ÊXODO – LIÇÃO 4 – A PÁSCOA

HOMILÉTICA – ERROS COMETIDOS NOS PÚLPITOS

Falta de preparo, ou de domínio do seu próprio sermão. Ninguém na Igreja mandou você ler esses versículos que você escolheu. Se leu, então explique-os agora.

1. Se erra, quando improvisamos o que é improvisável. O mensageiro deve chegar na Igreja com a mensagem pronta e não querer fazer sua mensagem na hora do culto. Todo mundo nota quando você chega sem mensagem.

2. Se erra ao se fazer uma colagem. Se emprestando os termos da Tecnologia, é o famoso copia e cola. O pregador que vai sem mensagem e se aproveita da mensagem dos outros, para fazer a sua. Parece até bom, mas só denota falta de preparo. Ela pega uma falade um, e de outro e faz a sua mensagem, que vai sair uma bagunça.

3. Se erra quando se cita muitos versículos. O problema não é a quantidade de versículos, mas a contextualização dos versículos e a interpretação deles. Se você citou o versículo, você tem que explicá-lo. E Explicar um versículo não é o mesmo que ler o versículo.

4. A pregação pode ser comparada a uma redação. Tem que ter coerência, começo, meio e fim. Tudo o que se escreve numa redação deve obedecer ao tema proposto. Não cabe numa redação assuntos que não estão relacionados. Não cabe numa pregação versículos que não tenham a ver com o assunto.

5. Pregar não é o mesmo que ficar citando versículos. Pregar é interpretar o texto.

6. Se erra feio, quando se substitui a Bíblia por outra coisa, na hora da pregação, como cantar, dar testemunhos da vida, dançar, ou dar avisos, ou ficar combinando a proxima festividade.

7. Se erra quando se omite a mensagem bíblica. O texto fala por si. Não é preciso inventar, fale o que o texto está falando.

8. Se erra quando você pensa que a mensagem é sua. Devemos pregar de forma que outros possam entender e replicar no futuro a nossa mensagem. Tem gente que acha que Deus deu a mensagem dele, só pra ele e faz de tal forma ruim, que não da para repassar a mensagem. Por ex. Um monte de versículos sem coerência.

9. Se erra, quando levamos a mensagem certa, no culto errado. Numa Igreja não teológica, você prega palavras para novos-convertidos. Numa Congresso de Pastores ai sim, você solta o verbo e mostra o que sabe. Será muito mais aproveitável, numa Igreja de palavra fraca, você se fazer de fraco e trazer uma palavra básica.

A PÁSCOA

A PÁSCOA O MAIOR EVENTO DA IGREJA

O mundo comemora a Páscoa, como tempo de dar ovos de chocolate, ou presentes. Mas para a Igreja, a Páscoa é a maior festividade da Igreja, com entranhamentos eternos. A Páscoa está em toda a Bíblia e principalmente em momentos chaves.

1- A PRIMEIRA PÁSCOA, ANTIGO TESTAMENTO (EX 12) –SIGNIFICA LIBERTAÇÃO DA ESCRAVIDÃO DO PECADO.

ALGUMAS LIÇÕES DA PÁSCOA EM ÊXODO 12:1-51

1. Páscoa – Havia a necessidade de um ato profético, para sair do Egito e entrar na Terra Prometida, ou sair da velha vida e entrar num outro nível espiritual. A Páscoa é esse ato profético.

2. Primeiro dia do ano – Deus está mudando as estações, o calendário

3. Um cordeiro para cada casa. Se um cordeiro for muito para uma família pequena, deve dividi-lo. Isso nos fala de repartir.

4. Macho de um ano, sem defeito.

5. Pintem os batentes das portas com o sangue do cordeiro

6. Comerão a carne assada no fogo. Nos fala de aflição. Com ervas amargas, lembrança de dias ruins; e pão sem fermento, o fermento lembra o pecado.

7. Comam vestidos, como se fossem viajar. Comam com pressa.

8. “Passarei sobre” (significado de Páscoa) a casa que tiver o sangue do cordeiro. A minha ira não será derramada na casa que tiver o sangue.

9. Memorial perpetuo, festa ao Senhor – lembrem-se sempre da libertação do Egito (da carne, do mundo, do pecado).

10. Durante sete dias vão comer pão sem fermento, significa que vão se consagrar, santificar.

11. E à meia-noite o Anjo-Destruidor (Satanas), passou matando os primogênitos de todas as famílias egípcias. Houve chor e dor em todas as casas egípcias.

