Em defesa do universalismo cristão e mais reflexões

CAPÍTULO FINAL DO MEU LIVRO "MEMÓRIAS E PENSAMENTOS DE UM ESQUIZO"

Se eu tenho um bom motivo pra deixar de me considerar cristão. Esse motivo é o inferno de tormento eterno! Esse dogma é ensinado na maioria esmagadora das igrejas cristãs pelo mundo, isso inclui a igreja católica romana, que colocou essa ideia absurda no cristianismo. Pois até onde sei, segundo fatos históricos, os primeiros cristãos acreditavam na salvação de todos, mesmo que muitos ficassem no inferno pra sofrer muito tempo como uma forma de se purificarem. Mas que depois todos que estivessem no inferno um dia iriam se arrepender, aceitar o amor de Jesus e serem salvos, tirados do inferno justamente pra irem pro céu. Se vocês pesquisarem no google o termo universalismo cristão, recomendo irem pra página do wikipedia que fala muito a respeito disso. Segundo estudiosos, quando Jesus diz na bíblia que haverá aqueles que vão pro castigo eterno, ele não quis dizer que você iria sofrer eternamente. Mas que sofreria por uma longa era. Pois o original grego que foi traduzido pra eterno, cuja palavra é aion. Nunca significou período de tempo infinito, mas sim período de tempo muito longo, algo que varia de mil anos a bilhões de anos. Também é usada a palavra aion pra descrever o tempo que você estaria no céu. Ou seja... Até seu tempo no céu que duraria muitas eras teria fim, mas já que tanto o céu e o inferno teria fim, o que aconteceria com a alma de todos depois?

Vou responder a essa pergunta mais à frente no que eu irei escrever, com base na própria bíblia. Mas tudo bem, vamos logo ao que interessa, que é eu por meus argumentos aqui que te levarão a crer que o universalismo cristão é um pensamento de acordo com a própria bíblia. Vou mostrar aqui um trecho da bíblia que diz algo bem claro sobre o deus cristão. Esse trecho está em Jó 42:1-2, lá diz o seguinte:

Então Jó respondeu ao Senhor e disse:

"Bem sei que tudo podes, e nenhum dos teus planos pode ser frustrado.” (Bíblia Almeida atualizada)

Esse trecho da bíblia é bem claro em afirmar com todas as palavras, que todos planos de Deus se concretizam, tudo que Ele deseja, que Ele quer, Ele vai conseguir simplesmente porque é onipotente. Você como ser humano pode desejar muitas coisas, planejar ter muitas coisas, mas nem tudo vai conseguir. O motivo é simples, você não é onipotente! Creio eu que quando todo cristão lê esse trecho de Jó 42:1-2, ele vai concordar comigo e dar glórias a Deus por Ele conseguir cumprir todos seus planos! Certo então, agora vou mostrar na bíblia quais são os planos de Deus. Começando por 1 Timóteo 2:3-4 que está escrito o seguinte:

Isto é bom e aceitável diante de Deus, nosso Salvador,

que deseja que todos sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade. (bíblia Almeida atualizada)

Esse trecho da bíblia é claro em dizer, que tudo que Deus mais deseja, é salvar a toda humanidade. Pra quem não sabe, desejar e planejar são sinônimos, está claro isso no dicionário Aurélio. Aí que vem a pergunta, se Deus consegue cumprir todos seus planos e tudo que Ele mais quer é salvar a toda humanidade. Você cristão vai duvidar que ele consiga? Se você dizer pra mim que vai ter gente sofrendo eternamente no inferno, vai estar dizendo pra mim que seu deus onipotente fracassa em seus planos. Se seu deus fracassa em seus planos, ele não é onipotente... Talvez só esse versículo que eu mostrei pra você de que o desejo de Deus é salvar a todos e ver todos arrependidos um dia não te convença. Certo, deixa eu mostrar outros então. Vamos ler 2 Pedro 3:9 que diz o seguinte:

O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a julguem demorada. Pelo contrário, ele é paciente com vocês, não querendo que ninguém pereça, mas que todos cheguem ao arrependimento.

Outro versículo da bíblia que deixa bem claro que Deus quer ver todos homens se arrependendo do mal que fizeram. De novo, fica a pergunta. Você dúvida que Deus todo onipotente vá conseguir fazer todos se arrependerem do mal que fizeram e serem salvos por livre espontânea vontade? Ele afinal não é um ser onipotente e a própria bíblia já não diz claramente que Deus consegue tudo que deseja ou planeja? Esses versículos ainda não foram o suficiente pra te convencer? Vou mostrar mais outro então. Vamos pra Romanos 14:11 que está escrito assim:

"Por minha vida, diz o Senhor, diante de mim se dobrará todo joelho, e toda língua dará louvores a Deus."

