COMO LER E PREGAR O SALMOS 13

COMO LER MELHOR?

Aparentemente a pergunta parece ser muito simples, mas ao irmos mais fundo descobrimos que ler não é apenas ser letrado, compreender a gramática, ser alfabetizado. Ler é interagir com o texto de tal forma que possamos usufruir do melhor que o texto tem para nós. Mas como ler melhor e mais rápido? Pois uma vontade de todo mundo que é leitor compulsivo é ler melhor e ler mais, em quantidade.

Antes é necessário dizer que se você não gosta de ler está tudo bem. As pessoas não são iguais. Em segundo que a leitura é um hábito e como todo hábito tem que ser cultivado. Dia desses lia uma dica de leitura, onde se dizia que aquele que lê tem que ter um local apropriado, um horário, uma mesa, ou cadeira especifica. Isso parece até bom, mas é irreal. Quem lê, o faz em qualquer lugar. Quem realmente lê, anda com o livro debaixo do braço e surgindo qualquer oportunidade, no ônibus, no Metrô, na fila do banco, ou em qualquer tempo que dê, nem que sejam apenas alguns minutos ele o faz.

Acredito que as pessoas que não lêem, não estão lendo, por que não descobriu exatamente o que gosta de ler. Eu sou freqüentador de biblioteca a mais de 25 anos, onde vou mensalmente ao menos uma vez. Eu digo para as pessoas que estão comigo que leiam o que gostarem de ler, ou o que estão querendo ler naquele momento. Quer ler bula de remédio, é isso que você tem que ler. Quer ler um romance, uma história de amor, ou de guerra, ou de mistério? Faça isso. Mas se você quiser ler Teologia, ou um livro introdução e comentário a um livro da bíblia, leia esse ai. Leia, não pare de ler, mas leia o que está com vontade de ler naquele período de tempo. A vontade é ler gibi, faça isso.

Para ler melhor é necessário entender que o que funciona para outros pode não funcionar para você e o que funciona para você pode não funcionar para outros. Na minha adolescência eu li muitos clássicos internacionais e nacionais. Essa fase durou a adolescência inteira. Na casa dos vinte anos foi a época de jornais. Nessa época eu li muito jornal e revistas periódicas. Quando entrei na igreja comecei a ler introdução e comentário dos livros bíblicos e devocionais. Com o tempo os devocionais começaram a ficar fracos, passei então a ler livros de teologia. ]

1 – Descubra o que você gosta de ler - Separe o material a ser lido ou estudado. Se não está entendendo aquela matéria, mude de livro. Uma maneira de descobrir o que a gente gosta mesmo de ler é ter muitos livros diferentes e ir descobrindo o que realmente é para você. Nas minhas idas à biblioteca esses anos todos, eu sempre me forcei a pegar algum livro, no meio daqueles que realmente queria ler naquele mês, que era diferente de tudo o que eu sempre lia. Eu abri o leque, fazendo assim e descobri que com o tempo, os romances não falavam mais comigo como falam os livros mais didáticos. Na juventude não gostava de nenhum didático, agora não consigo ler nenhuma ficção.

2 – Leia acompanhado de lápis e papel – Podemos ler um capítulo de um livro em alguns minutos, assim como podemos ler esse mesmo capítulo, no automático e quando acabamos mal sabemos o que lemos. Uma maneira de se aproveitar melhor a leitura é fazendo anotações e resumos. Não precisa ser um grande resumo para o professor ver, pois aliás nem tem professor. O resumo é para você compreender melhor a história que você está lendo. Num livro de ficção, por exemplo, podemos fazer um resumo de um parágrafo. Num livro escolar, ou num estudo bíblico, devemos fazer mais anotações e mais resumos que bem podem ser curtinhos.

3 – Leia com objetivos estabelecidos – Todos os livros deveriam ser lidos por nós com maior interação, mas sobretudo a Bíblia, nós devemos ler com objetivos. Vou ler os evangelhos, para descobrir como era o ministério de profeta de Jesus, por exemplo, ou vou ler João para entender o que ele disse da igreja. A bíblia é uma cidade com muitas ruas, se você não souber para onde está indo e nem o eu está procurando, corre o risco de não chegar a lugar algum.