12. Eles pediram objetos de prata e ouro, que os egípcios lhes deram para que fossem embora. Esse dinheiro era o pagamento de todos os anos que serviram como escravos.

13. Quando se completou 430 anos, o Senhor tirou os israelitas do Egito. O dia da nossa vitória já está decretado. Deus sabe quando será.

14. Nesse dia de Páscoa, Deus exigiu uma vigília para todo o povo.

2- JOSUÉ E A PRIMEIRA PÁSCOA NA TERRA PROMETIDA

A Bíblia é um livro de progressão. Devemos ler os seus textos, desde o começo, observando que na história, sempre haverá uma releitura do assunto. A Páscoa da saída do Egito é diferente da Páscoa para entrar na Terra Prometida. Assim como cada Páscoa no Ministério de Jesus nos trará novas perspectivas e visões.

1- A PREPARAÇÃO PARA A VITÓRIA (Josué 5.1-15)

a. A CIRCUNCISÃO - Os homens israelitas tinham um problema genético e necessitavam da circuncisão, que é um pequeno corte no corpo. Era uma questão de saúde. A circuncisão fala de derramamento de sangue. Os filhos dos que foram libertos do Egito, nascidos no deserto, não eram circuncidados. No inicio do cap. 5 foi feito isso. A circuncisão tem o significado de morte de si mesmo, para viver para Deus. Na Bíblia a circuncisão assume um papel teológico.

b. O TESTEMUNHO DO SANGUE – A Páscoa fala do inocente morto no lugar do pecador.

c. A PÁSCOA NA TERRA PROMETIDA (5.10-15) – Maná significa a palavra de Deus. Aquele Maná do deserto acabou e nunca mais iria voltar, mas o comer espigas novas indica que Deus iria mandar outro tipo de palavra, muito melhor, pois agora estavam na Terra Prometida. Essa seção indica O Novo Testamento.

d. SUBMISSÃO A CRISTO – Cristo apareceu a Josué e lhe mandou tirar as sandálias dos pés, pois o lugar ficou santo pela presença de Cristo - isso indica submissão e obediência.

2- A BATALHA CONTRA JERICÓ

Ordens para a preparação do povo vieram no cap. 5 de Josué.

Agora no cap. 6 eles iriam batalhar contra um inimigo intransponível: A cidade de Jericó, que tinha um muro famoso e intransponível. Cristo revelou que todos os israelitas, homens, mulheres e crianças, soldados ou mães, jovens e crianças deveriam todos, com os sacerdotes á frente, rodear toda a cidade de Jericó uma vez por dia, durante seis dias. No sétimo dia iriam rodear a cidade sete vezes e na ultima vez, quando acabasse deveriam fazer muito barulho. Quando assim o fizeram uma parte do muro caiu e os soldados israelitas entraram por ali e conquistaram a cidade.

3- A PRIMEIRA PÁSCOA DO MINISTÉRIO DE JESUS, OU A SANTIFICAÇÃO DO TEMPLO (JOÃO 2.13) – PÁSCOA NOS LEMBRA A NOSSA SANTIFICAÇÃO

O Evangelho de João concentra-se em expor as deficiências do judaísmo. O memorial sagrado da libertação da escravidão no Egito estava sendo menosprezado.

JESUS PASSOU DE ADORADOR A REFORMADOR (João 2.14-16) O Sinédrio permitia e provavelmente controlava, para seus próprios interesses financeiros, um comércio de animais para o sacrifício e o câmbio (troca de moedas). O que começou bom e pratico, com o tempo fez do pátio do Templo um grande mercado financeiro, sem espiritualidade alguma. Provavelmente as pessoas vinham com seus animais que eram tachados como impróprios, onde achavam algum defeito e o compravam por um preço baixo. Dando uma volta com o animal, pelos fundos, era provável até que revendessem o mesmo animal, por um preço maior, para quem o vendeu.

O pregador deve se ver como um reformador. Cada pregação deve reordenar o Evangelho que está sendo pregado. Devemos ser exemplos de pregação a outros, em excelência. Por isso devemos estudar e nunca parar de estudar a Palavra e trazer o melhor possível o ensino aos irmãos. Por isso não cabe qualquer palavra no púlpito. Uma pregação sem conteúdo é uma pregação perdida.

Era o inicio do ministério de Jesus e o primeiro grande ato publico foi purificar o Templo. Um fato que passa desapercebido por muitos é a expulsão dos animais do Templo, significando que em breve o sacrifício seria ultrapassado e desnecessário, pois o verdadeiro Cordeiro de Deus estava ali, na frente deles, para fazer o único e ultimo sacrifício a Deus pelos homens pecadores, num ato substitutivo.

