Você sabe o que é o tártaro?

Formado a partir da placa bacteriana, pode ser a porta de entrada para um doença periodontal; descubra como preservar a sua saúde e o seu sorriso
A placa bacteriana e o tártaro andam de mãos dadas
Além da doença da cárie, o tártaro é o outro arqui-inimigo da nossa saúde bucal. A "Liga da Justiça" – formada por escovação, uso de fio dental e visitas regulares ao dentista – combate o problema, além de ajudar a identificá-lo de forma rápida, o que detém seu poder de danificar os nossos dentes, e garante um sorriso saudável.
O tártaro , na definição de Israel Chilvarquer (CRO-SP: 18744), professor associado e livre docente do Departamento de Estomatologia da Faculdade de Odontologia da USP, “é uma substância que adere ao esmalte do dente e que é resultado direto da mistura dos restos de alimentos que ingerimos; resíduos, sais minerais e de milhões de agentes bacterianos que progressivamente e diante da deficiente limpeza dental, costuma fixar-se nos dentes. O tártaro possui cor amarelada e se deposita principalmente na região entre os dentes e a gengiva”.
O cálculo dental, outro nome pelo qual o tártaro é conhecido, “ajuda a reter ainda mais placa bacteriana. Isso permite que as bactérias existentes irritem o tecido gengival, formando a gengivite, doença caracterizada pelo sangramento e inflamação da gengiva. Se esse processo não for contido, pela eliminação das bactérias na higiene bucal diária e durante a intervenção profissional, pode evoluir para uma destruição gradual das fibras e do osso de suporte dentário, iniciando a bolsa periodontal, criando a periodontite.
Maria Augusta da Silva Caliari e pesquisa e imagem do google
Enviado por Maria Augusta da Silva Caliari em 27/02/2018
Código do texto: T6265718
Classificação de conteúdo: seguro