A bíblia mais uma vez sendo clara em dizer que toda humanidade e criatura, um dia vai ter seus joelhos se dobrando diante de Jesus ou Deus e que irá aceita-lo. Pois vão estar o louvando! Dizem que Deus, Jesus é o puro amor. A sua própria bíblia cristão, diz que todos um dia vão aceitar o Amor que é Deus ou Jesus! Mas você deve estar confuso agora e se perguntando agora: “Como assim todos um dia vão aceitar Jesus e ser salvos? Há várias passagens no Novo testamento que o próprio Jesus afirma que haverá aqueles que vão escolher ficar longe de Deus, sofrendo eternamente no inferno. As pessoas tem livre arbítrio pra escolher o céu e o inferno, terá aqueles que vão escolher ficar eternamente no inferno! E o livre arbítrio?” Vamos raciocinar de novo então, o que leva um homem perverso se arrepender de todo mal que fez e buscar a sua redenção pra se tornar um homem bom? Sofrer! Sofrer muito! É isso que normalmente vai faze-lo refletir sobre todo mal que fez na vida pra depois se tornar um homem bom e aceitar Jesus. Ou aceitar o Amor! Quando a bíblia diz que só Jesus salva, não está querendo dizer que só crendo no messias Jesus você será salvo, na verdade fala pra você crer no Amor! Pois Jesus é amor! Há alguns que só irão aceitar Jesus depois de sofrerem muito em vida e decidirem ir pra o lado do bem. Mas a maioria dos seres humanos que cometem erros pesados, nunca sofrerão na sua vida terrena, só irão conhecer o sofrimento depois da morte! Eles irão sofrer muito no dito fogo do inferno! Lá irão refletir sobre todo mal que fizeram e vão desejar que o sofrimento acabe, vão se arrepender com todas as forças do mal que fizeram. E como diz em Romanos 14:11, todo joelho vai se dobrar e louvar a Deus. Não terá porque Deus punir eternamente almas no inferno se todos lá vão aceita-lo e louvá-lo. Deus como ser onipotente, consegue fazer todos o escolherem sem ferir o livre-arbítrio. Ele tem muito tempo pra conseguir isso, sinceramente cristão, quem não se arrependeria de todo mal que fez depois de estar sofrendo no fogo do inferno por mil anos, 1 milhão de anos, ou 1 bilhão de anos!? Até Lúcifer e todos seus demônios iriam se arrepender! O sofrimento contínuo, faz todos se arrependerem de suas más ações!

A quem irão clamar pra serem retirados de lá? Ao único que os pode tirar, Deus! Você como cristão pode até vir argumentar comigo com a parábola do rico e do Lázaro. Onde o rico no inferno vê o profeta Abraão e o Lázaro no céu, ele pede a eles pra tirá-lo de lá. O profeta Abraão diz que nem ele e nem os anjos podem o tirar de lá. Mas em nenhum momento nessa parábola, se toca na possibilidade do rico clamar a Deus pra tirar ele do inferno! Os anjos, os profetas podem não ter poder pra resgatar almas do inferno, mas Deus tem! Porque Deus é onipotente! A lição que fica é que se o rico pedisse diretamente a Deus pra sair do inferno ele seria resgatado de lá! E de novo volto a repetir, como Deus quer que todos um dia sejam salvos, o inferno de fogo é o melhor lugar pra fazer todos um dia se arrependerem do mal que fizeram pra aceitar Jesus! Deus como um ser perfeito e onipotente, faria o inferno a prisão perfeita, aquela que pune e faz a ressocialização de 100% dos seus presidiários! Se você como cristão nega isso, nega que Deus é amor e infinita bondade. Aliás, como você pode dizer que seu deus é infinito amor se ele criou um lugar pra você que não o ama sofrer torturas eternas e sem fim?

Pense comigo, se você tortura um perverso por muito tempo, você também só prova que é perverso. Se o deus cristão tortura no inferno o perverso por tempo infinito, ele só prova que é infinitamente mais perverso que você! Nem venha me dizer que seu deus não tortura no inferno o pecador, porque ele é onipresente, então vai estar no inferno também torturando o perverso! Você talvez cristão vá vir me dizer: “Deus é amor mas também é justiça.” Sério mesmo que você acha justo, que alguém que pecou por tempo finito, seja punido por tempo infinito com torturas no inferno? Não fica claro que isso é uma punição desproporcional? Até os juízes da Terra dão uma punição que tem fim, essas punições maiores podem ser de 30 anos de prisão, prisão perpétua ou pena de morte. Todas elas um dia vão ter fim! Você pode vir com a desculpa que a justiça de Deus é diferente da humana... Vamos ser claros aqui meu caro cristão... O homem faz a justiça de Deus ser muito pior do que a humana... E você não ama a Deus por amor, você o ama por medo de ir pra o inferno sofrer eternamente. Sabe a mulher que fica com o marido pro resto da vida, pois se deixar ele, ela vai ser morta por ele? Essa é a relação que você tem com seu deus, uma relação tóxica igual de uma mulher com um marido abusivo! Pense! Agora, não foi na própria bíblia que Moisés aprendeu com Deus que justiça é olho por olho e dente por dente? A ideia do olho por olho e dente por dente, é de que se haja uma punição equivalente ao mal que você fez. Mas quando você fala que crê num deus que ensinou o olho por olho e dente por dente, que é capaz de punir alguém no inferno eternamente. Você diz a mim que seu deus ensina uma coisa e pratica outra totalmente diferente! Que seu deus é um ser hipócrita! Pois o inferno que tanto a maioria dos cristãos pregam, é de um deus que se você arranca o dente de alguém, ele no inferno irá arrancar todos seus dentes, toda suas unhas, todos seus fios de cabelo, toda sua pele e que fará isso infinitas vezes! Dando uma punição infinitamente desproporcional ao que ele mesmo ensinou a Moisés!

