Magnésio Cura a Pressão Alta?

Magnésio Cura a Pressão Arterial?

OLÁ!
Uma das perguntas que recebemos no nosso site foi: magnésio cura a pressão alta?
https://youtu.be/jNFMa80pXiQ

Eu vou dividir essa pergunta em 3 partes- quais são as causas da hipertensão/ por que o magnésio é importante/ e por último vou falar de um estudo sobre magnésio e pressão alta.
1o- Quais são as causas da pressão alta-
Para a maioria dos adultos, a hipertensão arterial não tem uma causa bem definida, sendo o que chamamos de hipertensão essencial. A causa é genética, pai, mãe, avós hipertensos, você terá maior risco de ser hipertenso. Ainda mais se você estiver acima do peso, estressado, dormir mal, comer muito sal, não fizer atividades físicas, e não tiver uma alimentação balanceada, com muitas frutas, verduras e fibras.
Claro que existe a hipertensão secundária, ou seja, que tem uma causa definida. A hipertensão secundária é causadora de cerca de 3 a 5% das hipertensões, portanto De 100 pessoas hipertensas, no máximo 5 terão causa definida. Algumas causas que posso citar aqui são- apneia do sono, problemas renais, problemas de tireóide, drogas lícitas e ilícitas, alguns tipos de tumores e estenose de artéria renal.

O 2o tópico é o sobre o magnésio
O magnésio é um mineral que seu corpo necessita. Uma carência de magnésio pode levar a fraqueza muscular, irritabilidade e arritmias cardíacas. As melhores fontes de magnésio são folhas verdes, castanhas, ervilhas, feijões e brotos.
A ingestão de um adulto deve variar entre 270- 400mg de magnésio, e isso pode vir somente da dieta.
Os suplementos de magnésio devem ser usados somente pra aqueles indivíduos que tem deficiência de magnésio. E apesar da dieta suprir a necessidade da maioria dos indivíduos, algumas pessoas podem requerer mais magnésio devido alguma doença ou perdas excessivas.

O 3o tópico- existe um estudo, publicada na revista Hypertension em 2016 que demonstrou que indivíduos que recebiam, em média 368mg de magnésio por dia após 3 meses, tiveram uma redução de, em média 2mm de mercúrio na pressão arterial.
Isso é muito? É quase nada. Por exemplo, se sua pressão arterial sistólica estiver 16, ou seja 160mmhg, o suplemento de magnésio vai baixar para 158mmhg- portanto, continuará alta.
Então, para responder a pergunta: magnésio não cura a pressão alta. E prescrever magnésio para todo mundo é imprudente, pois existem casos, como em renais crônicos, que o excesso de magnésio pode fazer mal.

Para reduzir a pressão alta, mais importante é perder peso, reduzir o sal da dieta (e olhe, abro parênteses que não adianta sal do Himalaia), fazer exercícios e a dieta DASH- que é a dieta para baixar a hipertensão (vou deixar o link para o vídeo da dieta DASH abaixo)- que essa sim, abaixa a pressão de forma significativa.
E se seu médico prescreveu um anti-hipertensivo, tome os remédios corretamente.
Hipertensão é uma doença séria, silenciosa, a principal causa de derrames e uma das principais causas de infartos.



MEU NOME É ANDRÉ WAMBIER, CARDIOLOGISTA. E esse é o cardio df
Se você quiser ter mais dicas de saúde como essa
ENTRE NO NOSSO SITE, curta NOSSA PÁGINA DO FACEBOOK E no YOUTUBE. E TAMBÉM E COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS
MUITO OBRIGADO.
André Wambier
Enviado por André Wambier em 29/05/2018
Reeditado em 29/05/2018
Código do texto: T6350094
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.