COMO LER E PREGAR O SALMOS 4

PREGANDO O TEXTO TODO

As palavras hermenêutica e exegese têm praticamente a mesma definição, mas os conceitos são diferentes. A pregação bíblica, ou hermenêutica, tem por finalidade estudar não apenas o texto, mas o livro todo, a Bíblia toda. Por outro lado a exegese estuda o texto, as palavras, a construção gramatical. As duas são importantes. Enquanto a exegese pode ser o trabalho de um homem, dentro do seu escritório, com seus livros abertos, a pregação bíblica ou hermenêutica, é mais parecida com um astronauta, num satélite ao redor da Terra observando o planeta inteiro.

Quase todos os pregadores ficam tentado a pregarem apenas um versículo do Salmos 4, o ultimo (8) que fala que Davi se deitou em paz e logo dormiu. “Em paz me deito e logo adormeço.” Creio eu que é interessante pregar assim, apenas após ter ensinado todo o texto.

Creio haver uma defasagem bastante grande no púlpito a respeito da pregação bíblica mais abrangente. Falta hermenêutica e temos um excesso de exegese, ou tentativa dela. Tentar expor apenas um versículo, ou poucos, ao seu publico, sem explicar os demais, acaba fazendo com que seu publico se alimente apenas com um tipo de alimento, mas não o cardápio todo.

O pregador tem que ter em mente que ao ser impactado por um versículo ou conjunto deles, uma outra pregação vem antes daquela, que é a interpretação do todo, ou antes da pregação exegética, particularizada de um texto, vem antes a pregação bíblica, hermenêutica, do capítulo, do livro ou até uma explicação sobre toda a Bíblia.

Nosso púlpitos estão entregando um produto pela metade. Sinto dizer que é por ignorância mesmo, falta de conhecer o texto bíblico, a Bíblia. Um pregador com muitos anos de igreja, que nunca leu a Bíblia inteira está defasado. Existem lacunas que ele nunca vai abranger, por falta de conhecer. Muitos pregadores não conhecem suas Bíblias. E os nossos seminários não ajudam muito, pois não conseguem entregar um resumo dos assuntos bíblicos, pelo menos os mais abrangentes, em poucas frases.

Por exemplo: O MINISTÉRIO DA TRINDADE, se podemos chamar assim, seria o ministério de Deus no Antigo Testamento, o de Cristo nos Evangelhos e o do Espírito Santo no Novo Testamento.

O MINISTÉRIO DE DEUS NO AT - Assim que o pecado entrou no mundo em Gênesis 3, na mesma hora que ocorria o julgamento do homem, da mulher e da serpente, Deus profetizou, revelou, que da mulher viria o Filho que pisaria na cabeça da serpente, destruindo assim de vez o mal, o pecado, o Diabo. O ministério de Deus no Antigo Testamento é Deus fazer com que uma nação escolhida e gerasse esse Filho. Para isso Deus deu Leis e um Ministério Sacerdotal, para que Israel tivesse o mínimo de santidade para Cristo poder vir à Terra.

O MINISTÉRIO DE JESUS – A melhor explicação sobre Jesus vir ao nosso planeta é que ele serve côo exemplo de um homem no Espírito. Nascendo como um homem, como nós, ele nos mostrou que podemos ser cheios do Espírito, direcionados pelo Espírito e viver em santidade a todo o tempo. Assim como nós ele foi obediente para esperar o Espírito revelar em oração cada passo do seu ministério. Jesus é um exemplo de uma pessoa cheia do Espírito.

O MINISTÉRIO DO ESPÍRITO SANTO – Através do Espírito Santo temos as primícias do Reino de Deus. Na vinda do Espírito Santo ele deu dons de poder aos homens, assim como dons de ministério. Ele é o grande organizador da igreja e vela por ela, conjuntamente com os outros componentes da Trindade. O Espírito Santo é quem trabalha a nossa transformação de velho homem carnal em nova criatura, ou nova criação, um novo homem. O Espírito Santo é claramente escatológico, é ele quem vai passar pela igreja pelas eras, pela Tribulação e entregá-la a Cristo na sua Segunda Vinda, no final da Tribulação.

Mas se os seminários não conseguem entregar o melhor da Teologia, como podemos ter o melhor da Teologia? Lendo livros de Teologia, estudando.