Aí eu te pergunto cristão, porque seu deus não iria praticar a lei do dente por dente e olho por olho no inferno pra aplicar sua justiça? Não foi esse tipo de justiça que ele ensinou a Moisés? Se você vier me dizer de novo que Jesus ensinou em várias partes da bíblia que o castigo será eterno, você só está deixando claro pra mim que a bíblia é contraditória! Pois como mostrei a você, seu livro sagrado diz de forma clara que seu deus consegue tudo que quer e que tudo que mais quer, é salvar toda humanidade. De novo te pergunto, você dúvida que Deus consegue cumprir todos seu planos? Dúvida que Deus vai conseguir cumprir o plano de salvar toda humanidade? Se dúvida ou afirma que não, está afirmando que seu Deus fracassa e não é onipotente. Se vier de novo com esse papo que não se pode arrepender no inferno e clamar a Deus pra sair de lá, até contra a bíblia você está afirmando. Vou mostrar a você trechos no livro dos Salmos, que deixa bem claro que se você pedir a Deus pra sair do inferno ele vai te tirar de lá. Está escrito assim de forma bem explícita na bíblia católica, quem dera se estivesse explícito assim nas outras bíblias evangélicas. Vamos lá, primeiro no Salmo 86:12-13 e na Bíblia Ave Maria salmo 85, eis o que diz:

De todo o coração eu vos louvarei, ó Senhor, meu Deus, e glorificarei o vosso nome eternamente.

Porque vossa misericórdia foi grande para comigo, arrancastes minha alma das profundezas da região dos mortos.

Pra quem não sabe, inferno também é chamado de região dos mortos, olha o que esse mesmo versículo diz na bíblia Almeida corrigida e fiel:

Louvar-te-ei, Senhor Deus meu, com todo o meu coração, e glorificarei o teu nome para sempre.

Pois grande é a tua misericórdia para comigo; e livraste a minha alma do inferno mais profundo.

Vamos a outro Salmo 29:2-5, da bíblia católica, na versão Ave Maria:

Senhor, meu Deus, clamei a vós e fui curado.

Senhor, minha alma foi tirada por vós da habitação dos mortos; dentre os que descem para o túmulo, vós me salvastes.

Ó vós, fiéis do Senhor, cantai sua glória, dai graças ao seu santo nome.

Porque a sua indignação dura apenas um momento, enquanto sua benevolência é para toda a vida. Pela tarde, vem o pranto, mas, de manhã, volta a alegria.

É uma pena que nas bíblias evangélicas não deixam esses trechos dos Salmos tão claros... Mas vou mostrar outro trecho do Salmos, o Salmo 103:8-9 da bíblia Almeida corrigida e fiel.

Misericordioso e piedoso é o Senhor; longânimo e grande em benignidade.

Não reprovará perpetuamente, nem para sempre reterá a sua ira.

Esse salmo 103:8-9 é claro em dizer que Deus não reprova perpetuamente, ou seja, ninguém ficara eternamente no inferno. Pois se ficasse, Deus teria que reprovar eternamente. Eternamente e perpetuamente são sinônimos pra quem não sabe, só conferir no Aurélio. Também nesse trecho do salmo 103, diz que a ira de Deus não dura pra sempre. Duraria pra sempre se ele fosse te punir eternamente no inferno, mas esse versículo diz que não dura! Então não faz sentido dizer que você será punido no inferno eternamente. Em outras traduções da bíblia, em vez de usarem a palavra reprova, usam repreende. Pois sabem que a palavra “repreende” é mais leve que “reprova”, mas adivinha só, essas duas palavras são sinônimos!

Tem outros versículos bem interessantes que tirei de Lamentações 3:31-33 pra você ler.

O Senhor não rejeita ninguém para sempre.

Ele pode fazer a gente sofrer, mas também tem compaixão porque o seu amor é imenso.

Não é com prazer que ele nos causa sofrimento ou dor. (BÍBLIA NTLH)

Outra vez a bíblia dizendo Que Deus não rejeita ninguém pra sempre e que não sente prazer em punir, afirmando que Deus tem compaixão e amor imensos. Só esse trecho de Lamentações faz tanto aniquilacionistas e crentes no tormento eterno no inferno estarem errados e contradizerem o que a bíblia diz. Eles podem dizer que tem trechos na bíblia que fala na condenação eterna do pecador ou na aniquilação do pecador, mas esses trechos contradizem a própria bíblia como outros vários trechos que se contradizem, quando se trata de afirmar se Deus pune ou não eternamente no inferno. Nesse capítulo só mostro alguns desses trechos. Só se Deus rejeitasse pra sempre, faria sentido almas estarem no inferno, mas a própria bíblia é clara em dizer que Deus não rejeita ninguém pra sempre, como te mostrei em linhas anteriores. E agora cristão? O que vai pensar?

Você cristão talvez até me venha com aquele papo de texto e contexto. Mas cá entre nós... Esse papo de texto ou contexto é a desculpa mais fraca que eu vejo cristãos e teólogos dar... Aí você cristão vai vir me dizer. “Então todo mundo vai ser salvo? Eu vou ser obrigado a conviver no céu com psicopata e estuprador que aceitou Jesus no inferno? Isso é injusto!” O mais estranho que você cristão aceitaria conviver com um psicopata serial killer que matou muitas mulheres, no céu depois dele aceitar Jesus no último minuto de vida, porque você diz que a misericórdia de seu deus é infinita. Pra você tudo bem esse psicopata serial killer ir pro céu conviver com as mulheres que ele matou no céu depois de aceitar Jesus no último minuto de vida, mas não vale ele ir pro céu depois de aceitar Jesus no inferno após ter sofrido mil anos por lá. Onde tem lógica nesse seu pensamento? Como você pode dizer que a misericórdia de seu deus é infinita se ela só dura enquanto você está vivo na Terra? Se ela só dura enquanto você está vivo na Terra, é óbvio que ela tem fim! Se a misericórdia de Deus é mesmo infinita, Ele vai aceitar seu arrependimento até quando você estiver no inferno! Será que você cristão consegue notar a contradição óbvia? Já foi ler no Aurélio o que significa infinito? Lá vai dizer que é aquilo que tem início mas não tem fim. Aí você cristão vem me dizer que a misericórdia de seu deus é infinita, mas só dura enquanto nós estamos encarnados... Nossa... Mas o que é que seu pastor ou padre pôs na sua cabeça? Ele pôr a caso tirou o seu cérebro e botou bosta no lugar pra você não pensar?

