"Síndrome do Pensamento Acelerado!"

Síndrome do Pensamento Acelerado afeta 80% dos brasileiros; saiba como evitá-la
Por Victor Arioli - iG São Paulo | 20/04/2018
Prejudicial para a saúde mental e física, hiper-construção de pensamentos estressa e desgasta o cérebro; veja quais são os principais sintomas dela:

Síndrome do Pensamento Acelerado faz você pensar que as 24 horas do dia não são suficientes para todas as demandas
Você já se pegou pensando que as 24 horas do dia não são suficientes para atender todas as demandas da sua rotina? Pois bem, você pode estar com a Síndrome do Pensamento Acelerado.

Descoberta pelo médico e escritor Augusto Cury, a Síndrome do Pensamento Acelerado (SPA) é uma hiper-construção de pensamentos que estressa e desgasta o cérebro, ou seja, uma dificuldade de gerenciamento das informações.

Apesar de não ser considerada uma doença, a síndrome é associada a um quadro de transtorno de ansiedade e, de acordo com o instituto que leva o nome do pesquisador, atinge cerca de 80% da população brasileira.

“A SPA é extremamente prejudicial para a mente e para o corpo, pois dificulta o desenvolvimento de capacidades que são essenciais para o ser humano e ocasiona perda de energia que podem dificultar ainda mais ou até impedir a criatividade, reflexão e [causar] falta de memória", explica a psicóloga Naiara Mariotto.

Uma das principais causas desse distúrbio é o excesso de informação a que somos submetidos ao longo do dia. O que acaba desencadeando um esgotamento mental e, para dar conta de absorver todos os novos impulsos, o cérebro decide por 'roubar' a energia de outros músculos – o que explica o desgaste físico. Tal situação pode nos influenciar até nos objetivos pessoais.

É o que acontece com uma consultora de beleza, 24 anos, que falou com a reportagem do iG , mas preferiu não ser identificada. “Minha cabeça está sempre muito cheia, e sempre perco o foco nas coisas. Tive dificuldade de terminar meus projetos, justamente pela falta de foco, entrei em duas faculdades e não terminei nenhuma”, relata.

A princípio, ela foi levada ao médico por demonstrar comportamentos típicos de ansiedade, mas foi diagnosticada com o transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH). Só depois, em outro profissional, refez o diagnóstico e foi reconhecida a SPA.

Sintomas da Síndrome do Pensamento Acelerado
Alguns dos sintomas da Síndrome do Pensamento Acelerado são parecidos com os do Déficit de atenção
Alguns dos sintomas da Síndrome do Pensamento Acelerado são parecidos com os do Déficit de atenção
Apesar dos sintomas serem parecidos com o TDAH, é necessário ficar atento a certas ocorrências:

Dificuldade de atenção e concentração;
Dificuldade para relaxar e desacelerar os pensamentos;
Falta de memória;
Mudança de humor repentina;
Irritabilidade;
Cansaço mental que acaba se transformando em físico;
Sofrimento por antecipação;
Má qualidade do sono;
Inquietação;
Intolerância ao ser contrariado.
Devido a estes sintomas, os efeitos da síndrome podem ser sentidos no corpo inteiro. “Há sintomas físicos também como dor de cabeça, dores musculares, dor estomacal, gastrite, e muitas vezes até a queda de cabelo”, afirma a psicóloga.

Tratamento
No caso desse transtorno, o paciente deve passar por acompanhamento com psicólogo e psiquiatra. O psicólogo ajuda no entendimento dos pensamentos, dos sentimentos e dos comportamentos, possibilitando, assim, reflexões que resultarão em um controle emocional e uma mente mais organizada.

O psiquiatra, por sua vez, poderá prescrever medicações, como, por exemplo, os ansiolíticos, usados para diminuir a ansiedade e a tensão, e os antidepressivos, reequilibrando o humor do paciente.

Vale lembrar que, como qualquer tipo de ansiedade, a síndrome pode desencadear em quadro de depressão. “Alguns estudos mostram que 24% dos diagnósticos de ansiedade podem ter passado para depressão, por isso é de extrema importância a procura por um profissional especializado para a avaliação em casos de dúvida quanto aos sintomas. Quanto antes [o paciente] for tratado, mais rápido terá sua saúde mental restabelecida”, analisa Naiara.
Para a consultora de beleza que sofre com a condição, o acompanhamento foi fundamental e, apesar do tratamento ser contínuo, as mudanças já foram percebidas. Segundo ela, melhorias da dicção, no foco e na paciência já foram notadas. “Hoje, sou bem mais calma, consigo me organizar e me expressar com mais facilidade. Ainda não consegui terminar nada que comecei, mas já caminhei bastante nesses anos e, cada dia que passa, estou melhor”.

Três dicas para evitar a SPA
Nos dias atuais, a rotina é corrida e o tempo é escasso, mas é preciso tirar um tempo para si mesmo. Fugir da realidade às vezes é bom, pois evita o excesso de informações, o estresse e o cansaço mental, uma das principais causas da Síndrome do Pensamento Acelerado. Pensando nisso, veja três dicas para fugir da correria diária e se acalmar.

Evite o excesso
Às vezes, acumular tarefas não é bom profissionalmente, pois pode prejudicar a saúde mental. Por isso, procure sempre fazer pausas diante de sua jornada de trabalho e, principalmente, evite a tecnologia. “Não se cobrar demais e nem fazer cobranças excessivas nas pessoas que te rodeiam também podem contribuir positivamente”, afirma a psicóloga.

Faça exercícios físicos
Manter o corpo em movimento faz o cérebro relaxar e evita o excesso de pensamentos. Pilates e ioga são exemplos de atividades indicadas para manter o equilíbrio mental e corporal.

Mantenha a calma
Talvez essa seja a dica mais importante: fique calmo. O contato com a natureza é sempre relaxante, pois coloca o paciente em contato com os seus sentidos. Escutar música também é ótima pedida, pois acalma. Leia livros de temas que interessam, uma vez que a leitura te coloca em um mundo paralelo e ajuda a distrair.

Em suma, a melhor dica para evitar a Síndrome do Pensamento Acelerado é, basicamente, relaxar. Em outras palavras, viver a sua vida e saber de suas responsabilidades. Se algo estiver incomodando você, dê um tempo e esfrie a cabeça. Dessa forma, você diminuirá a ansiedade e, assim, conseguirá viver melhor e com mais qualidade de vida.

Fonte: Saúde - iG @ http://saude.ig.com.br/minhasaude/2018-04-20/sindrome-do-pensamento-acelerado.html
Maria Augusta da Silva Caliari e pesquisa IG e imagem do google
Enviado por Maria Augusta da Silva Caliari em 23/04/2018
Código do texto: T6316620
Classificação de conteúdo: seguro