A MELHOR IDADE

Qual a sua idade?

A resposta para essa pergunta pode não ser tão simples quanto pensamos. Alguma vez você já parou para pensar que a idade de uma pessoa pode ser algo muito relativo? Quantas vezes já nos enganamos em relação à idade de alguém?

É certo, as aparências enganam, pois frequentemente encontramos pessoas de sessenta anos que aparentam não mais que quarenta, ou vice-versa. Na verdade, a aparência neste caso, não engana coisa nenhuma, pois amiúde ela é a chave para sabermos a idade real de um indivíduo. Mas o que exatamente significa IDADE REAL?

A partir da data do nosso nascimento, cada período anual em que esta data se repete (aniversário) é somado como sendo a nossa idade. É a chamada IDADE CRONOLÓGICA, ou seja, ela leva em conta apenas a soma dos nossos anos de vida. Mas esta não é tudo, tampouco representa como realmente estamos.

A idade real dos indivíduos deve ser compreendida como IDADE BIOLÓGICA.

A idade biológica considera o estado geral do nosso organismo, que por sua vez, possui reflexos diretos na aparência e na disposição física do indivíduo. O envelhecimento precoce é resultado de um organismo enfraquecido e deteriorado, tanto quanto uma aparência mais jovial com maior vigor físico e mental, é resultante de um organismo mais saudável.

Fatores como o uso de drogas, excesso de álcool, tabagismo, estresse, sedentarismo, má alimentação _ que pode levar à obesidade ou à desnutrição __, promovem a gradativa destruição do organismo e aceleram o relógio biológico no processo natural de envelhecimento.

Por outro lado, hábitos mais saudáveis como: fazer exercícios físicos e mentais e ter uma boa alimentação, podem garantir uma aparência mais jovem e maior disposição física e mental ao longo da vida.

Alguns estudos científicos sugerem que o fato de algumas pessoas parecerem mais jovens que outras, pode ter uma causa genética. Entretanto, ainda que a hipótese do fator hereditário esteja correta, nenhum gene será capaz de resguardar por muito tempo um indivíduo que não cultive hábitos saudáveis. Para quem deseja viver mais e melhor, ter hábitos saudáveis é medida basilar.

Agora você já sabe: quando alguém perguntar quantos anos você tem, diga a sua idade cronológica, todavia, se lhe indagarem quanto à sua idade, examine-se atentamente antes de responder.

Para quem acredita e estuda as questões acerca da sobrevivência da alma, há de se considerar a nossa idade espiritual. Contudo, como a existência do espírito independe da existência do corpo, para nós, essa idade se perde no transcurso dos milênios.

Para um largo número de pessoas, a melhor idade é aquela que agrega saúde e experiência, que pode sem dúvida ser uma grande conquista.