A Saúde Mental do Trabalhador Brasileiro

A SAÚDE MENTAL DO TRABALHADOR BRASILEIRO

Esta síntese decorre da observação e atendimento de cerca de dez mil trabalhadores brasileiros. Detive me no estudo do operário padrão :o assalariado , nascido de pais operários e que chega na idade adulta já sofrido e maltratado , atingido pela condição econômica e cultural do meio em que vive . Ao chegar o momento de iniciar a trabalhar , chegam ao primeiro emprêgoatingidos física e psiquicamente pela vida pregressa .A partir daí , trabalham sob um estresse constante exigidos por uma realidade externa cruel e movidos pela angustia de “encher as barrigas “ da familia . Durante os cinco primeiros anos de trabalho , o que os move a persistir e permite que continuem e desafiem o o estresse contínuo que sofrem é um certo conformismo ( cujas raízes estão na infância) , submissão , masoquismo e, sobretudo, esperança no reconhecimento do esforço pessoal ou na modificação das condições de trabalho .Na observação prática que realizei cinco anos são o suficiente para derrotar estes mecanismos psicológicos que os mantém aparentemente bem adaptados no serviço. Após vem a desesperança , a revolta e o ódios decorrentes da injustiça social( o trabalho sob estresse contínuo e com pequena remuneração ) .A consequência imediata é o aparecimento de doença mental no operário são e , naquele que a possui em estado latente, seu surgimento em toda a intensidade ( a segunda circunstancia é de pior prognóstico ) . A solidariedade até então reinante entre eles , a cachacinha, o churrasco,

o futebol dos fins de semana , já não bastam como distrações ou meios de negação da realidade.Passam a beber,a usar drogas,as separações se tornam constantes.Cinco anos mais,com algumas exceções,digo aquele cidadão modelo que tem o conformismo como sua base,abandonam o trabalho ou passam a levar uma vida dissipada,sendo os benefícios,especialmente pelo álcool frequentemente exigidos ou doenças mentais das mais variadas.Alguns se lesionam para receber o benefício como acidente de trabalho.

Esta é apenas uma síntese de três anos de trabalho,muito mais poderia ser dito.

Quero chamar a atenção para aquele trabalhador padrão que permanece correto em seu trabalho,não se separa,sequer bebe,estes podem ser considerados exemplos de saúde mental pois,para eles não há tempo para doenças mentais,cansaço ou estresse,mantém sua vida árdua em função da família e nunca perdem a esperança em um futuro melhor.

Obrigado.

Suzana da Cunha Heemann
Enviado por Suzana da Cunha Heemann em 06/12/2010
Código do texto: T2656246
Classificação de conteúdo: seguro