COMO LER E PREGAR O SALMOS 9

AS PALAVRAS DE ACRÉSCIMO NOS SALMOS

Ao lermos o livro de Salmos, vamos nos deparar com muitas palavras estranhas como algumas introduções estranhas e outras palavras aparentemente sem nexo entre um versículo ou outro. Deduzimos que essas palavras eram anotações que explicavam melhor o Salmos citado para os de sua época, além de dar indicações como deveriam ser cantados ou declamados. Mas precisamos observar que esses dados não são o Salmos em si e não nos acrescenta nada na leitura dos Salmos. Algumas Bíblias novas já não estão trazendo esse tipo de acréscimo, ou peso extra, desnecessário. Os Salmos já são suficientemente difíceis, para acrescentar algo obscuro. Devemos desprezar esses acréscimos quando formos pregar, pois podem mais trazer confusão do que clarear algum texto.

Por exemplo: Calvino no livro 1 de Salmos, ao comentar esse Salmos 9, fala da introdução: “Ao mestre de música, Almuth Laben. Salmo de Davi.” Ele nos fala que existem três posições sobre esse título, que mudou com o tempo, como podemos observar em algumas Bíblias, ficando cada vez mais difícil entender o sentido original.

“Ao mestre de música, Almuth Laben. Salmo de Davi. Esta inscrição é explicada de várias formas. Alguns a traduzem, Sobre a morte de Laben, e adotam a opinião de que ele foi um dos

principais capitães dos inimigos de Davi. Outros se inclinam para outra opinião, crendo que tal nome era fictício, e que Golias é a pessoa expressa neste Salmo. De acordo com outros, o nome aplicava-se a um instrumento musical. A meu ver, porém, tudo indica que a opinião mais correta, ou, pelo menos a mais provável é que ele era o início de algum cântico bem conhecido, a cuja melodia o Salmos foi composto. As disputas dos intérpretes sobre a que vitórias Davi aqui celebra, em minha opinião, são desnecessárias e não servem a qualquer propósito.” Salmos, Calvino, Vol. 1

Resumindo, se as introduções queriam dizer alguma coisa, perdemos isso com o tempo. Se outras notações falam sobre musica, também perdemos esse sentido. Alguns dão a idade aproximada dos Salmos entre 1000 e 500 A.C. Ou seja, os Salmos foram escritos entre 2500 e 3000 anos atrás, ou mais. De qualquer forma o que interessa é o texto bíblico e não esses acréscimos.

O SALMOS DO PREGADOR

“Senhor, quero dar-te graças de todo o coração e falar de todas as tuas maravilhas.” Salmos 9:1 “Cantem louvores ao Senhor, que reina em Sião; proclamem entre as nações os seus feitos.” Salmos 9:11

Nem todo mundo que prega é pregador. Não é todo mundo que prega que é dedicado a aprender o oficio, a estudar, a aprender, a se aprimorar. Nem todos que pregam tem o dom da pregação. Conseguimos saber quem não é um verdadeiro pregador, pois ele não estuda a Bíblia, não se aprofunda na Teologia, não tem gosto de ler a sua Bíblia. Uma medida que sempre faço para saber se a pessoa é pregadora ou não é perguntar quantas vezes ele já leu a Bíblia, supondo que da pra ler a Bíblia uma vez por ano, quantos anos você tem de Igreja e nesses anos todos já leu quantas vezes?

É preciso sempre dizer que só ler a sua Bíblia não é suficiente. Há a necessidade de ler livros que são Introdução e Comentário dos livros bíblicos. O verdadeiro pregador vai querer aprender todos os livros da Bíblia e vai achar nesse trabalho muito prazer. Mas quando uma pessoa que se diz pregador me diz que não gosta de ler a Bíblia e nem de ler qualquer outra coisa, já imagino que esse não é pregador. A matéria do pregador é ler e interpretar.

Dizer que todo mundo que prega é pregador não é verdade. O trabalho do pregador é constante. Ele ama a palavra, dorme com a palavra, pensa na palavra e vive abraçado à ela. Quem diz que ama a palavra de Deus mas não a lê, não estuda, não aprende, na verdade não ama.

