O que é os 144 mil e quem são?

O que não é os 144 mil?

144 mil não é número literal, pois está em contexto profético. Tudo nessas passagens encontra-se em contexto profético, portanto, é tudo simbólico.

144 mil não é o número de todos os salvos – Apocalipse 7: 9 – “Depois destas coisas olhei, e eis aqui uma multidão, a qual ninguém podia contar, de todas as nações, e tribos, e povos, e línguas, que estavam diante do trono, e perante o Cordeiro, trajando vestes brancas e com palmas nas suas mãos;”.

Essa grande multidão (que ninguém pode contar) é o total dos salvos que não terão morrido até a volta de Jesus.

O que é os 144 mil?

Apocalipse 7: 4 - 8 – “E ouvi o número dos selados, e eram cento e quarenta e quatro mil selados, de todas as tribos dos filhos de Israel. Da tribo de Judá, havia doze mil selados; da tribo de Rúbem, doze mil selados; da tribo de Gade, doze mil selados; Da tribo de Aser, doze mil selados; da tribo de Naftali, doze mil selados; da tribo de Manassés, doze mil selados; Da tribo de Simeão, doze mil selados; da tribo de Levi, doze mil selados; da tribo de Issacar, doze mil selados; Da tribo de Zebulom, doze mil selados; da tribo de José, doze mil selados; da tribo de Benjamim, doze mil selados.”

Apocalipse 14: 4 – “São estes os que não se macularam com mulheres, porque são castos. São eles os seguidores do Cordeiro por onde quer que vá. São os que foram remidos dentre os homens, primícias de Deus para o Cordeiro”.

Apocalipse 14: 5 – “Não se achou mentira na sua boca; não têm mácula”.

1. As 12 tribos de Israel representam as características de todos os tipos de pessoas. Em Genesis 49, no fim de sua vida, Jacó descreve as características de seus 12 filhos, incluindo José e seus 2 filhos. Essas são as características de todas as pessoas, mas por esses atributos os 144 mil farão o trabalho final de reunir a grande multidão.

Os 144 mil representam também os 12 discípulos de Jesus, especialmente na representação do “Ide” – Marcos 16:15. Aos discípulos foi dado a missão de começar e de terminar a obra. Aqueles iniciaram a obra e os 144 mil (12 x 12 mil) terminarão. Aqueles receberam a chuva temporã, estes receberão a chuva serôdia.

Todos os que estarão vivos na volta de Jesus terão sido selados, mas os 144 mil são os primeiros selados, logo no início do selamento. Eles farão o trabalho final de pregação.

2. Os 144 mil não se contaminaram com mulheres. (Mulheres são igrejas, no caso, estas são as que ensinam doutrinas prostituídas).

Em Efésios 5:23 a 32 o apóstolo Paulo faz uma analogia entre o marido e sua esposa e Cristo e Sua igreja. Ele compara a igreja de Cristo à mulher do homem. No caso, a Igreja é a esposa de Cristo e Ele a trata com o mesmo amor e cuidado que compete ao marido tratar sua esposa.

Apocalipse 12 descreve uma mulher vestida de sol (que representa a luz da pura doutrina de Cristo – a igreja da doutrina bíblica sem adulterações). Esta é a esposa de Cristo enquanto pura. E Apocalipse 17 descreve a grande meretriz (uma igreja prostituída, que contaminou a doutrina com mentiras e paganismo). Ela é igreja porque já foi a esposa (pura) de Cristo, mas agora está prostituída, vestida com as roupas (a doutrina falseada) de outro marido, o enganador.

3. São seguidores do Cordeiro (Cristo) porque seguem Sua doutrina não deturpada. Vão com Ele para onde for. Refletem a mente de Jesus e têm a unção do Espírito Santo. Arriscam a própria vida por Jesus, fazendo Sua obra com o mesmo ímpeto e coragem, combatendo a mentira, derrubando a doutrina da imortalidade da alma e demais enganos. Eles Se opõem ao anti Cristo. Abalam a potência religiosa mundial preparando o povo para a volta de Jesus.

4. São as primícias (o que vem primeiro). São as primícias dos vivos.

Antes da colheita da grande ceara, o povo de Deus fazia a colheita das primícias e as consagravam ao Senhor levando entregando no Templo. Êxodo 23:19. Pelas primícias a seara restante era abençoada. Se a primícias era santificada, toda a seara também se tornava santa.

