VOCÊ conhece os 3 modos de desenvolver o respeito mútuo?

O respeito mútuo é um sentimento que precisa ser trabalhado pelas escolas em sala de aula. Ele deve ser considerado uma condição necessária para o convívio social, ou seja, respeitar e ser respeitado.

As crianças já devem crescer e passarem a ser adolescentes conscientes e dotadas de respeito, pois ele é o condutor de nossas atitudes. Em todo momento, lugar e situação vivida, o respeito se faz necessário para facilitar a vivência cotidiana e claro, as relações humanas.

Dar e receber respeito!

O respeito é um valor que cabe em tudo que fazemos, em todo momento, deve ser despendido a qualquer pessoa, independentemente de idade, sexo, etnia, religião ou cultura. E até mesmo quando a pessoa falte com o respeito a nós.

Podemos considerar que ele é um elemento vital para a construção de bons relacionamentos, da aceitação do outro e das diferenças que sabemos, são enriquecedoras das relações.

1. O professor e o respeito mútuo!

É muito importante que o professor trabalhe o respeito mútuo em sala de aula. Isto pode ser feito quando ele exigir o respeito dos alunos: ele pode pedir: por favor, prestem atenção! ou por favor, falem mais baixo! Ao dizer por favor, os alunos ficarão alerta e atenderão ao seu pedido.

Outra maneira de trabalhar o respeito mútuo é quando o professor trabalha, as diferenças entre os alunos. Ao explicar da riqueza que existe em cada um deles, justamente pelo fato de serem diferentes, o professor está de certa forma, fazendo um trabalho de prevenção do cyberbullying.

Isso porque ele está explicando a eles que todos temos nossas diferenças e que elas são salutares, interessantes, sempre despertam nossa curiosidade e não podemos usá-las para a prática do bullying virtual.

Tanto assim que muitos adolescentes adquirem uma imensidão de conhecimentos, ao fazerem o Intercâmbio. Tudo isso porque têm a possibilidade de vivenciar as diferenças entre as culturas e assim, aceitar e colocar em prática o respeito mútuo.

2. O respeito mútuo!

O respeito bilateral me remete aos meus tempos de adolescência. Recordo que sempre que algum colega dizia ou fazia alguma coisa que a gente não gostava, logo dizíamos: Respeito é bom e eu gosto. Essa frase era uma espécie de lema, slogan ou algo parecido que sempre servia como um xeque-mate.

Ao dizer essa frase, a pessoa estava, de certa forma, reivindicando seu espaço, dizendo em bom tom que seria respeitada.

3. O respeito mútuo dentro da família!

Sabemos que a família é a primeira referência social da criança e o respeito mútuo, como os demais valores também deve ser aprendido nessa fase da vida. Assim, a criança irá aprender a respeitar e exigirá ser tratada com respeito, levando essa vivência para a adolescência.

Ao chegar na adolescência dotado de RESPEITO, o adolescente não passará pelos inúmeros problemas vividos por praticamente todos os adolescentes passam. Tudo isto porque ele sabe respeitar e exigir respeito. Atitude simples, mas condutora dos bons relacionamentos, essenciais na vida humana.

Sônia Araújo - Ms. em Educação

O respeitar faz bem!

Sôniainformação
Enviado por Sôniainformação em 04/03/2018
Código do texto: T6270697
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.