COMO LER E PREGAR O SALMOS 6

1 SENHOR, não me castigues na tua ira nem me disciplines no teu furor.

2 Misericórdia, SENHOR, pois vou desfalecendo! Cura-me, SENHOR, pois os meus ossos tremem:

3 todo o meu ser estremece. Até quando, SENHOR, até quando?

4 Volta-te, SENHOR, e livra-me; salva-me por causa do teu amor leal.

5 Quem morreu não se lembra de ti. Entre os mortos, quem te louvará?

6 Estou exausto de tanto gemer. De tanto chorar inundo de noite a minha cama; de lágrimas encharco o meu leito.

7 Os meus olhos se consomem de tristeza; fraquejam por causa de todos os meus adversários.

8 Afastem-se de mim todos vocês que praticam o mal, porque o SENHOR ouviu o meu choro.

9 O SENHOR ouviu a minha súplica; o SENHOR aceitou a minha oração.

10 Serão humilhados e aterrorizados todos os meus inimigos; frustrados, recuarão de repente.

Devemos sempre que possível encontrar a solução do texto no próprio texto. Salmos é uma escrita poética, usando das técnicas de poesia. Os salmos eram declamados, que quer dizer falados em voz alta, e cantados como letra de musica. Não dá pra tirar doutrina de Salmos, mas da para tentar compreender os sentimentos e pensamentos do salmista.

“Davi inicia o Salmo 6 derramando sua alma perante o Senhor. Ele admite ser merecedor da repreensão de Deus, mas apela para Sua compaixão. Ele deseja que a disciplina divina seja acompanhada também pela misericórdia divina (Salmo 6:1,2). O salmista diz estar debilitado e com seus ossos abalados. Então ele suplica para que o Senhor o cure (Salmo 6:2). Com base nessa declaração é que alguns comentaristas acreditam que o motivo da aflição do salmista era uma doença grave. Mas também pode ser que essa declaração fosse uma expressão metafórica da profunda aflição que tomava todo o seu ser e, inclusive, lhe debilitava fisicamente.” Estudo bíblico do Salmos 6 – estiloadoracao.com

QUAL É A IDEIA PRINCIPAL DOS VERSÍCULOS?

Lembre-se que não estamos aqui só para explicar o Salmos, mas antes para compreender como o ler melhor pessoalmente, devocionalmente, para o meu crescimento próprio e também como pregar melhor. Uma dica é ler cada versículo até compreender qual é a idéia principal do versículo.

Verso 1 – Não me castigues na tua ira - Algo está acontecendo com Davi, e ele está achando que é Deus o punindo. Davi ora, pedindo que Deus não o castigue na sua ira. Não sabemos o que Davi poderia ter feito de errado, mas sabemos que Deus se ira com o pecado. Poderia ser real, ou algo apenas na cabeça de Davi que o que estava lhe acontecendo era devido a algum pecado.

Precisamos compreender que vivemos num mundo caído, corrompido, estragado e contaminado pelo pecado. Achamos que tudo nos acontece é por nossa causa. Algumas vezes é, mas nem sempre é assim. Um desempregado pode achar que pecou contra Deus e Deus o está punindo com o desemprego, com doenças, ou com a vida que não da muito certo.

Na duvida, mesmo que o que esteja acontecendo não seja diretamente devido ao pecado pessoal, mas talvez o pecado coletivo, ou o pecado no mundo, pedir perdão a Deus, suplicar perdão e buscar santidade sempre é bom. Não me castigues na tua ira, ou me perdoa o meu pecado são aqui similares. Mas de novo: Se algo está acontecendo pode ser devido ao pecado, como pode não ser.

Verso 2 – Misericórdia e Cura – Se Davi estava em pecado, ou se achava que o que lhe acontecia era punição o fez pedir duas coisas: Misericórdia e cura. A idéia de misericórdia é sempre a mesma. A pessoa foi pega em flagrante, sendo levado ao juiz deve receber a pena mais pesada possível. Mas Deus como o nosso juiz nos julga por inteiro. Ele sabe tudo o que aconteceu até chegarmos naquela situação. Deus leva em conta a perseguição, a dor, o stress, o desemprego, a necessidade, tudo o que está envolvido e levou a pessoa até aquele momento. Sabendo de todos os envolvidos e tudo que realmente se passa com aquela pessoa, Deus pode agir com misericórdia. O juiz pode, ao invés de condenar o preso à prisão perpétua ou à morte, libertá-lo, declarando-o livre, sem acusação alguma.

Misericórdia então fala: Não me declare culpado, me liberte e cura fala de ficar livre da doença. Quando pensamos em doença só as pensamos em doença física, no corpo, porém o desemprego, as aflições, as angustias e tantos males psíquicos, são doenças da alma que existem e fazem mal. O desemprego é uma doença social, assim como a fome, a falta de esperança. Podemos pedir cura para situações que alguns de nós nem imaginariam. Pedir a cura para a doença física é pedir que Deus o cure, ou através de médicos e remédios, ou de forma milagrosa. Pedir cura de problemas sociais como desemprego é pedir para Deus dar um emprego, ajudar financeiramente.

