Um Ensaio sobre Hebreus 4

INTRODUÇÃO

Ao estudar este capítulo do livro de Hebreus, podemos contemplar a promessa a nós deixada, de entrar no descanso ou repouso de Deus, mas o que exatamente significa isto?

Segundo o dicionário online, descanso é:

Período de folga; tempo em que não se trabalha; repouso. [...] Maneira de se comportar que denota tranquilidade; sossego; paz de espírito [...]Descanso é sinônimo de: folga, repouso, tranquilidade, lentidão, sossego, vagar, morosidade. (https://www.dicio.com.br/descanso/ acesso em 26/11/2020)

Portanto, entendemos que quando se entra no descanso do Senhor, isso não somente se remete à salvação, mas também à confiança e tranquilidade que servir à Deus nos proporciona, pois quem realmente O serve, fica tranquilo, ciente de que tudo está em Suas mãos e que, como dizem as escrituras em Rm 8:28a, “E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam à Deus” (Versão Almeida Revista e Corrigida).

E é com este pensamento, que propomos à você leitor, VAMOS ENTRAR NO DESCANSO DO SENHOR?

Nosso objetivo com este pequeno esboço, é o de levar a quem desejar, a meditar neste texto do livro de Hebreus e ao entendimento de que precisamos buscar com toda a intensidade do nosso ser, a cada dia, confiar mais e descansar, confiar no nosso Deus.

O PODER DE ACREDITAR

Através da leitura deste texto, há algum tempo atrás, nos chamando a atenção, parecendo ter algum recado ou uma meditação mais profunda do que aparentemente existe em uma leitura rápida.

Habitualmente lemos as coisas, mas como o “tempo hoje é líquido”, temos por hábito ler, sem a atenção necessária e quando paramos e olhamos além, com mais profundidade, percebemos que existem mensagens que estavam ocultas aos nosso olhos.

Isso acontece com mais frequência do que podemos imaginar, pois as pessoas correm de um lado para o outro, buscando sempre mais, sempre preocupadas com o que podem ou não oferecer a si e sua família e aí o Senhor nos traz à memória o texto do livro de Lucas 12:22-31, que diz:

Então, dirigindo-se aos seus discípulos, Jesus os exortou: “Portanto, vos afirmo: não andeis preocupados com a vossa própria vida, quanto ao que haveis de comer, nem muito menos com o vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir. Porquanto a vida é mais preciosa do que o alimento, e o corpo, mais importante do que as roupas. Observai os corvos, os quais não semeiam, nem ceifam, não possuem armazéns nem celeiros; contudo, Deus os alimenta. Quanto mais valeis vós do que as aves! Quem de vós, por mais ansioso que possa estar, é capaz de prolongar, por um pouco que seja, a duração da sua vida? Considerando que vós não podeis fazer nada em relação às pequenas coisas da vida, por que vos preocupais com todas as outras? Olhai as flores do campo; elas não fiam, nem tecem. Eu, todavia, vos asseguro que nem mesmo Salomão, em todo o seu esplendor, pôde se vestir como uma delas. Ora, se Deus veste assim uma simples erva do campo, que hoje vive e amanhã é lançada ao fogo, muito mais dará a vós, vestindo-vos de glória, homens fracos na fé! Não procurareis, pois, ansiosamente, o que haveis de comer ou beber; não empenhareis o vosso coração nessas preocupações. Porquanto o mundo pagão é que peleja por essas coisas; entretanto, o vosso Pai sabe perfeitamente que as necessitais. Buscai, pois, em primeiro lugar, o Reino de Deus, e todas as demais coisas vos serão providenciadas. (Biblia King James Atualizada)

E assim, podemos chegar ao entendimento de que todo homem se preocupa sem necessidade, pois Deus cuida de nós em todos os detalhes, à todo tempo. Então a ansiedade sempre nos afasta dos propósitos que o Senhor tem para nós.

Se nós atentarmos para o final do versículo 1 e em sequência o versículo 2, podemos entender que um fator essencial na vida de todo cristão é ter fé, pois ele afirma que alguns parecem ter falhado, mesmo que tenham tido acesso às boas novas, esta palavra não teve o acompanhamento da fé, ou seja, não pôde surtir o efeito desejado devido à falta de fé destes cristãos. E a palavra de Deus afirma que: SEM FÉ É IMPOSSÍVEL AGRADAR À DEUS, em Hebreus 11:6b.

Portanto se nós queremos realmente viver e professar nossa fé no Senhor, precisamos dar um passo de confiança, pois a fé nada mais que confiar, que acreditar naquilo que não estamos vendo, conforme está escrito em Hebreus 11:1.

