História Natalina

O Natal teve origem em festas pagãs que eram realizadas na antiguidade. Nessa data, os romanos celebravam a chegada do inverno (solistício de inverno), eles cultuavam o Deus Sol (Natalis invicti Solis), e ainda realizavam dias de festividades com o intuito de renovação.

Nascimento do menino Jesus. No dia 24 de dezembro, José e Maria iam a caminho de Belém para o censo, tal como havia ordenado César Augusto... Meses antes, o Arcanjo Miguel havia visitado Maria para lhe dar a notícia que do seu ventre nasceria o filho de Deus, um menino que se chamaria Jesus.

O Papai Noel teve origem em São Nicolau, um bispo católico do século IV que viveu na cidade de Mira, onde atualmente é a Turquia. Ele é lembrado como um homem bondoso que presenteava as crianças no dia de seu aniversário, 6 de dezembro.

Conta a lenda do Pinheiro de Natal que na noite em que o Menino Jesus ia nascer, junto ao estábulo onde descansavam José e Maria, encontravam-se três árvores esplendorosas: uma tamareira; uma oliveira; um pinheiro.

Como a data do nascimento de Cristo não consta dos evangelhos, os puritanos acreditavam que o Natal era muito relacionado aos festivais pagãos romanos e se opunham a sua celebração, sobretudo ao seu aspecto festivo, regado a comida e bebida, como herança da Saturnália.

As nove renas do Papai Noel são: Rudolph, Dasher, Dancer, Prancer, Vixen, Comet, Cupid, Donner e Blitzen. Em português, essas renas chamam-se: Rodolfo, Corredora, Dançarina, Empinadora, Raposa, Cometa, Cupido, Trovão e Relâmpago.

O Natal é celebrado no dia 25 de dezembro, a data é uma comemoração cristã que relembra o nascimento de Jesus Cristo... O Natal traz, não só para os cristãos, mas para muita gente, um desejo de fechamento e início de ciclos. A comemoração do nascimento de Jesus Cristo é tempo de reflexão e confraternização.

Muitos historiadores localizam a primeira celebração em Roma, no ano 336 d.C, no entanto parece que os primeiros registros da celebração do Natal têm origem anterior, na Turquia, a 25 de Dezembro, já em meados do sec II.

.......

Vander Góis
Enviado por Vander Góis em 02/12/2021
Código do texto: T7398765
Classificação de conteúdo: seguro