Não é interessante pra maioria dos pastores e padres você deixar de acreditar no inferno de tormento eterno, eles precisam botar medo em você pra que de 10% do seu salário pra eles. Aí sabe o que eles vão fazer na maioria das vezes com seu dinheiro? Gastar tudo no luxo e na putaria, dominar as massas! Engraçado eu ver tanto pastor e padre ficando rico com o dinheiro do dízimo e das ofertas, vivendo vidas luxuosas, parece que eles não leram uma parte do livro de Mateus, que Jesus fala pra você não acumular riquezas na Terra! Vou mostrar aqui essa parte pra vocês. Olha o que disse Jesus em Mateus 6:19-20:

Não ajunteis para vós tesouros na terra, onde a ferrugem e as traças corroem, onde os ladrões furtam e roubam.

Ajuntai para vós tesouros no céu, onde não os consomem nem as traças nem a ferrugem, e os ladrões não furtam nem roubam.

Jesus se mostrando um homem anticapitalista e de esquerda pra variar... E nós hoje tendo pastores bilionários e milionários! Sacerdotes católicos também vivendo com milhões ou bilhões de dólares ou reais! Talvez você acha que eu esteja falando uma besteira ao dizer que Jesus seguia a esquerda do espectro político, que fique claro que ser de esquerda não significa que você tem que apoiar tudo que esquerda propõe, como o aborto por exemplo. Existe a centro esquerda por exemplo que prega muitas ideias da esquerda, mas também prega algumas ideias da direita.

Na verdade, esse dogma do inferno de tormento eterno é uma ideia pagã que veio desde o zoroastrismo, depois foi aderida até pelos judeus fariseus pra depois ser também aderida pela igreja cristã romana. Olha que nem mesmo no zoroastrismo esse castigo no inferno era sem fim! Os fariseus que inventaram essa de ser sem fim a punição no inferno. E o motivo sempre foi bem simples, colocar medo nos fiéis pra eles darem muito dinheiro pra esses sacerdotes espertalhões gastarem tudo no luxo e putaria, dominar as massas! As pessoas ficam acreditando tanto no inferno, que será uma punição sem fim pra os maus, que deixam de lutar pra punir os perversos aqui mesmo na Terra! Ficam achando que será o seu deus que fará isso no pós vida... Pior! Acreditam tanto que o deus delas da essa punição desproporcional, que tem uma certa perversidade dentro de suas almas enrustida, que quando soltar ela vão dar uma punição desproporcional a quem comete um crime! Por isso que tem gente que pega um ladrão de celular que espanca o cara até a morte! Até entenderia na raiva dar algumas porradas no ladrão pra ele ficar temporariamente incapacitado, mas pra que bater nele até a morte? Isso é uma punição muito desproporcional. Eu entenderia pegar um estuprador que estuprou uma mulher uma vez só a deixando viva, você pegar um homem desses e o estuprar também apenas uma vez. Mas nós sabemos como são nossas prisões, lotadas de presos evangélicos que pegam estupradores e o estupram inúmeras vezes na cadeia dando uma punição desproporcional! Agem dessa forma perversa justamente por crerem no castigo sem fim e desproporcional que existe no inferno!

Sim meu caro leitor e leitora, crer no inferno pode fazer a maioria de nós humanos sermos perversos e darmos uma punição injusta aos perversos! Por isso mesmo eu sempre irei combater esse ensinamento tão atrasado e maligno. Me sentiria muito bem se todo cristão e muçulmano abandonasse essa doutrina tão maliciosa! Falo cristãos e muçulmanos, porque judeus em sua esmagadora maioria não acreditam no inferno eterno Talvez você ainda vai insistir na bíblia e dizer que Jesus ensinava a punição eterna, algo que já disse pra você que é uma clara contradição bíblica. Se Jesus ensinou a punição eterna, de onde Paulo tirou a ideia de que Deus quer que todos homens sejam salvos? Ele aprendeu isso quando aprendeu sobre a parábola da ovelha perdida que Jesus ensinou. Onde Jesus deixa bem claro que veio pra salvar os perdidos. Vamos ler aqui ela que está em Lucas 15:2-7 a seguir:

Os fariseus e os escribas murmuravam: Este homem recebe e come com pessoas de má vida!

Então lhes propôs a seguinte parábola:

Quem de vós que, tendo cem ovelhas e perdendo uma delas, não deixa as noventa e nove no deserto e vai em busca da que se perdeu, até encontrá-la?

E depois de encontrá-la, a põe nos ombros, cheio de júbilo,

e, voltando para casa, reúne os amigos e vizinhos, dizendo-lhes: Regozijai-vos comigo, achei a minha ovelha que se havia perdido.

Digo-vos que assim haverá maior júbilo no céu por um só pecador que fizer penitência do que por noventa e nove justos que não necessitam de arrependimento.

Eis o que diz a parábola da ovelha perdida em Mateus 18:10-14:

Vede, não desprezeis algum destes pequeninos, porque eu vos digo que os seus anjos nos céus sempre vêem a face de meu Pai que está nos céus.

Porque o Filho do homem veio salvar o que se tinha perdido.

