APRENDENDO O QUE FAZER QUANDO DEUS ESTÁ EM SILÊNCIO E NÃO RESPONDE

HABACUQUE

Spurgeon pregava sob aquilo que ele estava aprendendo. Eu também. Devido a alguns questionamentos: Porque pandemia? Até quando esse governo? Salários baixos e inflação alta, entre outras, cheguei a Habacuque. Entenda que estou lendo a bíblia agora pela 5ª vez, mas agora observo Habacuque com outros olhos. Olhos necessitados de uma resposta. Com isso acabei sendo levado a uma doutrina que desconhecia – mas que tem vasto material escrito, vim a descobrir – A Doutrina do Silêncio de Deus.

Habacuque é um sacerdote que virou profeta ao escrever seu pequeno livro de 3 capítulos. Aparentemente o livro é meio bagunçado e acabamos compreendendo pouco o que é que o livro quer dizer e nos passar, a nós, crentes do Novo Testamento, vivendo no século XXI.

Habacuque indaga a Deus porquê ele orou e Deus não respondeu. Ele então passa a clamr, que é uma espécie de oração mais forte, mais alta e Deus não respondeu. Ele passa então a gritar e Deus não responde.

Nos deparamos assim com o silêncio de Deus. Independente do motivo da oração, fomos ensinados que Deus reponde todas as orações e ao contrário dessa teologia rasa que temos hoje em dia, Deus não responde com sim, não e talvez. O talvez foi um acréscimo humano que veio da falta de ler melhor a Bíblia. “Seja, porém, o vosso falar: Sim, sim; Não, não; porque o que passa disto é de procedência maligna.” Mateus 5:37 Se Jesus nos ensinou que devemos responder com sim e não, e acresce que o que passa disso é maligno, você acha que Deus vai responder com talvez? Essa é uma teologia ruim.

O problema surge quando Deus não responde nada. Habacuque fez 3 coisas: orou, clamou e gritou. Demorou, mas Deus respondeu de 3 formas: com o silêncio, audivelmente, ou com palavras e manifestando o milagre. Silêncio, palavras e milagre.

Deus não estava alheio aos questionamentos do profeta, mas demorou a responder, mas respondeu.

O SILÊNCIO, A PALAVRA, O ESPÍRITO E A IGREJA

Agora que fui confrontado com “A Doutrina do Silêncio de Deus”, observo que existe muito silêncio na Bíblia. Deus estava em silêncio na eternidade, até o momento que disse a primeira palavra: Haja Luz. A luz quebrou o silêncio. Mas o silêncio persiste na Trindade, quando nos revela que Cristo é o verbo, isso só no Novo Testamento, no livro de João. Aparentemente, o Antigo Testamento ainda era época de silêncio, pois a Palavra veio com Cristo. E sabemos que é o Espírito que faz com que a palavra revelada seja real de fato, na nossa vivência, através da nossa permanência no Espírito.

Já li bastante coisa a respeito da Doutrina do Silêncio, mas não vi ninguém falando sobre a Igreja. A Igreja está no silêncio, até o momento que fala: orando, pregando, profetizando. Somos igreja do verbo quando rompemos o silêncio e oramos, pregamos ou profetizamos o que nos foi revelado. Entenda que não é orar qualquer coisa, mas orar o que o Espírito Santo nos inspira a orar, pregamos o que o Espírito Santo nos orienta a pregar, e profetizamos o que o Espírito Santo nos faz profetizar.

Habacuque achou que Deus não respondia, mas orou e não resolveu, então ele passou a clmar e não resolveu, Habacuque então deu uma de doido e começou a gritar e Deus rompeu o silêncio e respondeu.