4- A SEGUNDA PÁSCOA NO MINISTÉRIO DE JESUS (JOÃO 6) - A MULTIPLICAÇÃO DOS PÃES – QUE SIGNIFICA QUE PÁSCOA É FESTIVIDADE DE PROSPERIDADE

Essa é uma Páscoa deslocada, aparentemente tirada de seu contexto. De todas as Páscoas, essa pode ser a mais estranha delas. João 6 nos fala sobre a partilha dos pães no deserto. É a cena que a tradição das Igrejas costumou chamar de “milagre da multiplicação dos pães”, linguagem que o evangelho não usa. Nem chama de milagre. É um sinal que Jesus faz (ver v. 14). E menos ainda fala em multiplicação. O único verbo usado ali para a ação de Jesus é que ele “tomou os pães, deu graças e os repartiu” (v.11).

João faz questão de mostrar que quando todos os judeus subiam a Jerusalém para celebrar a Páscoa, Jesus vai para o deserto acompanhado duma multidão e ali a Páscoa dele consiste em “repartir o pão como sinal do que ele queria para o mundo todo”.

Jesus nos relembra a ideia de que um cordeiro, se fosse muito para uma família pequena, deveria ser repartido com outra família faminta. Os nossos irmãos católicos chamam isso de “Partilha do Pão”, que é um termo bem bonito e significativo. Cristo nos lembra que Páscoa é tempo de dividir e ajudar o próximo. Páscoa é todo dia, enquanto houver um faminto na Terra.

5- A TERCEIRA E ULTIMA PÁSCOA DE JESUS - Mat. 26:17; Mar. 14:14; Luc. 22:11; João 13:1.

LAVA-PÉS – O significado de Jesus ter lavado os pés dos discípulos ele mesmo nos diz. Eles estavam limpos, santos, mas o contato com o pó do mundo tirava essa santidade, quanto mais andavam no mundo. Devemos nos santificar constantemente, sempre, sem esmorecer.

Paulo em 1 Coríntios 11:23,24, nos mostra que Jesus instituiu a Ceia, que é oriunda da Páscoa. Jesus deu um salto na Páscoa, elevando-a a outro nível. A nossa Páscoa, da Igreja, é a Ceia. O pão é servido primeiro, significando a encarnação de Cristo; o vinho por ultimo, significando sua morte. A Ceia ainda significa que a Velha Aliança acabou e a Nova Aliança chegou. Se existe um local para dizer que acabou o Velho Testamento, é aqui, na ultima Ceia de Cristo.

A Páscoa durava oito dias. O dia da Páscoa e os sete dias comendo pães asmos. Na sexta feira Jesus morreu na Cruz e ressuscitou no domingo. Páscoa fala de morte e ressurreição. A morte de Jesus é a substituição do homem pecador morrendo na Cruz. A ressurreição nos fala do nascimento de um novo homem, uma nova raça, santa e pura. Esse novo homem não é o Adão de antes do pecado, é o novo Adão em Cristo, depois da Cruz. Adão não sabia o que era o pecado, quando pecou, mas nós sabemos o que é viver uma vida na presença de Deus, depois do pecado. O Adão do Jardim não tinha consciência do que fazia, mas nós somos cristãos conscientes da nossa fé. Nós sabemos exatamente do horror do pecado que foi depositado na Cruz de Cristo. Jesus morreu em nós, carregando o nosso pecado, na Cruz, e nós ressuscitamos com Ele, na nova vida em Cristo. Somos novas criaturas pela fé.

A Páscoa elevou o homem de escravo do pecado a ser um novo homem, uma nova raça, um novo povo, um novo ser-humano, pelo Novo Nascimento.

CONCLUSÃO

A Páscoa nos ensina sobre libertação do pecado, partilha do pão, santidade, purificação, reordenamento da nossa fé, e Nova Aliança, Nova Vida em Cristo, Novo Nascimento.

Amém

Fique na paz

BIBLIOGRAFIA

Comentário Moody Antigo e Novo Testamentos

https://ceseep.org.br/mas-uma-pascoa-deslocada/

Internet

Bíblia NVI

P.S. Ensinar é fazer uma pregação com interação dos alunos, com perguntas e respostas e opiniões.

pslarios
Enviado por pslarios em 30/11/2020
Código do texto: T7124067
Classificação de conteúdo: seguro