COMO LER E PREGAR O SALMOS 8

DIVISÕES DO TEXTO

Para ler com maior compreensão o texto bíblico, devemos primeiro ter tempo e paciência de observar as divisões do texto. Muitas vezes não enxergamos as divisões na primeira leitura, portanto devemos ler e ler de novo, até perceber quando um assunto vira outro assunto.

O Salmos 8 pode ser dividido em 3 partes:

1-2 – A explicação de porque Deus é majestoso

3- 8 – O homem foi criado para dominar a Terra

9 – O reconhecimento de que Deus é majestoso

As divisões do texto podem ser as divisões do nosso sermão, o esqueleto dele. Compreender isso, faz com que até um texto difícil fique mais fácil de se entender e explicar. Devocionalmente fica mias fácil de compreender o que Deus quer da gente. E na pregação fica mais fácil dizer o que Deus quer da igreja.

PALAVRAS DESCONHECIDAS

Assim como podemos orar sem orar, que é orar de forma automática. Da mesma maneira podemos ler sem ler, ou ler sem compreender exatamente o que estamos lendo. Esse texto apresenta uma palavra pouco usual: majestoso, que quer dizer: nobre, sério, sublime. Um rei é majestoso, daí o chamarmos de majestade.

Sendo uma leitura mais descompromissada, por exemplo no devocional, ou mais profissional, como na preparação de um sermão, devemos compreender todas as palavras do texto e seus termos. Um termo não é uma palavra, mas o sentido daquela palavra. Por exemplo: temos a palavra propiciação, na forma gramatical é um substantivo masculino. E temos o termo propiciação. O termo - a idéia, o sentido - de propiciação é: “Ação ou efeito de propiciar; fazer com que seja propício. [Religião] Procedimento ou ritual que se baseia no louvor de uma entidade espiritual, uma divindade, para conseguir ser perdoado.”

A ORGANIZAÇÃO DO SERMÃO POR ASSUNTOS

Compreender a divisão do texto nos da uma idéia dos assuntos que o texto vai tratar. Quando o básico é básico demais, eu sugiro você pular isso e focar no que é menos básico e provavelmente mais difícil de se entender. O pregador é alguém que ajuda outros a compreenderem o texto bíblico. Por isso que o pregador não deve focar em pontos que todo mundo entendeu. Pra falar o que todo mundo pode compreender sozinho na sua casa, de forma descompromissada, não é necessário o pregador. Pra quê?

Descubra todos os assuntos, elimine os assuntos muito básicos, o que sobrar é o que sugiro que devemos pregar. Por exemplo, vamos tentar compreender esse Salmos.

1 – Deus é majestoso, portanto Deus é rei. (BÁSICO)

2 – Qual é o papel das crianças nesse Salmos?

3 – A gloria do homem, dominar a Terra. (BÁSICO)

4 – O que é o homem?

5 – Deus é majestoso, de novo, no final.(BÁSICO)

Vê, de 5 pontos, retirei 3 que os chamo de básicos. Sobra o que deve ser o assunto da pregação, ou os pontos mais difíceis da mensagem que não é qualquer um que observa facilmente: “As crianças” e “O que é o homem?”

Quem são essas crianças, no texto bíblico, no Antigo Testamento, nessa mensagem específica é o que devemos observar. O que é o homem? É simplesmente uma das maiores perguntas filosóficas do mundo. Por causa dessa pergunta esse Salmos é contado como a mais alta filosofia bíblica de todos os tempos, ou melhor que filosofia: o melhor da Teologia bíblica do mundo. O que é o homem? Por quê foi criado o homem? Qual o seu papel na criação? Por quê o homem existe no Universo são perguntas que não se esgotaram ainda.

O pregador pode apresentar uma mensagem transcendental, que ultrapasse o datado, o hoje, o agora e sua mensagem, se escrita e lida no futuro, ainda poderá ser relevante, pois trata do transcendente, do além dessa terra, trata de um nível de leitura e compreensão outro. É um nível a mais na leitura e compreensão bíblica.

A TEOLOGIA DO TEXTO

Explicar qualquer texto bíblico já é tratar de explicar Teologia. Porém existem alguns assuntos que são o melhor da Teologia. Apesar de todo texto bíblico ser Teologia, ou a explicação do Deus da bíblia e da religião cristã, não nos parece que todo texto bíblico seja realmente Teologia. Imaginamos Teologia como assuntos pesados e difíceis de se destrinchar. Em geral um texto teológico abre links com outros textos, resignificando o texto principal e os que façam ligação.

