Transtorno de personalidade evitativa

Aprendendo sobre transtorno de personalidade com estórias- baseado em relatos de pessoas com transtorno e no famigerado livro ‘’Transtorno de personalidade no mundo contemporâneo’’.

Transtorno de personalidade evitativa

Paulo é um rapaz tímido e com dificuldade para socializar, e embora tenha potencial, sua baixa auto-estima e medo de reprovação o impedem de florescer.

É ansioso e nunca sabe o que falar ao interagir com um novo alguém. Quando escuta risadas na rua, logo pensa que estão a debochar dele. Tem dificuldade em se expressar e em falar ‘’não’’, e já se desculpou mesmo estando certo, por medo do que pudessem pensar.

É um observador e sempre opta em se manter na obscuridade, enquanto deixa que pessoas mais ousadas ganhem o centro das atenções.

Seus pais são autoritários e excessivamente críticos, minando ainda mais sua auto-estima; já perdeu muitas oportunidades na vida por medo de se expor ou ser ridicularizado.

Na faculdade, na hora de apresentar um trabalho, ‘’trava’’ e sente suas mãos suarem, seu coração palpitar e sua boca secar.

Não raro, é explorado e humilhado por pessoas que percebem sua fraqueza.

Para os autores da 5ª edição do DSM, o Transtorno de Personalidade de Esquiva, é indicado por quatro (ou mais) dos seguintes critérios diagnósticos:

Evita atividades profissionais que envolvam contato interpessoal significativo por medo de crítica, desaprovação ou rejeição.

Não se dispõe a envolver-se com pessoas, a menos que tenha certeza de que será recebido de forma positiva.

Mostra-se reservado em relacionamentos íntimos devido a medo de passar vergonha ou de ser ridicularizado.

Preocupa-se com críticas ou rejeição em situações sociais.

Inibe-se em situações interpessoais novas em razão de sentimentos de inadequação.

Vê a si mesmo como socialmente incapaz, sem atrativos pessoais ou inferior aos outros

Reluta de forma incomum em assumir riscos pessoais ou se envolver em quaisquer novas atividades, pois estas podem ser constrangedoras.

UM VIKING DE ÓCULOS
Enviado por UM VIKING DE ÓCULOS em 18/05/2017
Reeditado em 18/05/2017
Código do texto: T6002679
Classificação de conteúdo: seguro