Entre os salvos existem duas primícias, a primícias dos vivos e as primícias dos mortos e respectivamente a seara dos vivos e a seara dos mortos. I Coríntios 15:23.

As primícias dos mortos

Jesus é a primícia dos que morreram e hão de ressuscitar no dia da Sua volta. Ele ressuscitou antes deles, por isso é a primícia. – Mateus 27:51 a 53. E esses que ressuscitaram no dia da morte de Jesus, são as primícias dos mortos juntamente com Jesus. Ele ressuscitou dois dias depois deles, mas eles ressuscitaram fiados na ressurreição dEle.

As primícias dos vivos

Os 144 são as primícias dos vivos. Apocalipse 7 e 14 trata dos que estarão vivos na volta de Jesus. Portanto, os 144 mil do capítulo 7: 4 a 8 e capítulo 14: 4 e 5 são as primícias dos vivos. E a grande multidão de Apocalipse 7: 9 (que ninguém podia contar) é a ceara (o restante da colheita) dos vivos. Através do trabalho desses 144 mil Jesus reunirá essa grande multidão de vivos.

5. Eles não mentem e não têm mácula. Eles são castos porque não se prostituíram com doutrinas deturpadas.

“Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas: não vim abrogar (destruir), mas cumprir. Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um til jamais passará da lei, sem que tudo seja cumprido. Qualquer, pois, que violar um destes mandamentos, por menor que seja, e assim ensinar aos homens, será chamado o menor no reino dos céus; aquele, porém, que os cumprir e ensinar será chamado grande no reino dos céus.” – Mateus 5:17 a 19. Parênteses acrescentados.

A doutrina que eles pregam é a doutrina bíblica sem emendas. Na sua boca não existe “eu penso, eu acho, talvez”, apenas sim sim, não não. Também não têm linguajar profano e maldizente.

Eles pregam a mensagem dos 3 anjos de Apocalipse 14: 6 a 12, que chama para o juízo final com base na Lei da Justiça de Deus de Êxodo 20: 3 a 17. Eles são os que “guardam os mandamentos de Deus e têm a fé em Jesus”. Apocalipse 14:12.

Os 144 mil são a pessoas que fazem o trabalho dos três anjos de Apocalipse 14: 6 a 12 e não terão morrido até a volta de Jesus. São os pregadores da mensagem do juízo (que iniciou em 1844) nos últimos dias até o fim da pregação antes do fechamento da porta da Graça. Sua maior atuação se dará mais especificamente durante a tribulação que virá em decorrência do decreto dominical (Apocalipse 13). Esse decreto condicionará as pessoas a receber a marca da besta ou o selo de Deus – o selamento do povo de Deus. – Apocalipse 7: 3 e Ezequiel 20: 20. Essa tribulação do decreto se tornará em tempo de angústia no fechamento da portada graça no início da terceira praga. – Apocalipse 16: 4. Por causa das perseguições que iniciarão no início da imposição da marca da besta e selamento do povo de Deus (durante esse tempo) os crentes do advento definirão suas posições, se do lado de Deus ou do lado de satanás (a maioria deixará as fileiras por medo das perseguições). Crentes de fora virão para a observância da Lei de Deus e multidões de não crentes serão convencidas motivadas pelos eventos intensos. Os 144 mil reunirão os conversos desse período formando a multidão incontável de Apocalipse 7: 9 e 12 e 14, que estarão de vestiduras brancas vindos da grande tribulação. – Apocalipse 7:14.

Podemos chamar o evento do selamento de separação entre o joio e o trigo que Jesus falou na parábola do joio e do trigo. – Mateus 13:24 a 46. A separação se dará porque o decreto obrigará as pessoas a definirem-se entre servir a Deus obedecendo Sua Lei ou servir a satanás, igualmente obedecendo sua lei, uma falsa Lei de Deus, porque satanás estará se fazendo passar por Cristo (tendo uma satânica trindade – o dragão, a besta e o falso profeta) atuando através das falsas igrejas cristãs, as que pregam a corrupção da Lei de Deus, que é a base da graça. – Apocalipse 16: 13 e 14. Eles estarão fazendo sinais e prodígios para convencer as pessoas de que são da parte de Deus, mas são espíritos imundos, porque desautorizam o Senhor derrubando a obediência de Sua Lei. O Decreto Dominical culminará num decreto de morte para toda pessoa que se negar a obedecer. – Apocalipse 13: 15 a 18.

Wilson do Amaral