4 – Se tiver tempo, leia duas vezes – No caso da leitura bíblica dos cristãos, compreendo que muitos pensam que estão lendo corretamente a Bíblia e não estão. Primeiro não se Le um livro saltando páginas ou capítulos. A Bíblia é um livro que conta uma história. Um dia perguntaram pra mim como devemos ler a Bíblia? A minha resposta foi: Você começa lendo da primeira página e vai até a ultima. Consta que George Muller leu a Bíblia mais de 200 vezes.

Eu acredito firmemente que só ir lendo a Bíblia, desembestado não é o ideal. Acredito mais num plano mais ou menos assim: Primeiro você Le a Bíblia toda. Numa segunda leitura você já vai ter mais orientação do que está lendo e mais ou menos em que parte do plano da salvação está aquele livro. Então nessa segunda leitura você vem observando as divisões do livro e quais são os personagens principais e o que eles fazem. Anote tudo o que descobrir. Não rabisque a sua Bíblia. Não escreva nada nela. A terceira leitura pode ser feita com a ajuda de livros de introdução e comentários bíblicos. E depois que você tiver essas três bases, deve partir a ler livros de teologia sistemática e teologia em geral e não deve parar mais.

Se lermos bem da primeira vez o texto bíblico, vai ficar mais fácil das próximas. Nós estamos aqui para meditar no Salmos 13. Talvez já o tenhamos lido muitas vezes, mas agora surgiu a necessidade de estudar o Salmos e compreender mais profundamente o que ele diz.

5 – Opte pelos resumos – A igreja tem nos ensinado a ler os textos bíblicos, esmiuçando cada palavra, cada frase, cada situação. Mas precisamos aprender a fazer resumos da Bíblia. Se lermos a Bíblia como se estivéssemos de carro, descobrindo cada rua dessa gigantesca cidade, imagine estudar a Bíblia como se estivesse num satélite orbitando a Terra e você visse essa cidade de cima. Do satélite da pra ver várias ruas por vez, ou vários capítulos ou até livros inteiros da Bíblia.

6 – Pesquise o que vai ler – Hoje em dia, antes mesmo de comprar um livro, nós lemos algo sobre ele na Internet, ou até assistimos a um vídeo, onde alguém faz um resumo do livro e vamos assim então descobrindo o que ele contém. Existem várias introduções aos livros bíblicos, onde podemos indicar várias, mas precisamos saber também qual é o fim da leitura daquela introdução e comentário que você vai ler? Se é só devocional é uma coisa, mas se é para ensinar ou pregar na igreja, eu indico por exemplo, a coleção de comentários de Hernandes Dias Lopes, que é menos técnico e mais voltado para pregação. A introdução e comentário bíblico vida nova é minha companheira faz muito tempo. O Hernandes é menos técnico e mais voltado para a pregação, o Vida Nova é mais técnico. Tem horas que a gente precisa mais de um tipo e outras horas mais de outro tipo. Leia o comentário que você quiser, desde que você esteja crescendo no conhecimento da Bíblia e se convertendo.

SALMOS 13

O Salmo 13 é uma oração de fé do crente a Deus. O estudo bíblico do Salmo 13 mostra que apesar da perseguição, oposição e circunstâncias difíceis, o povo de Deus pode se deleitar em sua graça e proteção. Aqui já lemos o Salmos observando as divisões.

AS EXPRESSÕES DE DESESPERO (SALMO 13:1-4).

1. Até quando, ó Senhor, te esquecerás de mim? para sempre? Até quando esconderás de mim o teu rosto?

2. Até quando encherei de cuidados a minha alma, tendo tristeza no meu coração cada dia? Até quando o meu inimigo se exaltará sobre mim?

3. Considera e responde-me, ó Senhor, Deus meu; alumia os meus olhos para que eu não durma o sono da morte;

4. para que o meu inimigo não diga: Prevaleci contra ele; e os meus adversários não se alegrem, em sendo eu abalado.

AS EXPRESSÕES DE ALEGRIA E CONFIANÇA PELO LIVRAMENTO DO SENHOR (SALMO 13:5,6).

5. Mas eu confio na tua benignidade; o meu coração se regozija na tua salvação.

6. Cantarei ao Senhor, porquanto me tem feito muito bem.

A DEMORA NA RESPOSTA DA ORAÇÃO

1-3 - PORQUE DEUS DEMORA EM RESPONDER A ORAÇÃO? – As pessoas não dizem, mas um dos fatos que fazem as pessoas se desviarem da igreja é a demora em Deus responder a oração. Por que Deus demora, sendo que a Bíblia está cheia de versículos que dizem que Deus responde rápido é um enigma, a qual tentamos dar uma resposta adequada, que muitas vezes não convence.

