O bom pastor sob a visão de Cristo Jesus.

Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a vida pelas ovelhas. O mercenário, que não é pastor, a quem não pertencem as ovelhas, vê vir o lobo, abandona as ovelhas e foge; então, o lobo as arrebata e dispersa. (João 10:11-12). Estes versículos fazem parte da exortação que Jesus faz, ela tem início no versículo um e se estende até o vinte do presente capítulo. Somente a leitura destes versículos deveria causar um sobressalto na alma de muitos ortodoxos de nossa época.

Lembrando que a vida citada aqui não é, (βιος), bios; não é, (ζωη zoe); mas sim é a vida (ψυχη psuche). Ou seja, o ego e as baixas emoções.

Esta passagem estabelece o contraste entre o bom pastor e o mau pastor, o pastor leal e o pastor desleal. Para entendermos o contexto em qual foi dito o que segue, na Palestina, o pastor era o único responsável pelas ovelhas. Se acontecesse algo com ela, mesmo que esta tivesse culpa este tinha que a socorrer. Como podemos ver: Assim diz o SENHOR: Como o pastor livra da boca do leão as duas pernas ou um pedacinho da orelha, assim serão salvos os filhos de Israel que habitam em Samaria com apenas o canto da cama e parte do leito. (Amós 3:12).

E isto era necessário para demonstrar que o pastor havia feito de tudo para salvá-la. Pois bem sabemos que se mostra deveras difícil e perigoso aproximar-se de uma fera quando está de posse de sua presa. Davi relata a Saul que quando cuidava das ovelhas de seu pai lutava contra o leão e o urso (1Samuel 17:34-36). Isaías fala do grupo de pastores que foram chamados para lutar contra o leão (Isaías 31:4).

Para o pastor, o mais natural do mundo era arriscar sua vida por seu rebanho. E mais às vezes o pastor tinha que ir além de arriscar sua vida pelas ovelhas, devia entregar sua vida por elas. Isto acontecia em particular quando os ladrões e os salteadores se aproximavam para atacar o rebanho. Mas hoje muitos de nós ameaçam as ovelhas rebeldes, usam as ovelhas feridas e desprezam as ovelha magras, pior as deixam morrer sozinhas.

Mas isto fica para o próximo estudo onde estudaremos sobre os pastores desleais. Segue um poema que ilustra a atitude de um real líder, mestre ou pastor segundo a unção do Espírito e Cristo Jesus.

O bom pastor.

Existe um conto de um tempo antigo,

Que um pastor ao notar a falta de um borrego.

Deixou os outros num protegido abrigo.

E pôs-se a procura do perdido sem temer o pego.

E depois de uma longa e cansativa procura,

Ele encontra a ovelha sem forças, combalida.

E a pôs sobre os ombros e a tratou com ternura.

Limpou seu corpo e curou a sua ferida.

Este pastor era Moisés que de Deus foi amigo.

Pois cumpriu com honradez o seu emprego.

E recebeu a incumbência de guiar o povo condigo.

Tempo depois Jesus afirma que, o que configura

O bom pastor é a capacidade de ofertar as ovelhas, sua vida.

E das duras investidas da lida confortá-las e levá-las a cura.

(Molivars).

Jamais algum líder, mestre, ou pastores devem usar a ignóbil frase: “Aí daquele que se levantar contra um ungido do Senhor”, pois nas várias vezes que está frase foi pronunciada se tratava de um rei ou uma liderança que tentava contra a vida de um mensageiro de Deus. Mas se o seu coração estiver puro, e o Espírito lhe mostrar a viva certeza que seus feitos coadunam com os ensinamentos de Cristo, faça como Paulo o fez: Sendo assim, suplico-vos que sejam meus imitadores. (1Co 4:16).

Que cada um de nós avalie a si mesmo tendo como árbitro o amor de Cristo Jesus. Que a paz advinda do Espírito Santo (ειρηνη eirene), habite em nossos corações.

(Molivars).

Molivars
Enviado por Molivars em 17/01/2021
Código do texto: T7161560
Classificação de conteúdo: seguro