Quando o pregador encontrar com textos claramente teológicos, que não é toda pessoa que vai entender de primeira, o papel do pregador é clarear esses assuntos, explicando-os o melhor possível. O pregador não deve fugir dos textos difíceis, pra isso fomos chamados.

Algumas perguntas podem ajudar a compreender a Teologia de qualquer texto. Onde entra a Trindade nesse texto? Qual doutrina está sendo tratada nesse texto? Qual revelação profética está sendo explicada aqui? O que esse texto específico empurra a compreensão da Bíblia para frente, nos leva a outro nível a partir daqui? O que se explica o Antigo Testamento nesse texto, ou o Novo Testamento? Onde entra esse texto na história da salvação?

Essas são perguntas básicas, mas o pregador deve fazer essas e outras, quais forem necessárias para melhor compreensão do ouvinte.

INTRODUÇÃO AO SALMOS 8

1-2 - DEUS É MAJESTOSO

“1 SENHOR, Senhor nosso, como é majestoso o teu nome em toda a terra! Tu, cuja glória é cantada nos céus. 2 Dos lábios das crianças e dos recém-nascidos firmaste o teu nome como fortaleza, por causa dos teus adversários, para silenciar o inimigo que busca vingança.” Salmos 8.1-2

O Salmos 8 começa exaltando a Deus. O salmista vai explicando no que Deus é majestoso. O eu nome é majestoso, a tua glória é cantada nos céus, nos lábiso das crianças e recém-nascidos firmou o teu nome como fortaleza. Teu nome é firmado como fortaleza por causa dos teus adversários, do inimigo que busca vingança.

A leitura desse Salmos vai mostrar que o salmista não pede nada para si. Não há um único pedido nesse Salmos 8. Esse Salmos é um nível a mais nos Salmos que vimos até agora. Se o agradecimento e reconhecimento de que Deus é grande vinham no final do Salmos, ou do pedido de oração, aqui já começa com dizer que Deus é superior, grande, majestoso.

O leitor, ou o pregador, deve ler o texto todo e compreender basicamente o texto todo, para entender em maior profundidade e poder ensinar qual é realmente o sentido ultimo do texto. Nós já sabemos previamente que o assunto principal a ser tratado é o papel das crianças nesse texto e a explicação do que é o homem? Mas ainda não está tão claro e não chegamos lá ainda.

3-8 - A GLÓRIA DO HOMEM: O DOMINIO DA TERRA

“3 Quando contemplo os teus céus, obra dos teus dedos, a lua e as estrelas que ali firmaste,

4 pergunto: Que é o homem, para que com ele te importes? E o filho do homem, para que com ele te preocupes? 5 Tu o fizeste um pouco menor do que os seres celestiais e o coroaste de glória e de honra. 6 Tu o fizeste dominar as obras das tuas mãos; sob os seus pés tudo puseste: 7 todos os rebanhos e manadas, e até os animais selvagens, 8 as aves do céu, os peixes do mar e tudo o que percorre as veredas dos mares.” Salmos 8.3-8

Continuando a descrever a majestade de Deus, o salmista fala que contempla o céu, a lua e as estrelas. Ai ele pergunta a pergunta que vale um milhão: O que é o homem para que com ele te importes? E o filho do homem para que com ele se importe? Feito um pouco menor que os sers celestiais, o corou de glória e honra. Ao homem foi dado dominar a obra de tuas mãos: a terra, os animais, as aves e os peixes.

Numa leitura apressada ainda não conseguimos observar a enormidade de Teologia que está destilando esse texto. Estamos numa leitura prévia, numa introdução ao assunto ainda.

9 - DEUS É MAJESTOSO

“9 SENHOR, Senhor nosso, como é majestoso o teu nome em toda a terra!” Salmos 8-9

Como esperado, o salmista no final glorifica a Deus.

A TEOLOGIA DO SALMOS 8 – PRIMEIRA PARTE – TEOLOGIA BÁSICA, BÍBLICA

O QUE É O HOMEM? A filosofia faz algumas perguntas pertinentes a respeito da criação do ser-humano: homem e mulher. Quem somos nós? De onde viemos? Por que não encontramos vida igual à nossa em outro lugar do universo? Há vida após a morte? O que é viver? Existir é viver? Qual o sentido de virmos à existir?

TRÊS VERDADES A RESPEITO DO HOMEM

Por mais que a filosofia se esforce, ainda assim ela não consegue responder muitas perguntas a respeito do homem. A Bíblia, entretanto, mostra pelo menos três verdades concernentes ao homem.