Eu não tenho um diploma de Teologia. O irmão Sergio que hoje é pastor Batista, trabalha comigo e há uns vinte e poucos anos atrás ele fez quatro anos de Teologia. Eu pedi a ele a lista de todos os livros que ele iria estudar. Eu baixei todos os livros da Internet e li e estudei sozinho quase todos. Alguns não falavam da Bíblia, como o estudo da filosofia clássica. Por definição a Teologia que é o estudo de Deus, do Criador do Universo é muito superior às interpretações de mundo elaboradas por homens pequenos, caídos da graça, pecadores. Nunca parei de ler livros de Teologia. Outro ponto importante, pois muitas pessoas estudam Teologia e a largam imediatamente após acabar as aulas. O seminário deveria ser visto como uma introdução ao estudo da Teologia, que deve ser, na sua maioria do tempo, uma obra meio que autodidata.

UM SALMOS EM TEMOS DE ANGÚSTIA

O teólogo Daniel Conegero enxerga quatro divisões nesse Salmos 4:

1. A ORAÇÃO DO SALMISTA PEDINDO PELO AUXÍLIO DIVINO (SALMO 4:1).

“1 Responde-me quando clamo, ó Deus que me fazes justiça! Dá-me alívio da minha angústia; tem misericórdia de mim e ouve a minha oração.”

O Salmos 4 de Davi deve ser visto como um extensão do Salmos 3 de Davi. Os dois tem muitos pontos em comum. A Teologia diz que o Salmos 3 foi escrito na época que Davi fugia do seu filho Absalão que queria ser rei no lugar dele. Então o Salmos 4 deve ser lido nessa perspectiva também.

Davi não está orando, ele está clamando. Orar é algo mais calmo, mais ordenado. É mais como pegar um caderno de oração e colocar nele aquilo que você quer que Deus faça. Tem o primeiro ponto o segundo e assim por diante. É uma coisa mais bonitinha, mais arrumadinha. Clamar é orar aos gritos, aflito, com angustia no coração. Clamar é desordenado, é meio louco. A pessoa chora e canta na mesma hora. Ele grita o que dói. Clamar não é nada ordenado. Clamar é orar bagunçado, alto, gritando.

Davi clamava, com o desejo de ser respondido. Quem ora quer respostas, quem clama precisa dessas respostas imediatamente. O seu clamor era por justiça. Faze-me justiça. Me dá alivio da minha angustia. A palavra angustia dá a impressão de uma Tribulação escatológica pessoal. A Tribulação do final dos tempos será tempo de angustia, ou será tempo em que toda a Terra com todo ser vivo vai ser passado pelo fogo da aflição. O fogo, por exemplo, consegue tirar as impurezas dos metais ao serem derretidos. Angustia é fogo, é Tribulação pessoal escatológica, é uma aflição para retirar as impurezas.

Faze-me justiça quer dizer que alguém estava fazendo injustiça com ele. Davi estava passando por um período que estavam agindo errado contra ele. A bíblia ensina e nós deveríamos compreender que quando fazemos justiça com as nossas mãos isso se parece mais com vingança. Justo é Deus, nós não somos justos. Nós não sabemos como fazer algo realmente equitativo, e bom para ambos os oponentes. A justiça de Deus é justiça de Graça. Ele julga retamente com vistas a salva r a todos. Deus não se agrada em matar o pecador, mas em ajudá-lo, abençoá-lo. E lembra que benção significa que estarmos debaixo da mão de Deus, ou guardados por Deus, sempre. Benção é o principio ativo do Reino (leia o Salmos 3 que escrevi). Tudo o que fazemos no Reino de Deus gera vida e tudo no Reino das Trevas gera morte.

A misericórdia é melhor compreendida mais facilmente ao pensarmos que um homem (nós) foi pego em flagrante delito. O delito é o pecado. Preso em flagrante, ele é julgado culpado e a sua pena é a morte. Mas alguém resolve morrer no lugar dele. Jesus morreu no nosso lugar. E se alguém pagou o preço por aquele delito, o homem não tem mais delito. Misericórdia é o ato de Deus, que o homem sem ter defesa, Deus conseguiu ser a defesa dele. Misericórdia é agir de boa fé, de boa vontade com aquela pessoa.

Responde o meu clamor, ouve a minha oração, é praticamente uma repetição do mesmo assunto. Davi precisava de uma resposta positiva da parte de Deus. Assim como nós e nossas orações e nossos clamores. Nós precisamos de ser ouvidos afirmativamente. E é importante dizer que quando ouvidos por Deus, significa o mesmo que Ele vai fazer alguma coisa a respeito do que oramos.