O verdadeiro pregador tem que ser Teólogo. Mas ser Teólogo não é o mesmo que fazer Teologia num Seminário. Muitos fizeram Teologia na escola e não sabem responder perguntas básicas. O verdadeiro Teólogo é alguém que sabe que o texto bíblico tem segredos e vive buscando respostas. Como um historiador, como um arqueólogo, ele vive tentando decifrar a Bíblia, como um livro em código para a vida eterna.

A Bíblia começa do começo e avança para algum lugar. A Bíblia na verdade não tem fim. Cada situação, cada personagem que vai aparecendo vai empurrando a história para frente. Cada livro vai trazendo um novo nível de leitura, de aprendizado. Só observa isso quem lê sua Bíblia de forma séria do começo até o fim. A Bíblia é um livro de níveis, de progressão, de alturas. Tem que ser leitor sério, para se enxergar esse tipo de coisas.

Pregar é trazer interpretação de um texto difícil ao povo. Pregar é clarear a Bíblia para quem não a entende. Pregar é mostrar o coração da Palavra ao povo. O que há além das palavras? É o que tentamos mostrar. Há muitas igrejas cheias de gente pregando todo dia, mas que na verdade não tem um único pregador de verdade. Cheia de gente não há um interprete do coração de Deus, da vontade de Deus, um entendedor da mensagem divina. Abrir a boca e falar qualquer coisa até um papagaio faz isso. Saber interpretar o texto e contemporanizar já é outro assunto.

PREGUE COM O SERMÃO

Quem não estuda a Palavra, tem a ideia errônea de que fazer esboço, um sermão estruturado denota falta de espiritualidade. Muitos seguindo essa idéia errada, por causa dos outros, não dele mesmo, acaba pregando sem esboço. Pregar sem esboço é perder idéias importantes. Nem tudo o que se estuda se lembra na hora adequada de pregar. Devemos fazer o esboço, o sermão. E fazer sermão não é de qualquer jeito, tem todo um estudo homilético em cima. Um esboço tem que ter um título, introdução, o corpo do sermão, história bíblica, teologia, contemporanidade. Um sermão tem que saber responder às questões da humanidade, da Bíblia, da vida. Um sermão tem que ter um final impactante, que só vale se todo o anterior for também impactante.

A pregação tem que falar de Bíblia, de Deus. O sermão é um apoio a mais para se pregar bem. A idéia do sermão é não esquecer idéias importantes, ou versículos que precisam ser citados. Depois de todo esse trabalho, jogue fora o sermão e o faça de novo e de novo e de novo, quantas vezes forem necessárias. Só quando o sermão estiver inteiro na sua mente, quase que decorado, é que a mensagem vai estar boa.

Fuja de pregar textos batidos e acostumados da Bíblia, só por conveniência, ou por que se sabe mais aquele texto. O verdadeiro pregador tem que estudar com afinco, o texto a ser pregado, como se fosse a primeira vez que ele está vendo esse texto, ou que se está pregando ele. Pregar denota trabalho e trabalho sério.

Pregar sem sermão é pregar sem história. Passados alguns meses não se lembra mais o que se pregou. Tendo um sermão que foi pregado e guardado num local especifico, com data, nome da igreja, horário e motivo do culto, fica muito mais fácil saber o que aconteceu e como foi recebido aquele sermão. Se no culto aconteceu algo diferente, alguém profetizou, o quê profetizou, ou alguém se converteu é bom escrever numa nota no próprio sermão. Pregar com sermão escrito é bom para se fazer uma série de mensagens. Sabendo o que se pregou anteriormente fica mais fácil saber o que ainda não se pregou.

Só vejo vantagens em se pregar com sermão. Se a sua igreja o condena por pregar com sermão, desconfio que essa igreja é pouco bíblica e tem gente que prega, mas que não são pregadores. Se reclamam com você de você fazer o melhor, é hora de repensar se você está no lugar certo. A Bíblia é praticamente um livro sem fim. Quanto mais a gente estudá-la, mais descobrimos o que estudar.

