Se Deus é por nós, quem será contra nós?

É comum vermos essa citação do apóstolo Paulo sendo usada como álibi (justificativa) por muitas pessoas. Mas "quem é nós" ao qual o apóstolo se refere? Vejamos.

Vou colocar todo o texto onde está inserido o que colocamos como título.

"E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito. PORQUE OS QUE DANTES CONHECEU TAMBÉM OS PREDESTINOU para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos. E aos que predestinou a estes também chamou; E AOS QUE CHAMOU A ESTES TAMBÉM JUSTIFICOU; e aos que justificou a estes também glorificou. Que diremos, pois, a estas coisas? SE DEUS É POR NÓS, QUEM SERÁ CONTRA NÓS? Aquele que nem mesmo a seu próprio Filho poupou, antes o entregou por todos nós, como nos não dará também com ele todas as coisas? Quem intentará acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica. Quem é que condena? Pois é Cristo quem morreu, ou antes quem ressuscitou dentre os mortos, o qual está à direita de Deus, e o que também intercede por nós. QUEM NOS SEPARARÁ DO AMOR DE CRISTO? A TRIBULAÇÃO, OU A ANGÚSTIA, OU A PERSEGUIÇÃO, OU A FOME, OU A NUDEZ, OU O PERIGO, OU A ESPADA? Como está escrito: Por amor de ti somos entregues à morte todo o dia; somos reputados como ovelhas para o matadouro. Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou. Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir, Nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor." Rm. 8:28-39.

O texto começa dizendo que "todas as coisas contribuem para o bem daqueles que amam a Deus". E quem são os que amam a Deus? "Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse é o que me ama". Jo. 14:21. Primeira parte. Mas, quais mandamentos? Os mandamentos de Deus são dez. Ex. 20:2-17.

A seguir ao texto que repetimos ao início do parágrafo anterior, diz: "daqueles que são chamados segundo o seu propósito."

Outra tradução diz na parte final desse texto: "segundo o seu decreto".

Bem, o propósito ou a vontade de Deus para com os que são chamados por Deus é o que diz outro texto, "a vossa santificação".

"Porque esta é a vontade de Deus, a vossa santificação." I Ts. 4:3 primeira parte.

E o que é santificação? É separação.

"Portanto SANTIFICAI-VOS, E SEDE SANTOS, pois eu sou o SENHOR vosso Deus.Lv. 20:7.

Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver; porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo. PURIFICANDO AS VOSSAS ALMAS PELO ESPÍRITO NA OBEDIÊNCIA À VERDADE, para o amor fraternal, não fingido; amai-vos ardentemente uns aos outros com um coração puro; SENDO DE NOVO GERADOS, não de semente corruptível, mas da incorruptível, PELA PALAVRA DE DEUS, viva, e que permanece para sempre. I Pd. 1:15 e 16, e 22 e 23.

O que significa A VERDADE, a qual a obediência a ela purifica o pecador? A tua Lei é a VERDADE. Sl. 119:142 última parte.

Diz mais o texto de Pedro: "Sendo de novo gerados não de semente corruptível, mas da incorruptível, PELA PALAVRA DE DEUS". Que é a palavra de Deus?

"A tua palavra é a Verdade desde o princípio". Sl. 119:160, primeira parte.

Então ninguém é regenerado, quer dizer, "gerado outra vez" por batismo de imersão em água, mas pela obediência à Lei de Deus, a qual é a Sua Palavra.

Destacamos também no texto do apóstolo Paulo, este: "PORQUE OS QUE DANTES CONHECEU TAMBÉM OS PREDESTINOU".

Como é que Deus diz que Ele conhece alguém? Quando o tal o conhece, guardando os seus mandamentos. Gálatas 4:9 primeira parte. I Jo. 2:3.

Também destacamos outro texto citado ao início, veja: "E AOS QUE CHAMOU A ESTES TAMBÉM JUSTIFICOU".

Como é que Deus nos justificou? Ou seja, nos tornou justos?

"Porque os que ouvem a lei não são justos diante de Deus, MAS OS QUE PRATICAM A LEI NÃO DE SER JUSTIFICADOS." Rm. 2:13.

Sugerimos ler o nosso texto "JUSTIFICADOS POR CRISTO" e "QUEM É CRISTO", publicados em www.recantodasletras.com.br

Destacamos também mais este texto da citação do apóstolo Paulo, cujo texto reproduzimos ao início. "QUEM NOS SEPARARÁ DO AMOR DE CRISTO? A TRIBULAÇÃO, OU A ANGÚSTIA, OU A PERSEGUIÇÃO, OU A FOME, OU A NUDEZ, OU O PERIGO, OU A ESPADA?"

Que significa isso?

Sendo o amor de Deus os seus mandamentos, cfe. Jo. 15:9 e 10; I Jo. 5:3, e o nosso amor para com Deus a guarda desses mandamentos, então o que pode nos impedir de guardar esses mandamentos, ou seja, pode nos separar do amor de Deus?

"Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir, nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor."

Portanto, se Deus é a favor dos obedientes aos seus mandamentos, quem será contra eles? Ou seja, se Deus é por nós, quem será contra nós?

Guarulhos-Sp, 26/11/2021.

Oli Prestes

Missionário