Narcisismo e stress pós-traumático

Narcisismo e stress pós-traumático

Sentimentos de superioridade e vulnerabilidade

Imagine que você e sua família residam em uma pequena vila, próxima a uma grande represa. Agora imagine que a represa cedeu; metade da vila sobreviveu e os outros morreram afogados ou foram esmagados pelos destroços da represa. Imagine que você viu sua mãe ser levada pela correnteza.

Se você sobreviveu, você provavelmente vivenciou uma experiência traumática muito além do âmbito normal da experiência humana. Memórias intrusivas de entes queridos dominariam seus pensamentos cotidianos, transformariam seus sonhos em pesadelos e fariam seu coração acelerar. Você reviveria o acontecimento várias e várias vezes e seria incapaz de impedir que isso acontecesse . Veteranos de guerra, vítimas de estupro e até indivíduos que observam outra pessoa sofrer sérias ameaças de dano físico, com freqüência são diagnosticados com stress pós-traumático. Todavia, daqueles que vivenciam um evento traumático, apenas algum desenvolvem SPT. Sejam lá quais forem as circunstâncias, clínicos agora sabem que seus efeitos devem ser interpretados dentro de um contexto mais amplo da personalidade.

Entre as características que aumentam a vulnerabilidade ao stress pós-traumático é a personalidade narcisista. Mas por que razão seriam os narcisistas vulneráveis? Lembre-se que narcisistas usam grandiosidade e onipotência para se defender de uma autoconcepção frágil e um senso vazio de valor próprio. Além do mais, sua superioridade faz com que acreditem que não podem sofrer o infortúnio de outros, ou que possam estar envolvidos em alguma peripécia fatídica com pessoas inferiores.

Experiências traumáticas destroem essas suposições. Em ex-pacientes veteranos que desenvolvem SPT, por exemplo, aqueles com traços narcisistas são os mais comuns. Longe de serem invulneráveis e imortais, essas pessoas são como quaisquer outras, uma poeira num vasto cosmo, com potencial aleatório para eventos trágicos e morte. Ninguém está isento, evidência sólida de que narcisistas não são as pessoas especiais que acreditam ser. Porquanto narcisistas são notórios por idealizarem a si mesmos como indivíduos brilhantes, admiráveis e bem-sucedidos, podemos supor que eventos traumáticos destruam a armadura dessas fantasias narcísicas. O individuo é trazido à realidade de um modo particularmente devastador, dado às necessidades dessa personalidade. A pergunta que atormenta várias vítimas é, ‘’Por que eu ?’’, podendo precipitar sentimentos de raiva e ira naqueles com personalidades narcisistas que se sentem merecedoras do melhor tratamento que o universo pode oferecer.

UM VIKING DE ÓCULOS
Enviado por UM VIKING DE ÓCULOS em 13/06/2017
Código do texto: T6026397
Classificação de conteúdo: seguro