Drogas um caminho sem volta ? ou um caminho a ser vencido?

O assunto drogas por si só nos traz inquietação e por essa e muitas outras razoes temos como objetivo nesta obra tratarmos do tema cuidadosamente esclarecendo a principio aos adolescentes e jovens; que estejam enveredando por esse caminho; trataremos da gêneses do problema drogas.

Em um segundo momento orientaremos aos pais a tomarem decisões acertadas com os filhos envolvidos ou não com o problema droga;já por ultimo essa obra tem a finalidade de ser um guia aos educadores que tem em suas mãos a grande responsabilidade de dar uma orientação segura aos educandos.

Muitos podem ate considerar um caminho sem volta mas que procuraremos mostrar haver uma luz no fim do túnel e pode sim ser considerado um mal a ser vencido;com tudo para que isso realmente venha acontecer mostraremos os meios que os envolvidos poderão seguir.

Como pai e professor temos observado a falta de preparo de um numero considerado de pais e educadores no tocante ao assunto em pauta; o que se vê são e uma certa omissão de tais pessoas; acreditamos que essa falta tenha haver com a possível falta de preparo ou mesmo por considerarem o assunto drogas como um mito e o pior e que os tais chegam a pensar que esse seja realmente um caminho sem volta; contudo o que se percebe e que os mesmo pensam desta forma justamente devido não estarem realmente preparados.

Como palestrante em escolas da rede publica, o que se observa durante a apresentação do tema e que os estudantes na sua maioria não tem conhecimento do tema drogas; levam tudo o que e tratado de uma forma seria como se fosse uma brincadeira. Ao exibirmos um filme de curta metragem que tratava da vida de um jovem envolvido com drogas; o que vimos durante a apresentação foi realmente deprimente; quando o jovem falava de seu envolvimento usando termos de baixo nível do mundo do vicio era esse justamente o monto em que mais os alunos se divertiam. Parecendo que esse era o momento mais interessante.

Essa atitude realmente nos deixou preocupados com nossos adolescentes e de certa forma nos sentimos impotentes diante da gravidade do problema, diante desse quadro caótico tomos a decisão de elaborarmos essa obra que tratara do assunto, onde se pretende dar um rumo certo aos nossos leitores; como orientações pedagógicas e cientificas tendo a finalidade de amenizarmos o problema e sem duvidar mostrarmos que há uma saída sim; especialmente para os que já se encontram envolvidos com o vicio; quanto aos demais e nosso dever como educadores alertarmos mostrando lhes os perigos do envolvimento no submundo das drogas, que na realidade não passa de uma ilusão que sem duvida levara os envolvidos ao fundo do poço.

Os capítulos e sub capítulos seguintes seguirão uma seqüência que procurara esclarecer o problema que para alguns pode ser considerado um mito, mas que na verdade e uma realidade. O tema que de certa forma tem sido uma incógnita para muitos não só adolescentes e jovens mas pais e educadores que tratam o tema com certa indiferença, em alguns casos porque não conhecem bem o problema e procuram evitar falar sobre o assunto, causando com essa atitude uma curiosidade maior para a maioria de pessoas que se envolvem com o vicio.

Obs: texto introdutorio de um artigo sendo elaborado