O tártaro dentário

Sem duvida alguma, o tártaro dentário é um mal que aflige boa parte das pessoas. Trata-se de uma incômoda crosta calcária que se agrega aos dentes e pode trazer inúmeras e danosas consequências se não for retirada.

Como leigo nessa área, mas como curioso e pesquisador elaborei o presente artigo com o intuído de levantar questões e debates por parte dos profissionais e pesquisadores sobre o que realmente é e qual a origem do tártaro dentário.

Há algum tempo perguntei a um dentista o que era o tártaro e ele apenas respondeu que era uma bactéria. Intrigado com essa simples resposta , comecei a pesquisar e a colher material teórico sobre a origem, natureza e constituição do tártaro.

A primeira resposta que obtive é a de que o tártaro é uma bactéria. A segunda resposta é a de que o tártaro é um cálculo, ou seja, uma pedra. Como as respostas obtidas não eram unânimes, cheguei a conclusão de que havia uma controvérsia sobre a constituição do tártaro.

E foi sobre essa “controvérsia” que comecei fazendo uma pergunta, aliás, duas perguntas. Qual é a constituição do tártaro? Quando falo em “constituição” quero dizer se é um mineral ou um animal, em outras palavras, é um ser vivo ou inanimado?

Outra coisa importante observada é que o tártaro tem maior incidência na parte interna inferior da arcada dentária que é exatamente uma espécie de “ depósito” onde se sedimentam os resíduos alimentares e bacteriológicos.

Considerando que a bactéria é um ser vivo, a placa bacteriana deve ser animada, isto é, viva. Já o tártaro é comprovadamente um mineral ou “pedra” e portanto, sem vida. Como não encontrei explicações de como acontece essa transformação da bactéria que é viva, para a pedra que é um mineral inanimado, penso que o tártaro é o resultado da calcificação de resíduos alimentares decompostos e bactérias mortas agregadas aos dentes.

Como o tártaro é uma pedra inanimada e não uma bactéria viva, sou de parecer que primeiramente ocorre a decomposição de restos alimentares onde se proliferam as bactérias. Depois disso, as bactérias morrem e ocorre a petrificação.

Digo isso porque a natureza nos dá mostras todos os dias de vegetais e animais mortos que, em condições especiais, se petrificaram ao longo de centenas de anos.

Só que a mineralização dos resíduos alimentares e das bactérias mortas rente aos dentes, ocorre muito rápido em questão de dias ou meses, por processo ainda não explicado.

Uma coisa é certa, o tártaro é uma combinação de bactéria e resíduos alimentares decompostos que se amalgamam por um processo bioquímico que vai resultar na formação de uma pedra calcária.

Por outro lado, como o tártaro se manifesta com maior intensidade em algumas pessoas, é evidente que estas pessoas sejam mais propensas a essa incidência.

Jhon Macker
Enviado por Jhon Macker em 05/03/2018
Código do texto: T6271591
Classificação de conteúdo: seguro