Nós oramos apressados, como tudo o mais que estamos fazendo: de forma apressada. Começamos a assistir um filme, achamos uma cena meio demorada e assistimos pulando o filme. Muitos desistiram de ler livros, quem ainda não desistiu não sabe mais saborear uma história contada em detalhes, quer um fast food rápido. Eu regulei o micro para desligar em 3 segundos, passou disso acho que está demorando. Sinto agonia quando ligo o micro e ele demora exatamente um minuto para entrar na Internet. Não estamos tendo paciência para ouvir uma pregação de uma hora, e estamos preferindo uma de 15 minutos, que não vai dar tempo de ensinar nada. Meu cunhado orou duas vezes poucos minutos e fez um jejum pequeno para que Deus trouxesse uma esposa e na outra semana estava quase desviando da fé, pois Deus não o respondeu.

Uma lição que deveríamos tirar de uma época onde precisamos de uma resposta de Deus e não obtemos ainda a resposta, é por que ainda não oramos o suficientemente mínimo, para Deus responder. A taça de oração ainda não está cheia, para Deus poder responder.

Uma lição parecida é a passagem onde Deus mandou o povo santificar três dias, pois no terceiro dia Deus desceria no Monte Sinai. Três dias é o mínimo de tempo para obter a mínima santidade perante o Senhor. Muitos que acham que estão santificando, não conseguem mais ficar três dias em santidade.

O que estamos pedindo é grande ou pequeno? Depende de pessoa a pessoa, concordo. Uma irmã uma vez me pediu para ajudá-la em oração, pois ela estava pedindo um rádio, até o final do ano. Estávamos no meio do ano. Eu não disse, mas achei a fé da irmã muito pequena. Eu orei uma única vez, uma oração rápida, agradecendo, pois sabia no meu interior que Deus já havia respondido a minha oração, antes mesmo de começar a orar. Pra ela, que o marido estava trabalhando e ela também, comprar um rádio era muito difícil, mas pra mim, que na época estava desempregado era muito fácil e orei já agradecendo a resposta afirmativa.

Deus me levou a orar durante um ano, pela minha esposa. Orei quase três anos pelo emprego que estou a 28 anos. Estou com 60 anos e estou orando por uma casa desde os meus 25 anos e sei que Deus pode e quer me dar essa casa, além de quê sei que Deus está ouvindo a minha oração.

ORAR, CLAMAR, GEMER

Habacuque orou e a resposta não veio. O que vamos fazer, parar de orar? O profeta passou a clamar, ele intensificou a sua oração. A resposta ainda não veio, Deus estava em silêncio. O profeta passou a gritar, que é o grau máximo de oração. Entenda, não estou mandando ninguém ficar doido e sair gritando com Deus. Entendemos hoje, pela leitura do Novo Testamento que a nossa oração é intensificada pelo Espírito com gemidos, ou a maior manifestação do nosso espírito humano, que queremos e precisamos do que queremos e precisamos.

Entenda que nós não precisamos que ninguém ore por nós. No Novo Testamento todos podemos falar diretamente com Deus. Se você está orando e Deus ainda não respondeu, é por que você orou pouco a respeito daquilo que está pedindo a Deus. Quanto mais oramos, mais certeza sob ao nosso coração de que Deus quer nos dar o que pedimos a Ele.

O silêncio de Deus é rompido com as orações dos crentes, com a palavra da pregação e a fé que profetiza.

Não está obtendo resposta de Deus? Provavelmente você está pedindo algo que para você é muito grande e você precisa de mais fé a respeito desse assunto, que vai vir lendo e aprendendo a Palavra de Deus: a Bíblia - orando mais, clamando mais, jejuando mais e santificando melhor. Muito provavelmente a benção ainda não veio porque a fé ainda não alcançou. Quando estivermos cheios do Espírito, nadando na fé, dando braçadas nas águas do Reino de Deus, a resposta não vai demorar. Então é preciso encher do Espírito e isso a gente faz orando, lendo a Bíblia e livros de Teologia ou Devocinais, escutando pregações, escutando hinos e cantando, aprendendo mais de Deus , ensinado ou pregando.

Amem!

Fique na paz de Cristo.

pslarios
Enviado por pslarios em 23/01/2022
Código do texto: T7435601
Classificação de conteúdo: seguro