COMO LER E PREGAR O SALMOS 7

A LEITURA DO SALMOS 7 COM MEUS APONTAMENTOS.

Podemos ler e orar os Salmos, ou qualquer parte da Bíblia. Orar a Bíblia é certeza de sermos ouvidos, pois estamos concordando com o que nela está escrito. O nosso devocional, o nosso momento a sós com Deus deve er alguns elementos como uma leitura a mais correta possível, para compreendermos o mais aproximadamente possível o que Deus quer falar conosco e o que Ele quer de nós. A igreja moderna inverteu a ordem, muitos vão à igreja que tem o que ele deseja: fala sobre prosperidade, curas milagrosas, profecias, e uma palavra que não ofende, não aponta o meu pecado. Até parece muito bom tudo isso ai, porém não é essa a igreja elaborada por Cristo. Nós não vamos à igreja por que Deus está ali para nos servir, mas antes para nós servirmos a Deus.

Devemos procurar na Bíblia como servir a Deus e não o contrário. Quando buscarmos o Reino de Deus, Deus próprio se encarregará de nos abençoar. O que queremos ou precisamos virá quando buscarmos fazer a obra o melhor possível. Nós fomos chamados para sermos cristãos para servir e não para sermos servidos, apesar de que quando buscarmos o Reino nada nos faltará. O segredo de prosperidade e vitoria é trabalhar na obra.

Observe que ao ler previamente o texto eu já fui fazendo alguns apontamentos, que vão me servir como pontos a serem falados numa possível pregação. Ninguém é igual. Você vai fazer a sua leitura do texto e vai compreender outras coisas. Pode ter outros apontamentos, outras idéias de pregação, ou de devocional.

SALMOS 7

1 SENHOR, meu Deus, em ti me refugio; (LIVRAMENTO DOS INIMIGOS)

salva-me e livra-me de todos os que me perseguem,

2para que, como leões, não me dilacerem nem me despedacem,

sem que ninguém me livre.

3 SENHOR, meu Deus, se assim procedi, (SE PEQUEI JULGA-ME)

se nas minhas mãos há injustiça,

4se fiz algum mal a um amigo

ou se poupei sem motivo o meu adversário,

5persiga-me o meu inimigo até me alcançar,

no chão me pisoteie e aniquile a minha vida,

lançando a minha honra no pó.Pausa

6Levanta-te, SENHOR, na tua ira; (LEVANTA-TE CONTRA MEUS INIMIGOS, ORDENA A JUSTIÇA)

ergue-te contra o furor dos meus adversários.

Desperta-te, meu Deus! Ordena a justiça!

7Reúnam-se os povos ao teu redor. (DEUS ESTÁ NO CONTROLE DAS NAÇÕES)

Das alturas reina sobre eles.

8O SENHOR é quem julga os povos.

Julga-me, SENHOR, conforme a minha justiça,

conforme a minha integridade.

9Deus justo, que sondas a mente e o coração dos homens,

dá fim à maldade dos ímpios

e ao justo dá segurança.

10O meu escudo está nas mãos de Deus,

que salva o reto de coração.

11Deus é um juiz justo, (JUIZ JUSTO)

um Deus que manifesta cada dia o seu furor.

12Se o homem não se arrepende, (O PECADO GERA SOFRIMENTO E MORTE)

Deus afia a sua espada,

arma o seu arco e o aponta, (DEUS LIBERA DEMONIOS)

13prepara as suas armas mortais

e faz de suas setas flechas flamejantes.

14Quem gera a maldade concebe sofrimento

e dá à luz a desilusão.

15Quem cava um buraco e o aprofunda

cairá nessa armadilha que fez.

16Sua maldade se voltará contra ele;

sua violência cairá sobre a sua própria cabeça.

17Darei graças ao SENHOR por sua justiça; (ORAÇÃO DE AGRADECIMENTO - QUEM É DEUS?)

ao nome do SENHOR Altíssimo cantarei louvores.

COMO LER E PREGAR O SALMOS 7 OU QUALQUER TEXTO DA BÍBLIA?

A primeira coisa é ler o texto de forma a compreender onde estão as divisões. Por ex. temos o esboço de Salmos 7 pelo irmão Diego Nascimento, que achei na internet:

7.1 – 5: Senhor, livra-me!

