O Poder Transformador do Evangelho. (Parte 3).

Dando sequência ao estudo que iniciamos dos versículos oito ao onze da segunda carta a Timóteo capítulo um. Como foi dito estes versículos nos traz oito itens a ser estudado, nós já estudamos seis destes, e desta feita estudaremos mais um destes itens.

O evangelho de Jesus Cristo é o evangelho do serviço, e da viva transformação do ser. Este é o evangelho que Paulo ensinava e ao fazê-lo ele tornava-se um arauto, um apóstolo e um mestre na fé. A ação do evangelho em Paulo fazia brotar nele um sentimento que o impulsionava a seguir em frente, mesmo que isso lhe custasse o conforto da obscura reatividade de uma vida. Ele poderia pensar agora minha alma está salva posso sentar-me e descansar, mas isso não acontecia com ele. Pois ele tinha o caro conhecimento de que a luz brilha na proatividade do sentir, e na busca da transformação interna. Era um evangelho que punha sobre ele a iniludível tarefa de empenhar-se no serviço de Deus e a serviço de seus semelhantes. Quando ele afirma: para o qual eu fui designado pregador, apóstolo e mestre. (2Tm 1:11). Ele deixa impresso estes três vivos deveres.

1 – Fazia dele um arauto. Em outros estudos nós já estudamos sobre a palavra grega kerux. E entendemos que Kerux (κηρυξ), entre seus significados o principal aponta para o dever Cristão. O kerux era um arauto que levava uma mensagem do rei. Era o emissário que levava as mensagens ou pedidos de trégua e paz entre dois exércitos em conflito. Era o cidadão que o mercador contratava para anunciar as mercadorias e convidar as pessoas a aproximar-se e comprar. De modo que o cristão deve ser uma pessoa que leva a mensagem a seus semelhantes; deve ser a pessoa que entrega a mensagem que conduz as pessoas à trégua e à paz com Deus, e com os seus; deve chamar seus semelhantes para que aceitem a rica oferta de amor, e deixe de lado a reatividade que obscurece o ser para a viva transformação que aviva a luz do ser.

2 – Convertia-o num apóstolo. A palavra apóstolo tem o seguinte significado: αποστολος apóstolos; um delegado, mensageiro, alguém enviado com ordens. Sendo assim um apóstolo, é literalmente alguém que é enviado. Esta palavra pode também significar enviado ou embaixador. O apóstolo não falava por si mesmo, mas sim por aquele que o enviara. O apóstolo não vinha por autoridade própria; ele trazia a autoridade daquele que o enviava. O cristão é um enviado, um embaixador de Cristo, que deve falar por Cristo, e representá-lo perante as pessoas. Todos os seus dons vêm de quem, enviou e toda a palavra proferida deve ser de acordo com o mandado de quem o envia. Sendo assim, todo Cristão ensina o que Cristo ensinou, profetiza o que Cristo já profetizou e tem como dever praticar a proatividade da misericórdia e o amor a tudo e a todos. E deixar de lado a reatividade do seu ego.

3 – Fazia dele um mestre. Num verdadeiro sentido da tarefa do ensino Cristão, e aqui entendemos que da Igreja a mais importante de todas as tarefas é o ensino continuado. Certamente a tarefa de um mestre é muito mais dura que a de um evangelista. A tarefa do evangelista é chamar os homens, confrontá-los com a mensagem do amor de Deus. O homem pode responder a esse mandato num momento de emoção viva, num momento em que suas defesas se viram demolidas. Mas fica pela frente um longo caminho que é o de aprender o significado da conversão; a disciplina da vida cristã. Plantou-se a semente; mas deve chegar ainda o longo e lento processo de crescimento.

Puseram-se os alicerces, mas ainda está por se construir o edifício da vida cristã.

E o ensino no discipulado tem o dever de manter acesa a chama que foi acesa no ato da evangelização. É dever do mestre dar continuidade ao entendimento Cristão através do brilho firme do ensino Cristão. Pode ser que haja aqueles que se afastam da Igreja, logo depois de sua primeira decisão, pela simples, mas fundamental razão de que não foram discipulados e não foram instruídos na verdade transformadora, e no significado da fé cristã. E aqui entendemos a tríplice função da igreja e de todo aquele que adentra o caminho do servir em Cristo; Arauto, embaixador, mestre: esta é a tríplice função do Cristão que serve a seu Senhor Jesus Cristo e a sua Igreja.

Que a transformadora proatividade do amor de Cristo Jesus seja sempre o árbitro de nossos corações.

(Molivars).

Molivars
Enviado por Molivars em 04/01/2021
Código do texto: T7151453
Classificação de conteúdo: seguro