PRIMEIRO - O HOMEM FOI CRIADO À IMAGEM E SEMELHANÇA DE DEUS

Isso significa que Deus criou o homem e que o homem tem muita coisa parecida com o seu Criador. O homem não é fruto do acaso evolucionista, o homem é Criação de Deus. E Deus tem um plano, um futuro para o homem que sabemos apenas em parte qual será. Pelo linguajar compreendemos que o homem foi criado à imagem física e semelhança moral de Deus. O homem se parece com seu Criador na aparência e nos atributos morais e espirituais.

SEGUNDO – A IMAGEM DEFORMADA DE DEUS

A Bíblia mostra que o homem criado perfeito, pecou contra Deus, isso fez com que a imagem de Deus no homem fosse deformada, deturpada, estragada. O pecado trouxe muitas conseqüências ruins ao ser-humano, na qual a Bíblia descreve como morte. Tudo o que foi tocado pelo pecado tem a tendência de morrer, de não funcionar, de não dar certo, de se corromper e ser destruído.

TERCEIRO – A RESTAURAÇÃO DO HOMEM

A Bíblia nos revela que mesmo antes de Deus criar o homem, Deus sabia que o homem ia desobedecê-lo, se rebelar contra ele, iria pecar. No momento em que Deus pensou em criar o homem, a Bíblia já mostra que um plano de salvação está operando desde então. O Filho de Deus viria ao mundo e morreria no lugar do homem pecador, para proporcionar uma nova vida Nele, Jesus, para que o homem obtivesse a vitória sobre o pecado.

UM RESUMO

O teu nome é majestoso, tanto que até as crianças de colo te louvam. Quando contemplo o céu, obra das tuas mãos, me pergunto: O que é o homem para que com ele te importes. O Senhor deu domínio ao homem nessa Terra.

A pergunta: Por quê o homem se importa com Deus, pode ser por que o homem foi criado para dominar essa Terra. Então a preocupação de Deus com o do homem, é por que Deus tem planos para esse mundo e nos seus planos de manutenção do mundo, Deus precisa de um zelador, de alguém que cuide do planeta.

A TEOLOGIA DO SALMOS 8 – SEGUNDA PARTE – TEOLOGIA REFORMADA

Entretanto nós temos uma terceira maneira de se ler, compreender e estudar o Salmos 8. Já falamos superficialmente da Teologia bíblica de Salmos 8, mas não podemos nos esquecer da Teologia Reformada, ao se estudar qualquer texto bíblico. Não é por que o crente serve a Deus numa igreja Pentecostal, que podemos nos dar ao luxo de não citar a Teologia Reformada. Não dá pra fazer de conta que não existe. Agora nessa nossa nova maneira de observar o texto bíblico (nesse caso é o Salmos 8, mas poderia ser qualquer teto bíblico), vamos lê-lo à luz da Teologia Reformada. Vamos sair do superficial do texto e vamos observá-lo através da Bíblia inteira.

Já que você está aqui comigo, tenha um pouco de paciência e leia de novo comigo o Salmos 8, pois agora vamos aprofundar o ensino bíblico.

1 SENHOR, Senhor nosso, como é majestoso o teu nome em toda a terra! Tu, cuja glória é cantada nos céus.

2 Dos lábios das crianças e dos recém-nascidos firmaste o teu nome como fortaleza, por causa dos teus adversários, para silenciar o inimigo que busca vingança.

3 Quando contemplo os teus céus, obra dos teus dedos, a lua e as estrelas que ali firmaste,

4 pergunto: Que é o homem, para que com ele te importes? E o filho do homem, para que com ele te preocupes?

5 Tu o fizeste um pouco menor do que os seres celestiais e o coroaste de glória e de honra.

6 Tu o fizeste dominar as obras das tuas mãos; sob os seus pés tudo puseste:

7 todos os rebanhos e manadas, e até os animais selvagens, 8as aves do céu, os peixes do mar e tudo o que percorre as veredas dos mares.

9 SENHOR, Senhor nosso, como é majestoso o teu nome em toda a terra!

É majestoso o nome de Deus, tanto é que até do lábio das crianças, até mesmo dos recém nascidos fizeste conhecer o teu nome. – Nessa nova leitura dos versículos 1e 2 do Salmos 8, observamos a Criação como Graça comum, onde todos devem compreender que quem fez o Universo foi Deus. Pela observação do Universo e de tudo o que existe, o homem deve se converter ao perceber Deus.