Mais adiante no versículo 6, entramos em um assunto de duplo entendimento, pois fala que ainda existem alguns para entrar. Isto pode significar que fala de nós que ainda não atingimos este descanso da promessa ou àqueles à quem nós deveríamos estar proclamando as boas novas. Pois além de buscar pela nossa salvação, devemos também falar do amor de Jesus, como bem expressou o apóstolo Paulo no livro de 1 Coríntios 9:16:

Porque, se anuncio o evangelho, não tenho de que me gloriar, pois me é imposta essa obrigação; e ai de mim, se não anunciar o evangelho!

Anunciar o evangelho é nossa obrigação, não para orgulho nosso, mas para que o Reino do Senhor seja divulgado e almas sejam alcançadas e tenham a chance de obter a salvação.

Ainda neste versículo encontramos uma situação preocupante, pois fala daqueles que ouviram as boas novas e não entraram por desobediência. Não significando que estes perderam o direito, mas que terão que entender sua falha e tentar deixar que o Espírito Santo de Deus os transforme.

Assim entendemos no próximo verso (versículo 7), que fala de mais uma chance, quando relata que Deus estabelece uma outra oportunidade, chamada “hoje”, em Hebreus 3:7-8, “[...] como diz o Espírito Santo: Se ouvirdes hoje a sua voz, não endureçais os vossos corações, [...]”. E como o verso 9 diz, ainda resta um repouso para o povo de Deus, ainda há esperança.

No versículo 11 solicita que nos esforcemos para entrar neste descanso, não seguindo o exemplo daqueles que foram desobedientes. E nesta altura, nos vem à memória que o Reino de Deus é tomado à força, que se encontra no livro de Mateus 11:12 (Nova Versão Internacional).

Seguindo a nossa análise, encontramos nos verso 12 e 13, com total clareza, que o Senhor é Onipresente, Onipotente e Onisciente, falada que a Sua palavra é viva e eficaz, mais cortante que uma espada de dois gumes, podendo penetrar ao ponto de dividir juntas e medulas e também dividir a alma e o espírito, sendo sensível para julgar nossos pensamentos e intenções e também afirmando que nenhuma criatura, ou seja, nenhum de nós está oculto aos olhos do Pai, sendo que absolutamente tudo está descoberto diante Daquele a quem deveremos prestar contas. Então por mais que nós pensemos em esconder alguma coisa que possamos ter feito, podemos fazer isso do homem, ou seja, nosso cônjuge, nossos pais, nosso pastor, nossa família consanguínea ou em Cristo, mas jamais poderemos esconder do Senhor.

Finalmente chegamos aos versículos 14, 15 e 16, onde nos afirma termos o grande sumo sacerdote em Jesus Cristo, o qual nasceu como homem, experimentou todas as dores humanas, para poder interceder por nós junto ao Pai. Ele é e sempre será o nosso advogado perante Deus, pois foi tentado sem ter pecado e venceu, nos provando que é doloroso, mas possível suportar às tentações que se apresentam em nossa vida.

Finaliza nos aconselhando a chegar com confiança ao Trono da Graça, para alcançarmos misericórdia e graça e sermos ajudados em tempo oportuno.

CONCLUSÃO

Se olharmos atentamente para este texto, poderemos perceber que apesar da nossa natureza humanamente falha, ainda existe esperança de redenção, de salvação para àquele que se arrepender de todo o coração e buscar fielmente crer nas promessas que o Senhor fez para nossas vidas.

A chave de alcançarmos o tão sonhado descanso, antes mesmo de sermos levados para a Glória, é confiar e acreditar nas promessas que o Pai nos faz. E isso está em nossas mãos, o Senhor não nos obriga, como está escrito no livro de Zacarias 4:6b, [...] Não por força, nem por violência, mas pelo meu Espírito [...], é o Espírito Santo que nos convence por meio da Sua Palavra.

Referências:

https://www.dicio.com.br/descanso/ em 26/11/2020

Biblia online, versão Almeida Revista e Corrigida: https://www.bibliaonline.com.br/arc/rm/8

https://www.bibliaonline.com.br/arc/hb/11

https://www.bibliaonline.com.br/arc/zc/4

Biblia online, versão King James Atualizada: https://bibliaportugues.com/kja/luke/12.html

https://bibliaportugues.com/kja/hebrews/11.html

Biblia online, versão Almeida Corrigida e Fiel: https://www.bibliaonline.com.br/acf/1co/9

https://www.bibliaonline.com.br/acf/hb/3

Biblia online, versão Nova Versão Internacional: https://www.bibliaonline.com.br/nvi/mt/11

Yarin Rot
Enviado por Yarin Rot em 27/11/2020
Código do texto: T7121961
Classificação de conteúdo: seguro