusalém, mas em vez de manter sua piedade e patriotismo, e cumprir o propósito de Deus, eles livremente se misturaram com os pagãos e adotaram seu modo de vida. Consequentemente, eles se corromperam e não fizeram nenhum esforço para restaurar sua cidade arrasada.

Mensageiros foram a Susã, onde Neemias era copeiro do rei, e lhe contaram sobre o triste destino dos exilados que retornaram a Jerusalém. Profundamente entristecido, ele assentou e chorou, jejuou e orou por alguns dias. Finalmente, ele foi até o rei e lhe contou sobre a lamentável condição de seu povo na cidade de seus pais, e buscou sua simpatia e apoio. Ele pediu permissão para voltar a Jerusalém, e autorização para utilizar os recursos reais na reconstrução da cidade – especialmente na reconstrução da muralha. O rei cumpriu totalmente os pedidos feitos. Assim que Neemias contou ao povo o que eles realizariam, e como Deus o havia abençoado para a empreitada, os inimigos surgiram e zombaram. Neemias 2.20 é a resposta dele aos opositores.

A razão por que Neemias SABIA que prosperaria – ele não diz “se Deus quiser, nós prosperaremos”, mas “Deus nos fará prosperar” – é que tudo que aquele que é guiado pela Palavra de Deus fizer prosperará (Salmo 1.2-3). De fato, esse propósito de Neemias não veio apenas de sua própria cabeça, mas, como lemos no capítulo 1 do seu livro, ele foi direcionado pelas promessas de Deus que ele lia na Lei de Moisés.

Ao ser controlado pela Lei do Senhor, Neemias podia ter certeza que o seu desejo teria sucesso, já que o seu desejo era, conforme as Escrituras, o desejo do Senhor. Não se trata de pensamento positivo ou coisa que o valha, mas de estar em harmonia com Aquele que tem controle sobre todas as coisas. Como Deus queria restaurar Israel, conforme as Escrituras, quando Neemias se prontificou a participar desse propósito, é natural que ele fosse abençoado, como alguém que se coloca a favor da correnteza. Essa é a prosperidade bíblica, ser ajudado por Deus a fazer a vontade de Deus.

Considerando que o sucesso da oração de Neemias dependia de que o povo se arrependesse e buscasse ao Senhor – pois só assim eles prosperariam –, além da reconstrução física da cidade, era necessária a restauração moral de Israel, um despertar espiritual. De fato, foi um avivamento tão intenso que, nas palavras de Easterling (2020), aboliu a idolatria para sempre entre os judeus.

Também é o desejo de Deus que haja um grande despertar da Igreja hoje em dia. Não é uma questão de “se Deus quiser”, mas podemos ter certeza que Deus quer, e Deus quer hoje mesmo, que sejamos cheios do Espírito Santo, que nossos filhos e nossas filhas profetizem, que nossos velhos tenham sonhos, que nossos jovens tenham visões, porque Ele prometeu isso (Joel 2.28). O que falta é que nós busquemos.

CROCKETT, Ophel Butler. Major Spiritual Awakneings From Pentecost to Billy Graham. First Fruits Press, 2015. Disponível em: <https://place.asburyseminary.edu/cgi/viewcontent.cgi?article=1107&context=firstfruitsheritagematerial>

EASTERLING, Joe Mack. Big Things Start Small: A Survey of the Role of Small Groups in Christianity's Major Spiritual Awakenings. 2020. Disponível em: <https://digitalcommons.liberty.edu/cgi/viewcontent.cgi?article=3541&context=doctoral>