7.6 – 17: Deus é um juiz justo

7.14 – 17: Quem gera maldade colhe sofrimento

Você vê que o meu esboço é diferente desse, mesmo tendo esse em mente todo o tempo, desde antes de começar a escrever. O seu esboço deve ser o seu esboço e não o de outro.

Eu li certa vez, um pregador ensinado que o pregador deve ser um homem que lê também romance, ficção. O pregador deve ler, a nossa matéria prima é o Livro: a Bíblia. A Bíblia tem regras de leitura, pois é um livro. Devemos começar a ler um livro do inicio e seguir até o fim. Impressionantemente, a Bíblia, apesar de ser o livro de cabeceira de todo crente, é desconhecido por eles. Até muitos pregadores nunca leram a Bíblia inteira nenhuma vez, o que é uma lástima, um absurdo. Eu sou muito radical a respeito disso: Se nunca leu a Bíblia inteira nem deveria estar pregando, pois você não sabe do que está falando. Há lacunas, buracos, que são os textos que você não conhece. Alguns focam em orar e jejuar, para compreender qual é o conselho de Deus e nunca leram a Bíblia. Não pare de orar e nem de jejuar, mas coloque nesse meio a leitura séria da Bíblia, do começo até o fim. E se você é pregador e nunca leu a Bíblia, saiba que isso é vergonhoso.

O crente deve ler muito, mas sobretudo Teologia. Um pregador por outro lado tem obrigação de ler. Quem não sabe não tem gabarito, conhecimento a ser transmitido. Como é que quer ensinar os outros se não sabe nem pra você?

VAMOS PENSAR NESSES APONTAMENTOS

Esses apontamentos podem servir como um sermão, mas mesmo que a idéia venha de primeira, ainda assim somos OBRIGADOS a ler algum estudo bíblico, um livro de introdução e comentário do livro bíblico onde está o nosso texto. Eu posso estar lendo 1 Coríntios e alguns versículos chamem a atenção e faço então meus apontamentos. Dá pra fazer um esboço rápido de qualquer texto, porém eu preciso ler alguma coisa mais técnica pois posso estar me esquecendo de falar algo muito importante do texto. Por exemplo, quando prego Romanos, sempre eu já dou de cara um resumo de Romanos. Romanos é dividido em duas partes, do cap 1-7 não se fala em momento algum do Espírito Santo. Do cap 8-16 só se fala do Espírito Santo. Ou seja, Romanos mostra a vida de quem não tem o Espírito Santo, na primeira parte e depois mostra como é a vida de quem tem o Espírito Santo. Eu não consigo falar de Romanos sem explicar isso de cara, situando a pessoa sobre o que estamos falando.

LIVRAMENTO DOS INIMIGOS - Se você está me acompanhando nessa série de mensagens, vai observar na leitura dos meus escritos anteriores que era recorrente o salmista pedir livramento dos seus inimigos. Inimigos que podem ser pessoas, demônios ou situações da vida como doença, ou desemprego. Ao orar, peça a Deus livramento do que o está atormentando. Ao pregar cite algumas situações que as pessoas possam estar sofrendo e lhes diga que elas tem que orar por elas mesmas. O seu ouvinte tem que aprender a orar pelo seu problema. Os ensine.

SE PEQUEI JULGA-ME – O grande problema do homem é o pecado. O problema primordial causador de todos os outros é o pecado. Não existe pregação bíblica, ou evangelho Sem compreendermos que o nosso problema é o pecado. De novo esse é um tema recorrente nos Salmos. Se os inimigos estão de pé, o salmista já imagina que pode ser que Deus esteja cobrando algum dos seus pecados. Isso pode ser verdade e também pode não ser. Vivemos num mundo caído, corrompido pelo pecado. Pode ser que o nosso mal atual não seja nossa culpa, mas por que vivemos num mundo caído. O nosso pecado pessoal depõe contra nós. O Pecado com Lei depõe contra nós, nos acusa. Sempre teremos o que orar a Deus pedindo perdão dos nossos pecados. E pedir perdão leva a idéia de que não quero mais pecar e peço ajuda a Deus para assim o fazer. Quando peço perdão devo aceitar o perdão, mesmo que não veja nada e a partir daí devo levar a minha vida em arrependimento. Quem pede perdão deve parar de pecar. A idéia de pedir perdão é que não quero mais pecar. Ore até entregar o seu pecado a Deus. Quando você conseguir entregar de verdade, sua vida será transformada nessa área.