SALMOS 9

1 – O LOUVOR ESCATOLÓGICO

1 Eu te louvarei, SENHOR, de todo o meu coração; contarei todas as tuas maravilhas.

2 Em ti me alegrarei e exultarei; ao teu nome, ó Altíssimo, eu cantarei louvores.

Por algum motivo, ainda não dito até aqui, o salmista louvará o Senhor no futuro. Ele não está falando do momento, mas do futuro. E por causa das bênçãos que ele ainda receberá, contará as maravilhas de Deus que forem feitas. A Bíblia inteira é escatológica. O Antigo Testamento vivia em função de algo que iria acontecer num futuro próximo e distante. Muito do Antigo Testamento está incorporado à Igreja cristã, devido a observância de textos como esse. Porém no Novo Testamento nós vivemos a crise do já e do ainda não. O Reino de Deus já está presente, com as primícias do Espírito, mas ainda não está presente na sua completude. Porém diferente do Antigo Testamento, nós já vivemos o presente em Deus. Já vivemos uma escatologia realizada, apesar de se a realizar. Nós podemos dizer: Hoje eu louvarei a Deus e não num futuro; e hoje eu contarei as suas maravilhas e não só num futuro qualquer. Hoje! Hoje eu louvo ao Senhor e hoje eu conto as suas maravilhas.

A igreja por não observar fatos assim, vive uma crise de que o realizado não foi realizado. A meta do Antigo Testamento era chegar no Novo Testamento. Chegamos e agora, vamos ficar olhando para trás?

2 - O INIMIGO RETROCEDE QUANDO DEUS OPERA

3 Pois, ao retrocederem os meus inimigos, tropeçam e somem da tua presença.

4 Porque defendes o meu direito e a minha causa; no trono te assentas e julgas retamente.

5 Tu repreendes as nações, destróis o ímpio e para todo o sempre lhes apagas o nome.

6 Quanto aos inimigos, estão consumidos, suas ruínas são perpétuas; arrasaste as suas cidades; até a memória deles pereceu.

7 Mas o SENHOR permanece no seu trono eternamente, trono que erigiu para julgar.

8 Ele mesmo julga o mundo com justiça; julgará os povos com retidão.

Porque Deus defende a causa e o direito do crente, o inimigo retrocedem e somem, não existem mais. Ao inimigo que persegue o crente é apresentado o Trono de Deus e o Deus que julga retamente. O Senhor repreende, corrige as nações, que é o mesmo que direciona a serem melhores. O Senhor apaga o nome do ímpio e apaga o seu nome. O ímpio um dia será como aquele que nunca existiu. Seu nome, sua pessoa nem será jamais lembrada.

Quanto aos inimigos, já estão consumidos. O salmista aqui olha para o futuro, ele profetiza o que acontecerá com o inimigo do povo de Deus. Sob o olhar do Reino de Deus, espiritualmente, o inimigo que ainda está operando hoje, sob o Reino, já está derrotado, acabado, destruído e nem se lembra do seu nome. A memória deles que pereceu, morreu, acabou, não é a memória do inimigo, mas a nossa memória de quem era o inimigo. Nem nos lembraremos mais deles, um dia. Mas o que ainda não é presente na Terra, espiritualmente, no Reino já o é.

Quem é teu inimigo? O que está fazendo você sofrer? Sob o olhar do Reino de Deus, o que deve ser o nosso olhar também, esse inimigo já está destruído. Dito de outra maneira: quem ou o quê se levanta contra o povo de Deus, se levanta para ser destruído, arrasado, vai perecer, vai deixar de existir, vai morrer. O seu inimigo, o que te afronta hoje: desemprego, dor doença, ou qualquer situação adversa está fadada à destruição da parte de nosso Deus. A vitória sempre é do povo de Deus.

É interessante a maneira do salmista falar do inimigo que o atacava naquela hora: Quando Deus se levanta o inimigo retrocede, dá um passo para trás, caminha para longe de nós. Ele retrocede, ele não avança, ele perde força, poder de praticar a malignidade, de nos destruir, de nos fazer mal.

3 – O SENHOR É O REFUGIO DO ORPIMIDO

9 O SENHOR é também alto refúgio para o oprimido, refúgio nas horas de angústia.

10 Em ti, pois, confiam os que conhecem o teu nome, porque tu, SENHOR, não desamparas os que te buscam.

11 Cantem louvores ao SENHOR, que habita em Sião; proclamem entre os povos o que ele tem feito.

12 Pois aquele que requer o sangue lembra-se deles e não se esquece do clamor dos aflitos.

13 Compadece-te de mim, SENHOR; vê a que sofrimentos me reduziram os que me odeiam, tu que me levantas das portas da morte;

14 para que, às portas da filha de Sião, eu proclame todos os teus louvores e me alegre na tua salvação.