E quem é essa criança que louva a Deus? Quem é esse recém-nascido? Ezequiel 16.1-5 dá a resposta:

“1 Veio a mim esta palavra do Senhor: 2 “Filho do homem, confronte Jerusalém com suas práticas detestáveis 3 e diga: Assim diz o Soberano, o Senhor, a Jerusalém: Sua origem e seu nascimento foram na terra dos cananeus; seu pai era um amorreu e sua mãe uma hitita. 4 Seu nascimento foi assim: no dia em que você nasceu, o seu cordão umbilical não foi cortado, você não foi lavada com água para que ficasse limpa, não foi esfregada com sal nem enrolada em panos. 5 Ninguém olhou para você com piedade nem teve suficiente compaixão para fazer qualquer uma dessas coisas por você. Ao contrário, você foi jogada fora, em campo aberto, pois, no dia em que nasceu, foi desprezada.”

Deus usou o profeta para revelar que aos olhos de Deus, Israel era um bebe recém –nascido, comparado a uma menina, abandonada no seu sangue, com suas primeiras vestes do nascimento, jogada fora, abandonada pela sua mãe. As pessoas passavam, ouviam o seu choro e não ligavam, ninguém teve compaixão para fazer qualquer coisa por você. Ao contrário você foi jogada fora, no campo aberto, no dia em que nasceu. A conclusão arrasadora sobre essa menina que acabou de nascer é que ela foi desprezada, descartada, sem utilidade, jogada fora.

A criança do Salmos 8 que louva a Deus é a Israel desprezada no dia em que nasceu e encontrada por Deus que passava por ali:

" ‘Então, passando por perto, vi você se esperneando em seu sangue, e, enquanto você jazia ali em seu sangue, eu lhe disse: Viva!

E eu a fiz crescer como uma planta no campo. Você cresceu e se desenvolveu e se tornou a mais linda das jóias. Seus seios se formaram e seu cabelo cresceu, mas você ainda estava totalmente nua.

" ‘Mais tarde, quando passei de novo por perto, olhei para você e vi que já tinha idade suficiente para amar; então estendi a minha capa sobre você e cobri a sua nudez. Fiz um juramento e estabeleci uma aliança com você, palavra do Soberano Senhor, e você se tornou minha.

" ‘Eu lhe dei banho com água e, ao lavá-la, limpei o seu sangue e a perfumei.

Pus-lhe um vestido bordado e sandálias de couro. Eu a vesti de linho fino e a cobri com roupas caras.

Adornei-a com jóias; pus braceletes em seus braços e uma gargantilha em torno de seu pescoço;

dei-lhe um pendente, pus brincos em suas orelhas e uma linda coroa em sua cabeça.

Assim você foi adornada com ouro e prata; suas roupas eram de linho fino, tecido caro e pano bordado. Sua comida era a melhor farinha, mel e azeite de oliva. Você se tornou muito linda e uma rainha.

Sua fama espalhou-se entre as nações por sua beleza, porque o esplendor que eu lhe dera tornou perfeita a sua beleza, palavra do Soberano Senhor.

Ezequiel 16:6-14

Deus vendo essa menina recém-nascida, chorando, se esperneando, ainda suja do sangue do seu nascimento, com fome, com sono, Deus o passante, a pegou para si. Deus a alimentou, a vestiu, a educou, a viu crescer e um dia a desposou como esposa. Um dia Deus o Rei, lhe deu uma coroa, a fazendo sua rainha.

Mas Israel, a princesa, a filha do Rei, que se casou com o Rei, se prostituiu:

Mas você confiou em sua beleza e usou sua fama para se tornar uma prostituta. Você concedeu os seus favores a todos os que passaram por perto, e a sua beleza se tornou deles. Ezequiel 16:15 São muitos versículos daqui para frente, para mostrar o desprezo de Deus à prostituição de Israel, com qulauer um que passasse. O profeta fala que Israel fez pior que uma prostituta, que recebe para se prostituir, pois Israel paga para qualquer um que dormir com ela. Com raiva o profeta mostra o coração de Deus, que se lamenta, pela criança achada jogaga fora no campo, transformada em rainha, adornada com jóias finas, roupa cara e perfumes, dar essas mesmas jóias, roupas e incenso e sacrifícios aos seus amantes, o Egito, os Filisteus e qualquer nação que por ali passasse. Deus promete então julgar a traidora esposa do Rei, com o mais alto rigor. Mas um dia Deus fala que passado o tempo, essa mesma prostituta voltaria a ser amada com antes. Deus mesmo prometia restaurar essa pecadora idolatra, infiel, prostituta.

E suas irmãs, Sodoma com suas filhas e Samaria com suas filhas, voltarão para o que elas eram antes; e você e suas filhas voltarão ao que eram antes. Ezequiel 16:55

Deus fala que um dia Ele vai retirar a maldição de sobre a infiel esposa: Israel, mas a compara a Sodoma e Samaria, chamando-as de irmãs e o cap. Ainda fala que as irmãs não fizeram igual a Israel. Sodoma e Samaria eram idolatras, mas sua idolatria era ignorância, por não conhecerem Deus. A esposa infiel não tinha desculpas.

