Substituindo o feijão nosso de cada dia

Então você quer substituir o feijão?

Sabia decisão!

Podes substituir pelo Grão-de-bico, por exemplo. Apesar deste ser mais caro, ele e mais rico em muitos outros ingredientes, além de ser um grande colaborador no quesito humor. Quando consumido com certa frequência, auxilia no tratamento do mau humor e de pessoas com comportamento depressivos. Para as mulheres e crianças, o consumo de grão-de-bico e altamente recomendado, já que auxilia na melhora da ovulação, diminuindo a TPM, além disto um de seus aminoácidos – triptofano - é usada pelo organismo para a produção da serotonina, ativando os centros cerebrais dando a sensação de bem-estar, satisfação e restaura confiança. E o ferro? Apesar de ter menos que o feijão, por exemplo, o organismo aproveita melhor, sem precisar de outros auxiliadores. As proteínas do grão-se-bico são totalmente aproveitadas pelo organismo. Diferentes do que acontece com o feijão. Além de tudo isto, ele pode ser usado como reposição hormonal nas mulheres que já passaram pela menopausa e se usado desde a infância reduz a incidência da osteoporose.

Lentilha

Já a lentilha, tem 25% de suas fibras solúveis e isto o que ajuda a diminuir o Colesterol Ruim. Os seus carboidratos são complexos – diferente do feijão comum e do arroz nosso de cada dia. E o que tem isto a ver com uma dieta saudável? Previne o aumento de açúcar no sangue, além de diminui-lo. Suas fibras além de solúveis, são mais saudáveis que de outros grãos. Tem ácido fólico, B6, magnésio, ferro e triptofano – o mesmo aminoácido essencial que encontramos no grão-de-bico.

Ajuda no emagrecimento pois tem poucas calorias e não tem ‘nadica de nada’ de gordura. Fora que por ser mais barata que outros grãos, ajudam a economizar nas compras.

Se você mora perto de uma chácara, verifique se eles tem brotos de lentilha. Estes brotinhos são de tiamina, ferro, fósforo e cobre, e são ricos em vitaminas C e ácido fólico. Misture a lentilha com carne branca – frangos e afins, você vai adquirir proteína em abundancia, pois apesar de ela ser pobre em proteínas, seus demais ingredientes potencializam tudo o que for acrescentado a ela.

Aqui em casa fazemos risoto de Lentilha com Trigo para Kibe. Todos adoram.

Feijão Verde e Vagem

Apesar de diferentes na apresentação, o feijão verde e vagem paulista, são irmãos em qualidade nutricional. Podem substituir com louvor o feijão comum e com mais saúde garantida.

Auxilia na proteção contra diversos tipos de câncer, pois fornecem minerais - magnésio, manganês, potássio, cálcio, zinco e ferro. Regulam o metabolismo, ajudam a manter a frequência cardíaca sob controle, assim como a pressão sanguínea.

Beleza - Protege a pele da ação dos radicais livres. Evitam o envelhecimento pois possuem alto teor de Vitamina A, flavonoides, luteína, piridoxina, tiamina, Vitamina C e beta-caroteno. E ainda reforçam as defesas naturais do corpo.

O Zea-xanthin, um carotenoide importante que nestes feijões são absorvidos de maneira seletiva pela mácula lútea da retina, protegem os olhos contra os efeitos negativos do excesso de luz. É os folatos, que em companhia da Vitamina B-12, otimiza o desempenho das células. Ricos estes verdinhos, deve ser evitado por quem tem problemas renais e pedras na vesícula.

Agora, para todos os tipos de feijão: Deve- se beber muita água quando se consome feijão – condição menos exigida no consumo de grão-de-bico e ervilha. Ponto para estes dois!

Outro substituto melhor pode ser a Soja, que bem feita, pode ser usada em saladas, risotos ensopados e jardineiras.

Elisabeth Lorena Alves
Enviado por Elisabeth Lorena Alves em 11/08/2013
Código do texto: T4429913
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.