Projeto Naturo-Data

Prezados amigos do Recanto das Letras,

A maioria das pessoas realmente não se preocupam com a saúde a não ser quando a perdem, muitas vezes como consequência de um estilo de vida inadequado ou até mesmo prejudicial a sua saúde. Evidentemente que estas correlações causais são relativas, já que dependem de inúmeras variáveis. Em certos casos, hábitos de vida nocivos podem não resultar em doença, em decorrência de heranças genéticas que nos protegem de nossos próprios vícios e desmandos e desmazelos com nossa própria saúde.

Como sou antropólogo, pesquisador de medicina popular, professor de fitoterapia brasileira, escritor e naturólogo, penso de maneira totalmente oposta a estas tendências bastante antigas e quase universais. Não por acaso, o pensador René Descartes (1596-1650) já dizia, ainda no século XVII: “Apesar de que a saúde seja o maior de nossos bens relativos ao corpo, é, entretanto, aquele no qual menos refletimos e que menos respeitamos. O conhecimento da verdade é como a saúde da alma: quando se a possui, já não se pensa mais nela.”

Por isso desde 1990, venho elaborando um banco de dados informatizado relativo aos seguintes tópicos: doenças e síndromes (categorias mórbidas), sintomas, plantas medicinais, plantas tóxicas, intoxicações, alimentos e seus elementos componentes, livros e artigos relacionados, medicamentos fitoterápicos, laboratórios fitoterápicos, substâncias fitoquímicas, remédios caseiros, sistemática botânica, matéria médica homeopática e também imagens relacionadas com os assuntos acima.

Entretanto, muito antes, em 1971, já iniciara através de cadernos classificadores, o registro de dados colhidos na pesquisa sobre medicina popular e que foi muito útil quando coordenei o projeto de pesquisa aprovado pela FIOCRUZ/Finep e realizado no ano de 1980 no município de Magé - RJ.

Quando iniciei o trabalho de informatização dos dados escolhi uma linguagem muito popular na época: a plataforma dBASE/Clipper/MS-DOS. Com o domínio dessa linguagem projetei um aplicativo que pudesse auxiliar o sistema de saúde a encontrar on line indicações precisas, quase sempre raras, de plantas medicinais capazes de aliviar sintomas e tratar doenças, de acordo com as tradições correntes tanto na medicina popular, como na fitoterapia e na medicina homeopática que possui uma matéria médica composta de 60 % de plantas medicinais.

Porém, no curso deste trabalho que me envolveu totalmente, uma grande empresa do ramo da informática comprou a licença da Nantucket, empresa criadora do Clipper, e encerrou definitivamente o processo de evolução e migração para novas plataformas atuais, como o Windows, Linux, Web, Tablets e Celulares.

Como já tinha produzido milhares de linhas de código não tive coragem e muito menos disposição para estudar outra linguagem. Optei, portanto por continuar a utilizar a linguagem Clipper 5.3 para me auxiliar na pesquisa e na elaboração do aplicativo Naturo-Data mesmo sabendo de suas limitações e obsolescência compulsória.

No momento, disponho de dados informatizados sobre plantas medicinais ou úteis do mundo inteiro (10.161 binômios botânicos), alimentos (377), elementos componentes dos alimentos (99), substâncias tóxicas (72), ações terapêuticas (24), categorias mórbidas (doenças, síndromes) (1.072), sintomas comuns (207), artigos científicos (384), livros (764), matéria médica homeopática (1.625), sistemática botânica (548), enfim são dados necessários para que o aplicativo Naturo-Data (português/inglês) possa funcionar corretamente.

No momento todas essas informações reunidas no sistema que elaborei são úteis apenas para o meu trabalho como pesquisador, professor e terapeuta. Por isso sinto a necessidade premente de colocar o sistema à disposição do público, tanto nacional como internacional, especialmente, médicos, terapeutas, pesquisadores da área da saúde, clínicas, postos de saúde, hospitais ou até mesmo usuários interessados em possuir um sistema on line confiável, porque foi desenvolvido com a maior seriedade a partir de informações fidedignas recolhidas em bibliografia especializada.

Portanto, para migrar para outro sistema (VBNET), capaz de permitir o acesso ao sistema, sou obrigado a contratar profissionais capazes de realizar este serviço de migração para uma linguagem atual. Há muito tempo venho tentando encontrar um profissional com esse perfil e somente agora consegui localizá-lo. Com a ajuda desse profissional, até DEZEMBRO/2015 teremos todo o banco de dados disponível na Web, interagindo com o público.

Por isso, abri uma conta no site vakinha.com.br (até 01.11.2015) para rebeber apoio financeiro do público (R$ 20.000,00) para poder contratar o profissional e outras despesas também importantes.

Acredito muito mais nas pessoas individualmente do que nas instituições, pelo menos aqui no Brasil, cujas instituições financiadoras possui o nefando hábito de atuar sob efeito de contrapartidas e comissões...

Qualquer contribuição será bem-vinda e obviamente as pessoas que contribuírem terão direito a senha e suporte gratuito de acordo com o valor de contribuição, quando o aplicativo estiver funcionando na Web.

Cordiais Saudações

Maricá, 9 de agosto de 2015

Prof. Douglas Carrara

----------------------------------------------

Mais Dados em

http://www.bchicomendes.com/bcm/Naturo-Data.pdf

http://www.bchicomendes.com/cesamep/ndportug.htm

FaceBook: https://www.facebook.com/douglas.carrara.1

Curriculum do Prof. Douglas Carrara:

http://www.bchicomendes.com/cesamep/poscurri.htm

Douglas Carrara
Enviado por Douglas Carrara em 05/09/2015
Código do texto: T5372051
Classificação de conteúdo: seguro