Que vos parece? Se algum homem tiver cem ovelhas, e uma delas se desgarrar, não irá pelos montes, deixando as noventa e nove, em busca da que se desgarrou?

E, se porventura achá-la, em verdade vos digo que maior prazer tem por aquela do que pelas noventa e nove que se não desgarraram.

Assim, também, não é vontade de vosso Pai, que está nos céus, que um destes pequeninos se perca.

Essa parábola deixa muito claro que a intenção de Jesus sempre foi buscar a ovelha perdida, se referindo aos humanos que se desviaram de Deus, que se desviaram do amor. Aí que eu deixo a pergunta, existe ovelha mais perdida que a alma que está no inferno? O que impediria Jesus de ir ao inferno resgatar suas ovelhas perdidas? Aí nessa parábola é clara em dizer que Deus vai sempre em busca da ovelha perdida, não diz que essa ovelha perdida é o homem vivo na Terra ou vivo no inferno. Só diz que Deus simplesmente vai atrás da ovelha perdida pra resgatar quem está perdido. De novo fica a pergunta, você dúvida que Deus consiga resgatar os perdidos? Não é seu deus que é um ser totalmente onipotente? Já leu o que Jesus diz em Mateus 18:34-35? Vou mostrar aqui:

E, indignado, o seu senhor o entregou aos atormentadores, até que pagasse tudo o que lhe devia.

Assim vos fará, também, meu Pai celestial, se do coração não perdoardes, cada um a seu irmão, as suas ofensas.

Jesus conta em Mateus 18 a parábola do mal devedor, a história do cara que devia lá suas mil moedas ouro ao rei, não tinha como pagar. O mal devedor pediu perdão ao rei e foi perdoado. O mal devedor tinha outro devedor que não perdoou a dívida que era bem menor. O rei ao saber disso o entrega aos atormentadores, que irão punir ele até pagar tudo que deve. E no final diz, que Deus pai vai fazer a mesma coisa. Se é pra o mal devedor ser atormentado até pagar tudo que deve, é porque sua dívida tem fim! Ele não deve infinitamente ao rei! Como diz o final desse capítulo, Deus fará você ser punido depois do juízo final até pagar tudo que deve. Fica a pergunta, se nem com o rei era infinita a dividia, porque seria infinita com Deus nossa dívida? A vida do homem é finita, ele tem pecados finitos, se vai pagar tudo que deve a Deus, vai ter fim essa dívida. Inclusive no final desse versículo, fala que Deus fará com a gente, o que o rei fez com mal devedor que é até pagar tudo que deve e até perdoar quem nos machucou também. Ou seja, não adianta só sofrer todo mal que você já fez, ainda tem que perdoar todos que lhe fez mal. Assim é o justo! E foi Jesus que ensinou na bíblia, parece que contradiz a ideia de sofrer eternamente no inferno como punição pelos pecados... Enxerga isso cristão?

Mas como disse antes, Deus segundo a bíblia é onipotente e quer resgatar a ovelha perdida. Tem inclusive uma parte na bíblia que fala de Jesus indo ao inferno salvar os espíritos em prisão que morreram no dilúvio. Vou citar ela aqui pra vocês em 1 Pedro 3:18-21.

Porque também Cristo padeceu uma vez pelos pecados, o justo pelos injustos, para levar-nos a Deus; mortificado, na verdade, na carne, mas vivificado pelo Espírito;

No qual também foi, e pregou aos espíritos em prisão;

Os quais noutro tempo foram rebeldes, quando a longanimidade de Deus esperava nos dias de Noé, enquanto se preparava a arca; na qual poucas (isto é, oito) almas se salvaram pela água;

Que também, como uma verdadeira figura, agora vos salva, o batismo, não do despojamento da imundícia da carne, mas da indagação de uma boa consciência para com Deus, pela ressurreição de Jesus Cristo;

Talvez você ainda fique pensando: “Não quero dividir com um pecador o céu.” Diz a própria bíblia que a casa de Deus tem várias moradas, os pecadores que foram salvos depois de saírem do inferno não precisam ficar na mesma morada que você está.

Não está escrito na própria bíblia que Jesus ensina a amar nossos inimigos? Você não crê que Jesus ou Deus ama os inimigos que são todos os pecadores? Se Deus ama mesmo seus inimigos igual Ele ensinou a nós a amarmos os nossos, Ele jamais puniria seus inimigos no inferno simplesmente pra os torturar, sem dar uma chance de redenção a eles! Se você é uma pessoa boa e pune seus filhos que estão fazendo o que é errado, você os pune pra que eles deixem de cometer os erros, pra que se concertem. Mas você é um ser humano, não é onipotente, nem sempre vai conseguir punir seu filho pra ele se corrigir. Mas olha Deus, um ser onipotente, ele consegue tudo que quer! Logo irá conseguir punir todos pecadores pra eles se corrigirem e se tornarem do bem, a bíblia já deixa bem claro que esse é desejo de Deus, deixa bem claro também que Deus consegue tudo que quer. Outra vez te pergunto, dúvida mesmo que Deus consiga corrigir todos pecadores e salva-los? Mesmo que Ele faça isso jogando os pecadores no inferno que seria a prisão perfeita? Aquela que pune e faz a ressocialização de 100% dos presidiários?