O SENHOR É UM REFUGIO PARA O OPRIMIDO – A idéia de o Senhor como um refugio é muito forte. Um refugio é um lugar para onde se foge num momento de total perigo contra a vida. Imaginamos um refugio como um esconderijo no meio de uma guerra. No meio do tiroteio o perseguido descobre um lugar onde ele pode se esconder e não ser pego. Em algumas situações ser pego e torturado é pior do que morrer. Mas no meio de tal aflição o salmista encontra um refugio, uma caverna, um castelo, uma casa, um lugar, onde o inimigo não pode operar, onde o inimigo não pode machucálo, ou lhe fazer qualquer tipo de mal.

DEUS NÃO DESAMPARA OS QUE O BUSCAM – Existe uma parcela de cristãos que gosta da parte filosófica, teológica do Evangelho e gostam pouco ou quase nada desse tipo direto de mensagem, porém não poucas vezes nós precisamos ouvir palavras básicas e diretas sobre a nossa situação. Ser falado a nós palavra diretas e simples como essas não nos desmerecem. De vez em quando nós precisamos ouvir que Deus não nos abandona. E é verdade, Deus não nos abandonará no pio da situação. Um dos maiores segredos de ser crente é ter perseverança, paciência, saber esperar em Deus. Se Deus ainda não veio ao nosso encontro, se não o deixarmos, Ele vira, isso é a maior certeza do universo que podemos ter. A confiança é tanta, que se o crente morrer em Deus, ainda assim ele terá vitória.

AQUELE QUE REQUER O SANGUE - Neste bloco de versículos nós temos uma frase bastante enigmática: Aquele que requer o sangue. Temos que observar passagens como essa pelo contexto. “Pois aquele que requer o sangue lembra-se deles e não se esquece do clamor dos aflitos.” (Salmos 9.12) A frase nos da a entender que o sangue do povo de Deus foi derramado e Deus se lembra que o crente morreu na mão do inimigo e apesar de aos nossos olhos tardio demais, pois o crente morreu, Deus promete não se esquecer do aflito. Não devemos pensar que Deus vai deixar o crente morrer para poder fazer algo, mas antes que algo aconteceu e levou o crente à morte, como uma guerra. O que o salmista está dizendo é que mesmo morto, ainda assim, Deus se lembrará do crente. Mesmo que aos nosso olhos as coisas estão piorando muito, Deus promete não se esquecer do aflito, do necessitado, de quem chora, de quem está clamando por Ele. Deus não se esquece de você.

A CONTRAPOSIÇÃO DO CRENTE E DO NÃO CRENTE

15 As nações se afundaram na cova que fizeram, no laço que esconderam ficou preso o seu pé. 16 O SENHOR se dá a conhecer pelo juízo que executa; os ímpios ficam enredados nas obras de suas próprias mãos.

17No inferno serão lançados os perversos, todas as nações que se esquecem de Deus.

18 Pois o necessitado não será esquecido para sempre, e a esperança dos aflitos não será frustrada perpetuamente.

19 Levanta-te, SENHOR; não deixes que os mortais prevaleçam. Sejam as nações julgadas na tua presença.

20 Infunde-lhes o medo, SENHOR; saibam as nações que não passam de simples mortais.

Salmos 9.15-16 - Esses versículos finais são fortíssimos. As nações se afundaram na cova que cavaram; no laço que fizeram ficou preso o seu pé. Os ímpios se enredaram nas obras de suas mãos. Se eles não conhecem o Deus da Bondade, vão conhecer então Deus do Juízo. Deus vai se fazer conhecer de quem não o busca pelo juízo que vai executar. Assim como a benção é certa para quem segue a Deus, o juízo é certo para quem não o segue.

ANVI traduz o versículo 17 como: Os ímpios voltarão ao pó. A idéia é que o ímpios voltarão ao Inferno, ou à morte, pois o ambiente natural do ímpio é a morte. Eles só vão voltar, de onde não saíram.