Verso 3-7 – Até quando Senhor, até quando? - A nossa grande questão com Deus não é se Deus está nos ouvindo, está, mas quando é que ele vai realizar o que estamos implorando que se faça logo? Davi está achando que está sendo punido de alguma forma por Deus, por algum pecado que cometeu, o que pode ou não ser verdade, mas de qualquer forma ele pede misericórdia e cura para o seu mal que demora a chegar. A suplica de Davi é a nossa: Até quando Senhor vamos orar e a solução não vai chegar. Meus olhos desfalecem, o meu corpo dói, minhas lágrimas já são acostumadas e cansativas. Até quando o Senhor não vai me ouvir, no sentido de me responder?

Nós temos a idéia de pensar que Deus está no controle de tudo, e está mesmo. Sendo essa a solução, esse é também o problema. Deus está no controle da minha vida, que algumas vezes parece que perdeu as rédeas e o meu barco vai afundar de vez. O que significa que é deus quem está no controle e não eu. Eu não estou no controle da situação, eu não estou no controle da minha vida. Nada saiu da direção de Deus, mas Deus tem tempo e nós não. Nossa vida é curta, é como um vento. Tudo para nós tem muita relevância devido ao nosso pouco tempo de vida. Deus está no controle de nossas vidas e pode responder uma oração na terceira ou quarta geração da minha família, no futuro. Mas para quem está pedindo algo agora, ser respondido três ou quatro gerações depois que morreu, é o mesmo que não foi respondido. Deus precisa responder as nossas orações, além de na família, no futuro, mas hoje, agora, aqui. E é isso que o salmista está falando: Até quando vou orar e o Senhor não via me ouvir, não vai me responder, não vai trazer a misericórdia e a cura para esse meu mal que me assola. Até quando vou orar por um emprego que não vem, ou pela cura física, ou por uma casa, ou um maridou ou uma esposa que não vem? Até quando Senhor? Até quando?

Versos 8-10 – O Senhor ouviu o meu choro, o Senhor ouviu a minha suplica, o Senhor aceitou a minha oração. Os meus inimigos, o que me aflige será derrotado – Quem ora deve orar até sentir o Espírito Santo lhe respondendo. Em geral oramos menos do que precisamos para cada oração. Vamos supor que a na oração de hoje precisemos orar 25 minutos, até o Espírito Santo se fazer perceptivel e trazer revelações. São 25 minutos de oração até chegar no Espírito. Depois nele a coisa vai fácil e podemos orar horas. O problema é chegar até ali. São 25 minutos na carne, sem revelação, até chegar no ponto onde o Espírito se apresente. Se nesse exemplo eu precisaria orar 25 minutos até sentir o Espírito, muitos de nós, com 5 ou 10 minutos entregam a oração e nem sabem que ficaram longe da meta mínima para o Espírito se revelar.

A igreja para de orar antes de entrar no Espírito e perde o melhor de Deus. Tendo que orar 2 horas, aquela oração especifica, ora 30 minutos e acha que já está bom e nem arranhou a revelação que o Espírito Santo queria lhe falar. Deus sempre fala em oração, o Espírito do Senhor é Espírito de Revelação (Ensinado por Paulo na oração de Efésios 1), mas nós oramos menos do que o mínimo necessário para ouvirmos a resposta.

A resposta de Deus nem sempre é milagrosa. Muitas vezes é mais como uma orientação do que devemos fazer, ou Deus nos fala para esperar pois Ele ouviu e vai fazer algo a respeito.

Esses dias explicava para a minha filha mais velha, Elizabeth, hoje com 19 anos, que as nossas respostas de oração funcionam mais ou menos como o exemplo bíblico de Isaque, filho de Abraão e Rebeca. Com quarenta anos a mãe de Isaque morreu, o eu o deixou numa profunda depressão. Abraão viu que o jovem não estava conseguindo administrar a situação corretamente e mandou o seu servo ir de encontro a uma esposa para o seu filho, junto à sua família. Ele encontrou Rebeca. Isaque tinha quarenta anos quando Rebeca apareceu na sua vida, mas quantos anos tinha Rebeca? Seguno o costume da época, a moça quando chegasse as primeiras regras, quando ela passava de criança para mulher, ela deveria ser dada em casamento. Quanto anos ela tinha? 12 anos, 15? Supondo que tivesse 5 anos. Ela nasceu então a 15 anos antes dos 40 de Isaque, ou nasceu quando ele tinha 25 anos. Mas a moça só poderia vir até ele quando se transformasse de criança em mulher. Vamos dizer que a benção não estava madura antes disso, para ser dada a quem orava. Não poucas vezes é quando começamos a orar que a benção vai começar a ser gerada e não antes disso. Será que Isaque orou com 25 anos por uma esposa e Deus ouviu. Mas essa moça só apareceu 15 anos depois?

Pregação – Vê, são muitos versículos, com apenas algumas idéias básicas. Nem sempre precisamos pregar versículo a versículo para uma pregação se fazer compreensível. Leia um versículo, ou vários e compreenda qual é o tema chave e pregue ele.

Verso 10 – Recuarão de repente – Essa tradução nos dá um brinde no final do texto. Davi reconheceu ser pecador, pediu misericórdia e cura do seu mal, orou e confiou em Deus, profetizou que seus inimigos seriam todos vencidos e diz que frustrados, eles, os inimigos, irão recuar de repente. A cura quando vier será de repente, será num instante. Podemos orar e confiar em Deus, pois a nossa cura virá e brotará, de repente. A qualquer hora, a qualquer minuto, a sua resposta vai chegar e vai chegar. Alegre-se nisso.

Amém

Fique na paz

pslarios
Enviado por pslarios em 10/11/2021
Código do texto: T7382488
Classificação de conteúdo: seguro