(SAÚDE) : AMINOÁCIDO ESSENCIAL: O TRIPTOFANO


ANTONI BIGCUORE CASAGRANDE*


Como pesquisador de alimentos, não poderia deixar de escrever algo sobre o aminoácido chamado triptofano.(pesquiso para desenvolver a minha tese do chamado, Equilíbrio Homeostático da Personalidade).

Todo ser humano  deve ser visto e analisado de maneira holística ou integral: espírito, mente e corpo. Quem conseguir harmonizar os fatores espiritual, físico e emocional, atinge alto grau de equilíbrio da personalidade e constroi bem mais facilmente a sua felicidade.

(vide crônicas minhas publicado no Recanto, cujos títulos são: Caminhos Para a Saúde Integral, Equilíbrio Homeostático da Personalidade e Personalidade Homeostática. Nestes textos, esmiuçamos a nossa tese supra mencionada).
 


http://www.recantodasletras.com.br/autores/antonibigcuore).

O aminoácido é uma substância anterior à proteína. Digamos que ela é a matéria prima da proteína.

À guisa de ilustração, transcrevo abaixo o que nos diz o Dr.Mindel, em seu livro, o “bestseller”, chamado a Bíblia das Vitaminas.

 “O triptofano é um aminoácido essencial usado pelo cérebro – junto com a vitamina B6, niacina (ou niacinaminda) e magnésio – para produzir serotonina, um neurotransmissor que leva as mensagens entre o cérebro e um dos mecanismos bioquímicos do sono existentes no organismo.”( 1 )

Fontes naturais: germe de trigo, castanhas, requeijão, leite, carne, peixe, peru, banana, tâmara, amendoim, linhaça, todos os alimentos ricos em proteínas.

O que ele pode fazer por você.

0.1. Ajuda a induzir o sono natural

0.2. Reduzir a sensibilidade à dor

0.3. Agir como antidepressivo não medicamentoso

0.4. Ajudar a aliviar perturbações dos processos químicos do organismo relacionados com o álcool e auxiliar no controle do alcoolismo.


Releva salientar que, o triptofano é a matéria prima da serotonina, o neurotransmissor essencial responsável pelo bom humor, a alegria e antidepressão.
Para se atingir um bom grau de saúde integral, mister se faz ter um estilo de vida saudável.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Fonte: A Bíblia das Vitaminas Earnl Mindell, ano 1986, Abril, Editora, pg. 110/111
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
(*) Antoni BigCuore . É Escritor, cantor e compositor  em SP.sp. (sp.sp. 06 e 07.08.2008, 4as e 5as.feiras). Acesse seu BLOG BEM VIVER - http://antonibigcuore.blogspot.com (Self-knowledge, Espirituality and Healthy Living)
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------