ÚLCERA DE BURULI
A úlcera de Buruli é uma doença de pele causada pela bactéria Mycobacterium ulcerans, que leva à morte das células da pele e dos tecidos em volta, podendo também afetar o osso. Esta infecção é mais comum em regiões tropicais, como o Brasil, mas é encontrada especialmente em África e na Austrália.
Embora não seja conhecida a forma de transmissão desta doença, as principais possibilidades são que seja transmitida pela ingestão de água contaminada ou pela picada de alguns mosquitos ou insetos.
Quando a úlcera de Buruli não é tratada adequadamente, com antibióticos, pode continuar se desenvolvendo, provocando deformações que não podem ser corrigidas ou infecção generalizada do organismo.
                                  1307296.jpg

Principais sinais e sintomas
Os principais sinais desta doença surgem na pele, incluindo:
Inchaço na pele;
Ferida que cresce lentamente sem provocar dor;
Pele com coloração mais escura, especialmente em volta da ferida;
Inchaço do braço ou perna, se a ferida surgir nos membros.
Na maior parte dos casos, a ferida que aparece na pele é menor que a região afetada pela bactéria e, por isso, o médico pode precisar remover uma área maior que a ferida para expor toda a região afetada e fazer o tratamento adequado.
                             1307295.jpg

Como confirmar o diagnóstico
Quando existem suspeitas de se estar infectado com a úlcera de Buruli é recomendado consultar um dermatologista para confirmar o diagnóstico e iniciar o tratamento adequado. Geralmente, o diagnóstico é feito apenas com a observação dos sintomas e avaliação do histórico da pessoa, principalmente quando se vive em regiões em que existe um elevado número de casos.
Mas o médico também pode pedir uma biópsia para avaliar um pedaço de tecido afetado em laboratório para confirmar a presença da bactéria.
                             1307297.jpg


Como é feito o tratamento
Na maior parte dos casos, a infecção é identificada quando está pouco evoluída e afeta uma área inferior a 5 cm. Nesses casos, o tratamento é feito apenas com o uso de antibióticos, como Rifampicina, Streptomicina ou Claritromicina, durante 8 semanas.
Já nos casos em que a bactéria afeta uma região mais extensa, o médico pode precisar fazer cirurgia para remover todo o tecido afetado e até corrigir deformações, além de fazer o tratamento com os antibióticos. Nestes casos, também pode ser necessário ir no enfermeiro frequentemente para fazer tratamento da ferida, acelerando a cicatrização.
                                                         
                              1307298.jpg

Preservação à Saúde
Pesquisa:Rodolfo Antonio de Gaspari-Roangas-
Fonte:https://www.tuasaude.com/ulcera-de-buruli/
Imagens:Diivulgação

                                                    
                              1307299.jpg

                                       
 
https://www.tuasaude.com/ulcera-de-buruli/
Enviado por roangas em 05/05/2018
Reeditado em 05/05/2018
Código do texto: T6327566
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.