Salmos 9.18 – O necessitado não será esquecido para sempre. – A dignidade do homem vem do próprio Deus. O mundo, o Universo está numa Batalha Espiritual que já leva milênios. O Nome de Deus está em jogo. O homem é um pequeno ser necessitado, mas quando esse mesmo homem busca a Deus, ele é encontrado por Deus. Se buscamos a Deus, Deus não nos esquecerá para sempre. E até o que poderíamos pensar que Deus se esqueceu de nós, não é verdade, talvez não seja o melhor momento de nos abençoar e de mostrar o Nome Dele. Devemos nos contentar em saber que Deus virá na melhor hora e ter paciência até lá.

CONCLUSÃO

Todo texto bíblico dá para falar sobre temas para a Igreja, o problema é que hoje há uma tendência em se falar apenas temas, como por exemplo nesse Salmos: Paz em meio à crise, Confiança em Deus, Alegria em Deus ou coisas similares e não se expõe o texto bíblico.

Ao mesmo tempo em que existe uma quantidade incontável de pregações diariamente, no mundo todo, há muita fome da palavra de Deus. Já de muitos anos aprendia pregar em sequências. Eu faço um cronograma de alguns meses e vou pregando várias doutrinas e assuntos variados. O mais básico para uma igreja que eu supostamente chegasse hoje seria: Quem é Deus, Jesus Cristo, O Espírito Santo, a doutrina da igreja, o pecado, o futuro escatológico, a cruz e a morte do nosso ego, a ressurreição símbolo de nova natureza, a cura, os dons. Numa certa igreja quando eu preguei uma mensagem inteira sobre a cruz, um, diácono me procurou e me disse que já era cristão a 5 anos e era a primeira vez que tinha escutado uma mensagem sobre a cruz de Cristo.

É muito comum hoje, ouvirmos até em igrejas grandes, o pregador fugindo da responsabilidade de pregar a Bíblia toda para todos os homens. Muitos pastores, senão a maioria gritante, não prega Teologia, não prega os maiores temas da Bíblia, não prega doutrinas, ficando o púlpito apenas com a palavra mais rasa e rum possível. Apesar da enormidade de cristãos no mundo, segundo dados, um terço do mundo é cristão, a fome é generalizada. Se cada pastor ou pregador fugir de pregar a Bíblia para pregar algum tema, que acha ser superior à Bíblia, daqui a pouco tempo ninguém conhecerá mais a Bíblia, o que aliás já está acontecendo.

Uma irmã conhecida nossa foi pregar na Bahia. Ela disse que não sabia o que pregar. Outra irmã ou vindo isso lhe disse que quando não souber o que pregar, pregue a Bíblia. A sua igreja conhece o texto bíblico?

Uma das piores coisas que um pregador pode fazer é ir pregar e não explicar o texto, nos seguintes termos: Eu estava numa igreja Quadrangular e uma irmã, a pregadora da noite, disse que ia pregar um texto, não me lembro qual, digamos que era Daniel 6. Ela disse que como os irmãos conheciam o texto, ela não iria explicá-lo e já foi direto para o seu tema. A mensagem ficou um Frankenstein, não dava pra saber exatamente o que era que ela estava falando. Isso, infelizmente é muito comum, entre pregadores preguiçosos, desleixados, e que não entenderam o seu chamado, dizer que não vão explicar o texto e seguirem direto para o seu tema.

Como nos ensina o pastor Hernandes Dias Lopes, num seu vídeo, o pregador constante, que prega uma vez por semana, toda semana, deveria pregar algum tema uma vez por ano e olhe lá, pedindo perdão a Deus ainda, pois ele está fugindo da Bíblia, para pregar o que acha ser relevante, acima da Bíblia. Você entendeu. Nenhum tema nosso, humano, por mais relevante que seja a nós, será jamais comparado ao texto bíblico que é eterno e pensado pela Trindade. Hoje em dia temos milhões de pregação todos os dias, mas o povo está morrendo de fome da palavra. Então, falta palavra de Deus. Falta Bíblia, em todo canto que você olhar.

Amém

Fique na paz.

pslarios
Enviado por pslarios em 29/11/2021
Código do texto: T7396142
Classificação de conteúdo: seguro