A CRIANÇA RECÉM-NASCIDA

Então a criança que louva a Deus, é em primeiro lugar essa menina abandonada de Ezequiel 16, achada abandonada no campo, pela sua mãe, jogada fora, educada pelo passante, que a amou e a desposou, mas que ela traiu com qualquer um, com o primeiro que passasse. Fazendo pior que as prostitutas que recebiam para prostituir, Israel pagava para se prostituir, dando o incenso santo, as Leis Espirituais, desprezando o Rei Criador.

A criança que louva, em primeiro lugar se refere a Israel, encontrada e amada por Deus. Mas essa criança é também o novo convertido do Novo Testamento. As crianças em Cristo, os novos convertidos, os recém-nascidos, que com suas bocas louvam a Deus. Então esse Salmos 8 é escatológico, ele nos mostra um desdobramento além do tempo que foi escrito e profetiza sobre a igreja, recém-nascidos que louvariam a Deus; recém-nascidos sem origem em Deus, enxertados, chamados das nações, encontrados por Deus.

A GRAÇA COMUM DEVE LEVAR À GRAÇA ESPECIAL

Quando contemplo os céus, obra de tuas mãos, me pergunto o que é o homem, por que tu o criaste?

A Graça comum, ou a revelação comum, onde todos devem perceber que há uma mão comandando o universo, a história e a nossa vida, deveria ser suficiente para nos converter. Mas compreende-se um chamado mais particularizado nesse texto: o homem foi criado para ser o zelador, o cuidador, o jardineiro, desse planeta. O chamado especial leva o nome de Graça Especial e quando o chamado é Graça Comum, a todos, o chamado à conversão pode ser resistível, eu posso resistir ao Espírito Santo e dizer não, ou dizer sim, porém na Graça Especial, o chamado é irresistível, você não resiste, Deus o chama com mão forte e você vem, ou você vê, não há outra opção. Alguns Deus converte, independentemente se querem ou não. Deus chama gente que Ele sabe que pode contar com esses. No chamado irresistível, o homem que não se manda, mas deve obedecer o seu Criador, o seu Mestre, o seu Senhor, o seu Dono, deve obedecer e acabou. A Graça comum deve nos levar à Graça Especial e à nossa conversão.

DE QUE HOMEM ESTAMOS FALANDO?

À primeira vista, com o olhar postado em Gênesis, vamos pensar acertadamente que o homem foi criado para dominar essa Terra,. A história mostra, entretanto eu o homem não é um bom zelador, não é um bom jardineiro e acabou destruindo o planeta que deveria cuidar. Acabou matando animais que deveria zelar. O homem destruiu a flora e a fauna do planeta e agora está destruindo o próprio planeta, com sua poluição que destrói a camada de ozônio.

Mas o texto é profético, como já observamos e de que homem, afinal estamos falando? A dica muito clara vem a seguir: “Quem é o homem, para que com ele se importe? E quem é o Filho do Homem, para que com ele se importe? O Filho do Homem é Jesus, conforme observado muitas vezes nos Evangelhos. (Mateus 18.11) Então o homem que Deus deu o domínio da Terra não somos exatamente nós, pois nós destruímos o planeta, mas o Filho do Homem Jesus. O homem a quem Deus deu o domínio da Terra é Jesus e Nele, no seu Espírito, nós podemos então cuidar do planeta.

O Filho do Homem Jesus é quem vai dominar todas as obras das mãos de Deus. Novamente esse é um Salmos escatológico. O domínio, o Reinado do Filho do Homem, de Jesus ocorrerá a partir da sua Segunda Vinda a esse planeta. O mundo ainda não está totalmente dirigido por Deus e só o poderá ser, quando o Reino for plenamente implantado. Vivemos na crise do já e ainda não. Vivemos na época das primícias do Espírito, mas não na plenitude desse mesmo Espírito ainda.

CONCLUSÃO

A nossa conclusão desse estudo é a mesma do salmista: “Senhor, como é majestoso o Seu Nome.”

Deus abençoe você que chegou até o fim desse estudo. A meta, o peso, a idéia que Deus colocou no meu coração é explicar Salmos de forma que possamos ler melhor, com melhor compreensão, estudar melhor, pregar melhor e ensinar melhor o povo de Deus.

Deus abençoe

Fique na paz de Cristo

pslarios
Enviado por pslarios em 13/11/2021
Código do texto: T7384670
Classificação de conteúdo: seguro