2. A DENÚNCIA CONTRA OS OPOSITORES (SALMO 4:2,3).

“2 Até quando vocês, ó poderosos, ultrajarão a minha honra? Até quando estarão amando ilusões e buscando mentiras? 3 Saibam que o Senhor escolheu o piedoso; o Senhor ouvirá quando eu o invocar.”

O Novo Testamento nos ensina que não devemos orar para a destruição dos nossos inimigos, mas é claro que tem gente que não gosta de nós justamente por que somos cristãos. Na verdade eles nos perseguem, pois não conseguem perseguir Deus. Não devemos orar pelos inimigos com raiva, com ódio no coração, mas podemos sim orar por eles. Podemos dizer a Deus que os nossos inimigos estão nos perseguindo e o que eles estão fazendo conosco. Podemos pedir para que o inimigo vá embora. Podemos orar para a doença sair, para o desemprego virar emprego, para o tempo de angustia virar tempo de sorrisos e alegria.

Os argumentos de Davi são os nossos argumentos. Sua oração era estruturada. Até quando vão querer tirar a minha honra? Vocês amam ilusão e buscam mentiras, mas saibam que o Senhor escolheu o piedoso (religioso cristão). O Senhor me ouve quando oro à Ele.

Essa ultima frase deveria colocar muito medo naqueles que perseguem o crente. O Deus cristão, e ai lembra de tantos milagres, defende o crente. O Deus cristão zela, olha, observa, ajuda o seu povo. Sua mão sempre está estendida para quem o busca, até nos piores momentos. Falar que o Senhor me ouve quando o invoco é uma séria advertência ao perseguidor do crente.

3. A CONCLAMAÇÃO POR UMA VIDA RETA E PIEDOSA DIANTE DE DEUS (SALMO 4:4,5).

“4 Quando vocês ficarem irados, não pequem; ao deitar-se, reflitam nisso e aquietem-se.

5 Ofereçam sacrifícios como Deus exige e confiem no Senhor.”

Quando ficar irado não peque. No Novo Testamento temos palavras similares. Dá pra ficar irado sem pecar? Dá. É só não agir como o outro está agindo contra você. Posso ficar irado, bravo contra o outro, mas não posso destratá-lo, xingá-lo, acusá-lo mentirosamente. Eu posso ficar irado, muito bravo, fora de mim, mas não posso atacar o outro violentamente. Posso ficar irado, mas de maneira justa, não querendo o mal do outro.

Posso ficar irado, sem pecar e ao me deitar a orientação é refletir sobre o seu dia, o que aconteceu e se você agiu de forma equilibrada, sem atacar, sem violência, justamente o melhor possível, aquiete o seu coração.

Ofereçam os sacrifícios que Deus exige e confie no Senhor. Nós não estamos mais no Velho Testamento, então os sacrifícios oferecidos no Templo não funcionam conosco. Que espécie de sacrifício o cristão do Novo Testamento pode ter em mente? Oração, jejum, congregar, trabalhar na obra, dizimar, ser fiel, ser crente, tomar a Ceia, ajudar o próximo, controlar os impulsos pecadores. Depois de feito tudo isso, confie que em Deus. Façaa sua parte que Deus é fiel para fazer a Dele.

4. O LOUVOR PELO CUIDADO E PROTEÇÃO DO SENHOR (SALMO 4:6-8).

“6 Muitos perguntam: “Quem nos fará desfrutar o bem?” Faze, ó Senhor, resplandecer sobre nós a luz do teu rosto!7 Encheste o meu coração de alegria, alegria maior do que a daqueles que têm fartura de trigo e de vinho.8 Em paz me deito e logo adormeço, pois só tu, Senhor, me fazes viver em segurança.”

No Salmos 3 os adversários do salmista diziam que Deus nunca o salvaria, no sentido de ser inútil servir ao Senhor. No Salmos 4 existe uma fala muito parecida. As pessoas perguntavam com muita falta de fé: Quem nos fará desfrutar o bem?

