PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Jo 15,9-17)(14/05/21)
 
Caríssimos, a vida é feita de escolhas e decisões a partir das virtudes que cultivamos em nossas almas levando-se em conta os critérios de justiça e equidade para que sempre seja de acordo com a vontade de Deus. E foi exatamente isto que fizeram os Apóstolos ao escolher Matias para preencher a vaga deixada por Judas no Conselho Apostólico.
 
Com efeito, esse procedimento seu deu tendo Pedro a frente coordenando a comunidade no discernimento para tal escolha, porém, sempre em oração; e os critérios usados foram, as Sagradas Escrituras, o tempo vivido no seguimento do Senhor, o testemunho da sua ressurreição e a reputação do mesmo junto à comunidade, desse modo o processo se mostrou justo e confiável.
 
No Evangelho de hoje o Senhor Jesus usa os critérios do amor e da autoridade divina que recebeu do Pai, tendo como fundamento a obediência incondicional, como veremos a seguir: "Como meu Pai me amou, assim também eu vos amei. Permanecei no meu amor. Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor, assim como eu guardei os mandamentos do meu Pai e permaneço no seu amor."
 
De fato, o Senhor Jesus os trata não como empregados, mas sim como amigos: "E eu vos disse isto, para que a minha alegria esteja em vós e a vossa alegria seja plena. Este é o meu mandamento: amai-vos uns aos outros, assim como eu vos amei. Ninguém tem amor maior do que aquele que dá sua vida pelos amigos. Vós sois meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando."
 
Portanto, caríssimos, no nosso dia a dia, quais critérios usamos em nossas escolhas e decisões? De fato, essa pergunta é fundamental, pois como discípulos do Senhor Jesus, temos a Ele sempre conosco, por isso, peçamos a graça do perfeito discernimento para não caírmos nas ciladas do inimigo de nossas almas, que com suas tentações só visa a nossa ruína.
 
Destarte, não podemos esquecer que o amor do Senhor por nós, o nosso amor incondicional por Ele e o desejo da salvação de todos, são os únicos critérios verdadeiramente confiáveis para que as nossas escolhas e decisões sejam sempre de acordo com a vontade de Deus, nosso Pai.
 
Paz e Bem!
 
Frei Fernando Maria OFMConv.