Corpo fechado

CORPO FECHADO

Que pode acontecer com um corpo humano fechado? Um corpo humano fechado é bom ou ruim? Que pode acontecer com ele nessas circunstâncias?

Há quem diga que tem “o corpo fechado”, querendo com isso dizer que nada lhe pode atingir, o que não é verdade. Pois todos humanos adoecem, sofrem, morrem, etc.

Mas eu quero falar sobre corpo humano fechado num aspecto restrito.

O corpo humano tem orifícios pelos quais ele excreta e elimina os rejeitos e resíduos resultantes do que foi ingerido, seja como alimentos, seja como outra coisa que foi metabolizada nele, até água mesmo.

E quando ocorre o fechamento desses orifícios, os rejeitos e resíduos se acumulam e podem causar males talvez ainda não investigados pela ciência. Imagine se os dois maiores orifícios do corpo humano responsáveis pela excreção fossem fechados por apenas um dia, que consequências poderiam advir e que desespero poderia gerar.

Embora numa escala muito menor, os poros também tem a função de excretar resíduos resultantes do metabolismo dos alimentos. Mas eles também podem ser fechados por ações conscientes ou inconscientes, o que pode causar sérios danos a quem isso fizer.

Quando uma pessoa mergulha a uma grande profundidade em rio ou mar, mesmo que com aparelho para mergulho, ele não pode retornar rapidamente à tona, porque os gases acumulados no organismo, devido à pressão da água sobre ele, podem causar embolia pulmonar, devido a bolhas resultantes do gás nitrogênio que há no organismo e que se liquefaz a certa pressão. Antes de se entender essa funcionalidade orgânica, houve vários acidentes letais. Depois que estudos foram feitos e se alcançou compreensão da sua funcionalidade, também foram feitos alterações na composição do ar que alimenta os aqualung dos mergulhadores a fim de resolver o problema. Ainda assim, dependendo da profundidade e do tempo de permanência nela, é necessário que quem esteve nessa condição seja introduzido em câmara de descompressão a fim de não sofrer os danos resultantes disso ou até a morte.

Por outro lado ou de outro modo, os humanos podem sofrer ação semelhante se fecharem os seus poros com outras ações, como passar no seu corpo tinta ou outra coisa que o torne impermeável ou fechado à saída dos resíduos e até a respiração.

O nosso corpo excreta resíduos, principalmente sebo, o qual é o resíduo resultante do metabolismo da gordura. E isso ocorre desde a planta dos pés até ao alto da cabeça. Assim, quando mantemos os pés com calçados fechados por muito tempo, e dependendo da nossa alimentação, se rica ou não em gordura, ele produzirá mal odor por causa do que foi excretado e que serve de alimento para as bactérias que parasitam esse local. Isso também acontece com outras partes do corpo, como órgão sexual, região anal, umbigo, seios e orelhas. Concorrem ainda para o mal odor algumas coisas que excitam as glândulas sebáceas, como temperos, principalmente cebola, alho, pimenta, etc.

Mas existem outros fatores que podem fazer com que o corpo se feche e dificulte ou impeça a excreção dos resíduos do metabolismo. É o caso de shampoos que fecham os poros do couro cabeludo. Isso não é bom e pode resultar em cistos sebáceos e até tumores na região da cabeça e pescoço, e, possivelmente, cerebral mesmo.

Eu tive um colega de trabalho que usava um tipo de shampoo para evitar a ocorrência de seborreia e caspas, e ele teve um tumor cerebral inexplicável. Ora, a seborreia é o resíduo resultante do metabolismo que ocorre na cabeça. Se ele é impedido de sair, com certeza trará uma consequência.

Outrossim, os pelos tem a sua função no organismo humano, e que, por falta de conhecimento, podem ser indevidamente eliminados, fazendo com que a região privada deles se feche e traga malefícios. É o caso dos pelos da região pélvica ou pelos pubianos e das axilas. Ambos cumprem um papel importante nesse local, principalmente de oxigená-los. A eliminação dos pelos axilares pode ser o que tem concorrido para as inflamações mamárias nas mulheres. Com a eliminação dos pelos e o uso de desodorantes anti-perspirante ou anti-transpiranre, os poros são mantidos hermeticamente fechados, impedindo a excreção dos resíduos produzidos na região das axilas, a qual é rica em glândulas sebáceas, e resultando em inflamações e alterações genéticas nas células. Concorre ainda para isso o uso dos soltiens, principalmente os muito apetados, pois impedem os seios de transpirarem e excretarem os resíduos resultantes do metabolismo que ocorre neles. Talvez por isso as mulheres sejam as maiores vítimas de câncer neles.

Deus fez o homem perfeito, mas ele buscou muitos artifícios, disse Ele por Salomão.

E que dizer das calças extremamente coladas aos corpos? Não é sem razão que, logo que podem, as suas usuárias se livram delas, principalmente quando chegam aos lares das ocupações profissionais exercidas por muitas horas fora deles.

O corpo fechado nem sempre é vantajoso, aliás, nos casos citados, são altamente desfavoráveis.

Pense nisso!

Manaus-AM, 07/01/2018

Oli Prestes

Missionário