LEVANTA-TE CONTRA MEUS INIMIGOS, ORDENA A JUSTIÇA – Devemos pedir que Deus julgue os nosso inimigos? Depende. Precisamos pensar duas coisas. A primeira é que o Novo Testamento nos ensina a orar pedindo misericórdia contra aqueles que se levantam contra n´so, como inimigos, sem saberem onde estão se metendo, pois quem se levanta contra um filho ou filha de Deus ,está indo contra o próprio Deus. Mas devemos compreender que Deus precisa julgar o pecado no mundo. A igreja deve orar pedindo misericórdia pelos indivíduos, pelas pessoas, mas devemos orar pedindo sim, que Deus julgue o pecado. Não poucas vezes Deus vai nos inspirar a orar pedindo julgamento de alguém, ou de alguma nação.

DEUS ESTÁ NO CONTROLE DAS NAÇÕES – Novamente esse é um tema recorrente nos Salmos. O salmista profetiza que Deus está no controle das nações. O nosso problema que muitas vezes não sabemos lidar é que Deus está no controle e não nós. Nós gostaríamos de estar sempre no controle das nossas vidas e nem sempre isso é possível.

DEUS É UM JUIZ JUSTO – Quando o salmista invoca a Deus como juiz justo, a palavra justo, ou justiça na Bíblia tem o significado de graça, que é a grande geradora de salvação. Invocar justiça é o mesmo que pedir que Deus nos julgue em nossa pendência, entre eu e o outro que não gosta de mim e abençoe a mim e a ele também. A graça, ou a salvação quer salvar todos os que se arrependerem.

O PECADO GERA SOFRIMENTO E MORTE – O PECADO GERA DEMONIOS – São os nossos pecados que fazem divisão entre nós e o nosso Deus. Bem cedo, no inicio do mundo, Satanás descobriu que Deus odeia (na Bíblia significa amar menos) o crente, quando ele peca. A nossa Batalha Espiritual são demônios o dia inteiro nos tentando para pecarmos e se assim o fizermos, eles vão pedindo a Deus para virem sobre nossas vidas, nos atacarem, trazendo algum mal. Deus segura o demônio o quanto pode, mas se a pessoa não para de pecar, o seu mal vai trazer morte em alguma área da vida, ou em todas.

ORAÇÃO DE AGRADECIMENTO – Os salmistas tinham algo a nos ensinar, pois quase todos os Salmos acabam com louvor a Deus, assim como Cristo nos ensinou a orar, encerrando com gratidão. Devemos orar e por fim agradecer.

QUEM É DEUS? – Ao pensar no devocional, ou ao pensar em pregar algum texto bíblico, devemos nos perguntar onde está a Trindade nesse texto e explicar. Esse Salmos não fala do Espírito Santo e nem de Cristo, mas fala de Deus. Ao pregar devemos levar o ouvinte a compreender um pouco mais de Deus. O eu posso falar de Deus nesse texto? – deve ser a nossa pergunta. É um erro absurdamente bobo, quando alguém prega por exemplo nos Evangelhos a cura de alguém por Jesus e se fala muita coisa sobre o curado e sobre a sua doença e muitas vezes não se fala nada sobre quem curou. Num texto onde o grande personagem foi Cristo, realizando uma cura, um milagre, ou ensinando algo aos ouvintes, saímos da igreja sem saber quem é Jesus. O pregador acha que pregou sobre Jesus, mas não pregou, ele pregou sobre o doente curado, ou sobre o milagre, mas de Jesus mesmo nada se disse.

Esse Salmos 7 fala pelo menos duas coisas sobre Deus: que Ele é juiz justo e que Ele está controlando as nações. Ao lermos o Salmos devocionalmente devemos tentar observar como Deus está sendo justo na minha vida, ou como Ele pode ser e ai posso orar sobre isso. E quando observamos que Deus está no controle das nações, do mundo, da história, do tempo, vamos compreender que Ele está no controle também da minha vida. A minha oração deve agora ser como a de Daniel, uma oração de alinhamento, para compreender o que Deus está fazendo, pois Ele sempre está fazendo, o problema é que muitas vezes eu não sei que processos estão agindo na minha vida e eu precisava saber. A falta de compreender isso é falta de orar pedindo essa revelação especifica. Peça que Deus revele o que Ele está fazendo na sua vida e Ele vai fazer isso.

Amém

Fique na paz.

pslarios
Enviado por pslarios em 10/11/2021
Código do texto: T7382546
Classificação de conteúdo: seguro