1 – Deus demora porque Deus é demorado – Essa resposta pode chocar o leitor radical da Bíblia, mas não a pessoa que anda com Deus. Se resumirmos o evangelho devocional em duas partes: Oração e Palavra, notamos que a oração é o que efetivamente nos põe em contato com Deus e a palavra revela Deus. Todo crente começa orando muito, mas logo, ao observarmos que a resposta tarda, muitos param de orar e alguns até abandonam a fé cristã por causa disso. Sabendo desse fato imaginamos que a melhor política era Deus responder rápido as nossas orações, mas o contrário é o que acontece: Deus demora.

A demora de Deus vai mostrar e criar algumas coisas em nós. Orar ou parar de orar vai mostrar a nossa perseverança, ou falta dela. Paciência, confiança, serão postas à prova. Deus demorar ou até mesmo não responder nessa vida nossas orações é uma tática que expõe se realmente somos cristãos ou não. Quais são nossas motivações para buscar a Deus? Muitas orações são apenas egoístas e gananciosas.

2 – Por que temos que orar? – Por que temos que orar é outro enigma bastante grande. Deus na verdade não precisa de nossas orações, quem precisa delas somos nós. Nos parece que alguns fatos na vida de todos vão acontecer à revelia, queiramos ou não, mas outros fatos só vão acontecer se nós orarmos. Podemos sim viver sem orar, mas se orar vai mostrar realidades que nós não conhecemos, então é melhor vivermos orando.

3 – Deus responde oração – É necessário dizer que Deus responde oração, pois a impressão que palavras como esse Salmos nos dão a idéia que oramos e nunca somos respondidos. Não é verdade, Deus responde orações. Mas Deus responde a oração, do seu jeito. Daniel nos ensina uma grande lição ao compreender que o tempo do cativeiro havia acabado (Dn 9.1-4). Daniel orou para entender o que Deus estava fazendo. Daniel fez uma oração de alinhamento. Ele orou para se alinhar, para compreender e estar no plano de Deus para Israel. Deus não para e nossas orações deveriam ser orações de alinhamento.

4 - O INIMIGO GENÉRICO – A idéia que se tem é que o salmista está orando por um inimigo genérico, um problema, que pode ser uma doença, ou uma situação que estava vivendo e não propriamente uma pessoa ou um exército. A Bíblia nos ensina que devemos orar por todas as coisas. A oração é um enigma que transforma realidades. Quem mais ora parece ter mais controle sobre sua vida, ou mais coisas acontecem com ele do que com quem não ora. A oração é uma pratica, devemos nos esforçar nela.

O RECONHECIMENTO DA BONDADE DE DEUS

5 – 6 – A confiança em Deus - Depois de o salmista orar pela sua situação, ele traz algumas palavras de vitória.

1- Ele confia na bondade de Deus – A Teologia nos ensina que Deus é bom para a sua criação. Deus faz bem para todos os seres que ele criou: anjos, homens ou animais. Podemos confiar que Deus sempre vai querer o nosso bem.

2- Seu coração fica alegre na sua salvação – A palavra regozijar aqui da a idéia que o salmista fica cheio do Espírito ao desfrutar da salvação. E aqui entra o elemento teológico da pregação: Salvação. Por quê precisamos de salvação? Por que pecamos e o pecado será julgado por Deus. De quem somos salvos? Da ira de Deus. Como somos salvos? Através do sacrifício de Cristo na cruz e da ressurreição, que gera em nós nova vida, nova criatura. Se aceitei a Jesus, posso confiar na minha salvação? Sim, primeiro pela palavra e segundo pelo testemunho do Espírito Santo em nós.

3- Cântico de vitória – Muitas orações acabam com louvor. Quando estamos orando, algumas vezes implorando angustiados, vem a nós um louvor, um cântico. Quando isso acontece podemos perceber que Deus está respondendo as nossas orações. Muitas orações são respondidas com um louvor espontâneo que nos sobrevém. Quando isso acontecer, vir um louvor ao final da sua oração saiba que a vitória é sua.

Amém

Fique na paz

pslarios
Enviado por pslarios em 28/12/2021
Código do texto: T7416716
Classificação de conteúdo: seguro