Se depois de tudo isso que eu lhe disse, você ainda acredita que existe o tormento eterno no inferno, pra mim só tem os seguintes motivos. Ou você é ignorante, ou fizeram uma lavagem cerebral muito forte em você. Ou você é perverso! Um perverso que vai sentir prazer em ir pro céu sabendo que os seus inimigos e indesejáveis pra você vão estar sofrendo eternamente no inferno! Você vai sentir prazer em estar no céu vendo todos pecadores sofrendo eternamente no inferno! Isso definitivamente não é ser do bem! É ser perverso! Você acredita ser do bem porque segue ao cristianismo mas no fundo é um perverso que quer que o deus cristão seja um carrasco a seu dispor, que irá torturar eternamente pessoas no inferno! Você não aprendeu o que significa perdoar, Jesus ensinou que não devemos ter limites pra perdoar quando disse que devemos perdoar 70 x 7. Porque Jesus ou Deus que nos ensinou a não ter limite pra perdoar, teria limites pra perdoar? Você limita o perdão e a misericórdia de Deus quando diz que ele só nos perdoa enquanto estamos vivos aqui na Terra! Você quando diz que ama a um deus que é capaz de torturar eternamente no inferno, tem admiração pelo ser mais psicopata e perverso do universo e no fundo quer ser como ele! Você também é mal! Leia o que diz Ezequiel 18:23 que está escrito:

Terei eu prazer com a morte do malvado? - oráculo do Senhor Javé. - Não desejo eu, antes, que ele mude de proceder e viva?

Se seu próprio Deus não sente prazer na morte do malvado e quer que ele se converta. Você acha mesmo que Deus vai se sentir bem em ver os perversos sofrendo eternamente no inferno? Se seu deus quer que o perverso se converta, acha mesmo que ele não vai conseguir isso um dia? Mesmo que tenha que mandar o perverso pra o inferno pra ele ficar um longo tempo lá, ser purificado e finalmente se converter? Esse capítulo está muito grande, mas é necessário que eu escreva muito a respeito. Existe a ideia também do aniquilacionismo, que é o dogma seguido por adventistas e testemunhas de Jeová, que Deus não pune ninguém eternamente no inferno, que Ele ressuscita os malvados pra depois os jogar no inferno onde queimarão até serem consumidos, destruídos e deixarão de existir. Tem muito mais trechos na bíblia que dão a entender que o aniquilacionismo é mais válido do que a ideia de inferno de tormento eterno. Até Jesus chegou a falar da destruição da alma dos ímpios, tem um trecho que ele diz o seguinte em Mateus 10:28 a ideia de que alma e o corpo é morta no inferno, ou destruída em algumas outras versões:

Não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma; temei, antes, aquele que pode fazer perecer no inferno tanto a alma como o corpo.

Jesus dizendo claramente que no inferno seu corpo e alma serão mortos, ou seja, deixarão de existir. Pois é isso que acontece quando você mata alguém no mundo, o morto vai deixar de existir aqui na Terra. Agora olha Deus, ele mata a alma e o corpo. Só esse versículo devia fazer você cristão pelo menos crer no aniquilacionismo, que a meu ver é mais aceitável que o infernismo, mas não torna o deus cristão um ser de infinita bondade como dizem ser. A aniquilação da alma dos maus só também contradiz a bíblia, que é clara em dizer que Deus quer que todos homens sejam salvos. Mas mesmo os aniquilacionistas, acreditam que Deus aniquila só a alma, mas não destrói o espírito. O espírito que é o sopro de vida sempre volta pra Deus. Aí deixo outra pergunta a você cristão, tem algo que impede a Deus de usar o sopro de vida que já foi seu pra soprar no óvulo no momento da concepção pra se formar uma nova vida, uma nova alma? Não! E a meu ver é muito mais válido Deus fazer isso, sua alma até poderia não renascer, mas seu espírito que é eterno sempre vai renascer de novo. Nascer de novo ou renascer, se tornando sempre uma nova alma e num novo corpo, dúvida que Deus possa fazer isso? Você não vai a encontrar com clareza a ideia de renascimento ou reencarnação no Novo testamento, você vai encontrar essa ideia no Antigo testamento, mas especificamente no livro de Eclesiastes.

A tradução de aion que é um tempo muito longo de muitas eras ou só era, não tem nada a ver com eterno ou eternidade como foi mal traduzido na bíblia. Ou seja, ninguém vai ficar eternamente no paraíso ou no inferno, porque depois de uma era de mil anos lá, ou bilhões de anos ou até mesmo trilhões de anos. Você irá depois renascer de novo, num novo corpo sendo uma nova alma. Você pode pensar que é um absurdo isso. Ainda pensar que não, que vai ter pessoas sofrendo eternamente no inferno muita dor e outras no céu só com prazer e felicidade. Bom... Já falei que Jesus nos disse que devemos amar nossos inimigos e abençoar nossos inimigos. Segundo um sábio ocultista que conheço como Eliphas Levi, quando Jesus nos ensinou a abençoar nossos inimigos. Ele disse que pedir isso a Deus é pedir que o perverso seja forçado a fazer o bem, pois pra o perverso, ser forçado a fazer o bem já é um sofrimento muito grande. Deus então pode muito bem colocar no inferno o perverso pra ser forçado a fazer o bem. E o inferno pode ser muito bem o perverso renascendo numa nova vida que ele é forçado a fazer o bem! Se você diz que não, está duvidando da onipotência do deus que diz seguir. E não vem com papo de temos o livre-arbítrio, pois como mostrei em páginas anteriores, no Salmos 139:16 diz que Deus escreveu e determinou como seria sua vida antes de você existir. Quanto ao livre arbítrio, temos e não temos, esse é o fato!