Muitos duvidavam de Deus. Infelizmente a prova continuada causa uma aflição muito grande de abandono, de desesperança. Alguns crentes Deus prova demais, pois Deus quer coisas grandes deles. Alguns são provados de forma terrível, parecendo até que Deus é o nosso inimigo e não o nosso amigo. O maior adversário de alguns, parece ser o Deus que ele serve. O Diabo é fichinha perto de Deus quando ele nos prova. As duvidas sobem no coração de todos, quando passa por uma prova assim. Agüente a prova, adquira forças que você não tem em oração, na leitura da palavra, no próprio Deus. Jesus foi levado ao deserto por algum motivo. Ele não ficou se lamentando por que Deus o levou ali. Durante os dias que Jesus ficou no deserto ele orou muito e teve muitas revelações de Deus. Jesus saiu do deserto com a palavra do Reino de Deus. Se entramos em prova, ao invés de ficar duvidando de Deus, deveríamos perguntar o que é que Ele está exigindo de nós?

Se até o versículo 6 Davi ora pedindo algo a Deus, no versículo 7 chegou. Seu coração se encheu de alegria mais do que aqueles que tem muita prosperidade. Por causa da resposta de Deus ele pode agora se deitar em paz e logo adormecer. No final ele faz uma constatação: Só tu Senhor, me faz viver em segurança.

O SONO DE DAVI

Nessa época em que estamos vivendo está muito difícil dormir. Quando dormimos a nossa mente que não para nunca, se reorganiza, eliminando o que não interessa e focando no que interessa. Muitas são as vezes que dormimos com um problema e acordamos com a solução. Precisamos dormir, para que a mente faça esse trabalho de eliminar o excedente e focar no que interessa.

Mas o nosso tempo está realmente piorando a olhos vistos. Estamos com um ano e meio de pandemia, uma economia devastada por escolhas ruins, falta alimento no prato, a geladeira de muitos está vazia, o desemprego está em alta, os negócios estão falindo a inadimplência está aumentando, a esperança parece que se foi de vez e sempre os mais pobres são os que sofrem mais, devido mesmo á sua pobreza e falta de recursos.

Davi diz que em meio ao que está lhe acontecendo ele se deita e logo adormece, pois está em segurança em Deus. Ele sabe o Deus que ele segue e como Deus está velando por ele, para abençoá-lo.

O pastor Hernandes Dias Lopes nos lembra o que compete o sono de Davi num vídeo no Youtube, sobre o Salmos 4. Instigado por inimigos de Davi, Absalão seu filho tentou depor Davi do Trono, se declarando rei no seu lugar. As tropas de Absalão quando vieram pegaram Davi de surpresa, fugindo ele, segundo o pastor Hernandes, com o chinelo no pé, sem dar tempo de fazer uma mala adequada, às pressas, com temor da própria vida. Davi disse que deitava e logo dormia, não numa cama macia, com travesseiro de pena de ganso, mas no chão duro de uma caverna escura, no frio, talvez sem uma coberta, uma pedra servindo de travesseiro.

Davi pede justiça pois essa era uma batalha inglória, se morresse perderia, se ganhasse perderia também. Se morresse morreria pela mão do seu filho. Se ganhasse mataria o seu filho. Não restava outra coisa a não ser clamar pedindo justiça a Deus. Orar pedindo que Deus fizesse o melhor visando o bem de ambas as partes, de maneira justa, salvadora, abençoadora. Davi não queria ver o seu filho morto, ele o amava.

Entretanto pode fugir do pregador um dado Teológico importante, a linhagem de Jesus daria continuidade em Salomão. Davi não poderia morrer antes de gerar Salomão. Só Deus sabia disso, naquela época. A batalha revoltosa de Absalão estava fadada á desgraça desde o inicio. Sem o saber Absalão atacava a linhagem de Jesus, o Filho de Deus. Era o próprio Deus inimigo de Absalão.

A Wikipédia resume a mortede Absalão: Embora Davi tenha dado a ordem para que não o matassem, Joabe o transpassou com três dardos, depois dez jovens que levavam as armas de Joabe feriram a Absalão e o matou. Seu corpo foi jogado em uma cova, com um monte de pedras por cima em cerca de 967 a.C.

Pela ordem Absalão o filho mais velho seria rei naturalmente, pela ordem de sucessão. Mas Davi já tinha escolhido Salomão, um dos filhos mais novos. Esse foi também um dos motivos de Absalão se revoltar. Absalão atacava a linhagem de Jesus, pois quando alguém se declava rei, ou invadia o outro reino numa guerra, a família do rei anterior era toda ela morta. Absalão poderia ter matado Salomão e feito não sabemos o quê com a linhagem de Jesus.

Amém.

Fique na paz.

pslarios
Enviado por pslarios em 05/11/2021
Código do texto: T7379062
Classificação de conteúdo: seguro