PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA
(Mc 2,18-22)(18/01/21)
.
Caríssimos, meditemos com atenção o mistério da nossa redenção narrado na primeira leitura: "Cristo, nos dias de sua vida terrestre, dirigiu preces e súplicas, com forte clamor e lágrimas, àquele que era capaz de salva-lo da morte. E foi atendido, por causa de sua entrega a Deus. Mesmo sendo Filho, aprendeu o que significa a obediência a Deus por aquilo que ele sofreu. Mas, na consumação de sua vida, tornou-se causa de salvação eterna para todos os que lhe obedecem."
.
De fato, Deus é Onipotente, isto é, tem todo poder sobre o céu e sobre a terra, e por isso, poderia salvar-nos sem a reparação do pecado que nossos primeiros pais cometeram no início da criação; mas, como o pecado é a separação entre o homem e Deus, precisou ser reparado pela misericórdia do Seu Filho amado, nosso Senhor Jesus Cristo, que oferecendo-se em Sacrifício cruento redimiu toda a criação trazendo de volta os homens à amizade com Deus, pelo perdão dos pecados.
.
São Paulo discorrendo sobre o sacrifício do Senhor, escreveu: "Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos muito amados. Progredi na caridade, segundo o exemplo de Cristo, que nos amou e por nós se entregou a Deus como oferenda e sacrifício de agradável odor." (Ef 5,1-2). Bem como vimos acima: "Mas, na consumação de sua vida, tornou-se causa de salvação eterna para todos os que lhe obedecem."
.
Desse modo, caríssimos, "Jesus mostra a maneira admirável como nos remiu e desposou, pois, assim como a humanidade foi perdida e estragada por Adão por meio da árvore vedada no Paraíso, assim na árvore da cruz foi remida e reparada; Ele estendeu-lhe a mão do seu favor e da sua misericórdia por meio da sua Paixão e morte, suspendendo a hostilidade que havia entre o homem e Deus desde o pecado original." (são João da Cruz).
.
Oremos: Senhor nosso Deus, que nos destes em Cristo Jesus o perdão dos pecados e a redenção eterna pelo seu sangue derramado, da-nos, ó Pai, a graça da fidelidade e da perseverança final, bem como Ele nos ensinou: "Pois aquele que perseverar até o fim será salvo."
.
Paz e Bem!
.
Frei Fernando Maria OFMConv.