Mas vamos ao que interessa, vou mostrar aqui pra vocês que há um tipo de reencarnação ou de renascimento mostrado na bíblia, mais precisamente no livro de Eclesiastes, no capítulo 1:9-10 e no capítulo 3:14-15, que é deixado de forma bem mais explícita na bíblia Nova tradução na linguagem de hoje e na bíblia Nova versão transformadora. Olha o que diz em Eclesiastes 1:9-10:

O que aconteceu antes vai acontecer outra vez. O que foi feito antes será feito novamente. Não há nada de novo neste mundo.

Será que existe alguma coisa de que a gente possa dizer: “Veja! Isto nunca aconteceu no mundo”? Não! Tudo já aconteceu antes, bem antes de nós nascermos.

Eis a reflexão que deixo a seguir... "O que aconteceu antes, vai acontecer outra vez" Seu nascimento e sua vida até os dias de agora, já aconteceram antes. Esse mundo já aconteceu antes, tudo que aconteceu nesse mundo já aconteceu antes. Até mesmo o juízo final. E como diz o versículo 9 de Eclesiastes. Vai acontecer de novo... Isso é a eternidade, a repetição de tudo que acontece, de tudo que poderia acontecer e de tudo que ainda pode acontecer.

"Veja! Isto nunca aconteceu no mundo"? Não! Tudo já aconteceu antes, bem antes de nós nascermos.

O versículo 10 já explica que tudo já aconteceu antes. Tudo inclui sua vida até os dias de agora, inclui a vida dos outros até os dias de agora. Inclui todas possibilidades, se sua vida e a vida dos outros podia ser diferente porque você fez escolhas diferentes ou porque seus pais fizeram escolhas diferentes. Isso já aconteceu antes, pois tudo já aconteceu antes, bem antes de nós nascermos. Só assim pode haver o livre arbítrio, se sua vida se repetir eternamente onde você e seus pais sempre terão a oportunidade de fazer novas escolhas. Uma vida que só bênçãos ou mais bençãos acontecem se repetindo eternamente, é o paraíso, uma vida que só desgraças ou mais desgraças se repetem eternamente, é um verdadeiro inferno. Isso é a eternidade. E todos nós estamos fadados a viver eternamente todas possibilidades finitas que se repetirão eternamente. A pergunta é, que tipo de destino que quer viver e repetir eternamente? Sempre vai querer reviver o mesmo destino eternamente? Será que um dia não se cansaria e iria querer viver um destino ou vida totalmente diferente se pudesse escolher? O livre arbítrio está muito além de só escolher entre ir pro céu ou inferno. O livre arbítrio inclui entre poder escolher viver e reviver todas possibilidades que sua vida tem ou teria eternamente. Pois tudo que Deus faz é eterno.

Olha agora o que diz a bíblia NVT em Eclesiastes 3:15, leia:

O que acontece agora já aconteceu antes, e o que acontecerá no futuro também já aconteceu, pois Deus faz as mesmas coisas acontecerem repetidamente.

Profundo não acha? E diz de forma bem clara, “O que acontece agora já aconteceu antes, o que acontecerá no futuro, também já aconteceu,” ou seja, tudo que aconteceu até agora na sua vida, já aconteceu antes! Seu nascimento já aconteceu antes! Suas escolhas já aconteceram antes! Sua mote que vai acontecer, já aconteceu antes, sua vida que está acontecendo agora, vai acontecer de novo no futuro! Como diz mais na frente, “Deus faz as mesmas coisas acontecerem repetidamente.” Ou seja, tudo na sua vida que aconteceu até agora e o que vai acontecer, já aconteceu antes e vai acontecer de novo eternamente, isso incluem seu nascimento, escolhas e morte. Vivemos o eterno retorno que Friedrich Nietzsche tanto ensinou em seus livros. Esse trecho da bíblia NVT chega ser pessimista, pois nos deixa fadados a viver eternamente sempre a mesma vida exatamente igual a de agora após a morte. Mas não deixa de ser reencarnação, pois reencarnar é retornarmos a carne, vamos voltar a retornar a carne no Eterno Retorno.

Mas olha agora o que diz em Eclesiastes 3:14-15 da bíblia NTLH que dá uma visão mais otimista:

Eu sei que tudo o que Deus faz dura para sempre; não podemos acrescentar nada, nem tirar nada. E uma coisa que Deus faz é levar as pessoas a temê-lo. Tudo o que acontece ou que pode acontecer já aconteceu antes. Deus faz com que uma coisa que acontece torne a acontecer.

Eis a reflexão que deixo a seguir... Como a bíblia Nova Tradução na Linguagem de Hoje diz. Tudo que Deus faz dura pra sempre. Deus fez sua vida. Então sua vida dura pra sempre. Deus também fará sua morte. Como tudo que Deus faz dura pra sempre. Sua vida e morte duram pra sempre. Tudo isso Deus faz pra ser temido. Mas como nossa vida e morte pode durar pra sempre? O versículo 15 explica. Tudo que acontece ou que pode acontecer. Já aconteceu antes. Sua vida e sua morte. Já aconteceram antes. O mundo já aconteceu antes. O apocalipse já aconteceu antes. E vai acontecer de novo. Assim diz no final do versículo 15. "Deus faz que uma coisa que acontece torne a acontecer". Sua vida que você vive hoje e sua morte que vai acontecer. Já aconteceu antes, vai acontecer de novo. Mas não precisa acontecer tudo exatamente igual. Como diz no início do versículo 15 "tudo que pode acontecer" já fala das possibilidades de sua vida. Tudo que ainda pode acontecer. Pode acontecer da sua vida se repetir de novo. Mas dessa vez sua vida se repetir com algumas diferenças ou muitas diferenças. Por exemplo. Se hoje você é estudante de medicina. Pode acontecer de você repetir sua vida e escolher ser um advogado na próxima era que virá. Ou escolher ser pedreiro, comerciante, vendedor ambulante, policial, criminoso. Todos destinos são possíveis! Numa nova era que você literalmente vai nascer de novo e tudo pode acontecer. Bem que dizia Jesus, que temos que nascer de novo pra chegar ao reino de Deus. Já vivemos a vida eterna. Pois nossas vidas se repetem eternamente. Uma vida só de bênçãos ou mais bênçãos se repetindo. É um verdadeiro paraíso. Uma vida só de desgraças ou mais desgraças se repetindo. É um verdadeiro inferno. Só você escolhe com seu livre arbítrio que tipo de vida quer ter pela eternidade. Como Jesus disse em LUCAS 17:20-21 o seguinte:

Alguns fariseus perguntaram a Jesus quando ia chegar o Reino de Deus. Ele respondeu: -Quando o Reino de Deus chegar, não será uma coisa que se possa ver. Ninguém vai dizer: “Vejam! Está aqui” ou “Está ali”. Porque o Reino de Deus está dentro de vocês.

Então esqueça essa ideia de que o reino de Deus é ir pra o céu glorificar Deus eternamente. Pois o reino de Deus é um estado de consciência dentro de você. Pois dentro de você está a eternidade. Se lembrar de cada era anterior que você viveu antes a cada vez que você nasce de novo. É a verdadeira vida eterna. No fim das contas, a lei do tempo é a repetição. Tudo que você já viveu até hoje, o que poderia ter vivido e o que poderá viver. Já viveu antes e vai viver de novo eternamente. Se você poderia ter vivido na idade média, já viveu antes, se poderia ter vivido no atual século 20 ou 21 a mesma vida de agora com as mais inúmeras possibilidades que ela teria ou tem, já viveu antes. Se poderia ter vivido numa sociedade com alta tecnologia ao estilo da série Star Treck, também já viveu antes e vai viver de novo. Isso é um tipo de eterno retorno ou reencarnação! Talvez você cristão até argumente que não vale seguir tudo do antigo testamento, só vale lembrar que Jesus também pregava pra se seguir o Antigo Testamento. Olha o que Jesus diz em Mateus 5:17-18 que o é o seguinte:

Não penseis que vim destruir a lei ou os profetas; não vim destruir, mas cumprir.

Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, de modo nenhum passará da lei um só i ou um só til, até que tudo seja cumprido.

Talvez você venha me dizer que eu não deveria interpretar assim esse trechos de Eclesiastes, vai vir de novo com aquele papo de texto e contexto. Já falei que essa é a desculpa mais fraca que os teólogos inventaram. Se fosse escrito a mesma coisa que está escrita em outro livro sagrado, você entenderia perfeitamente a mesma coisa que eu. Foi interessante eu ter também mostrado aqui esse trecho de Mateus 5:17-18 que Jesus fala pra se seguir até a lei do antigo testamento. Lei que ele mesmo não seguiu ao impedir que Maria Madalena, a mulher adultera fosse apedrejada. Aí já entraria outras contradições da bíblia... Mas que se você quer conhecer, só dar uma pesquisada no google. Você deve achar que no fim das contas eu acredito em Deus... Olha, quando eu digo que sou ateu, é porque não acredito nesse deus cristão que a maior parte dos crentes acreditam. Se você me der uma outra definição de Deus melhor, eu vou acreditar. Vou deixar aqui o que seria a melhor definição de Deus pra mim. Deus é a união dos bons pelo bem coletivo. Seja pra a união dos bons nesse mundo visível e material ou no mundo invisível e espiritual. Deus pra mim não é um só ser, mas vários! Todos os dias nascem Deuses, alguns melhores e outros piores que você! Talvez você ache um absurdo eu afirmar que Deus são vários Deuses. Mas vamos ler Gênesis 1:26 que é o seguinte:

E Deus disse: — Façamos o ser humano à nossa imagem, conforme a nossa semelhança. Tenha ele domínio sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus, sobre os animais domésticos, sobre toda a terra e sobre todos os animais que rastejam pela terra.

Eu te pergunto. Pra quem Deus disse façamos o humano a nossa imagem e semelhança? Só pra Jesus e o Espírito Santo? Até onde eu sei antes de existir a humanidade, já existia Deus e um número quase infinito de Anjos no mundo espiritual. Quando Deus disse façamos o homem a nossa imagem e semelhança, disse isso pra inúmeros anjos que estavam com Ele que também eram vistos como Deuses por Ele. No fim das contas, Deus nunca foi um só, mas inúmeros! Por isso o politeísmo faz muito mais sentido que o monoteísmo, mas isso não significa que todos esses Deuses sejam perfeitos, infinitamente bons, onipotentes, oniscientes e onipresentes. Só seres mais evoluídos do que nós, tanto espirituais ou materiais. Tanto deste mundo ou de outros mundos ou outros universos. Aí que vem, se eles não onipotentes, oniscientes, onipresentes e perfeitos. Porque chamá-los de Deuses? Os chame apenas de seres superiores. Bom... Fica por aqui esse capítulo que é o último desse livro que eu mostro mais um pouco do que eu penso. Eu lembro que já escrevi um outro livro chamado de “O livro OGGU”, onde tem diversos textos sobre pensamentos meus. Vou renomear ele de “O livro OGGU: Pensamentos de um esquizo”, depois irei revisar ele e republicar ele de novo. Bom... Fica por aqui esse livro...

Fim