A LIBERDADE... A VERDADE... "Suposto caso de POLIOMIELITE na VENEZUELA... Senhor Presidente MADURO! O Senhor é MADURO ou já está PODRE?. Há controvérsias?".

A LIBERDADE... A VERDADE... “Suposto caso de POLIOMIELITE na VENEZUELA... Senhor Presidente MADURO! O Senhor é MADURO ou já está PODRE?. Há controvérsias?".

Surto de PÓLIO na VENEZUELA exige atenção no BRASIL.

O surto de Poliomielite na Venezuela – que acontece 29 anos depois da erradicação da doença no país – tem colocado Organizações de Saúde em alerta.

No Brasil, a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) emitiu nesta quarta-feira uma nota pública para advertir médicos, população e governo sobre a necessidade de cuidados redobrados, especialmente diante do atual fluxo de Refugiados Venezuelanos nas Fronteiras Brasileiras.

“A Poliomielite é uma doença que deixou LEMBRANÇAS DOLOROSAS”.

“Foi corrente no Brasil e, graças ao esforço conjunto de todos, com participação ativa dos pediatras, foi ERRADICADA”.

“Por isso, é preciso estar atentos, vigilantes, para que ameaças externas não comprometam o bem-estar do nosso povo”, ressaltou Luciana Rodrigues Silva, presidente da SBP.

O caso na Venezuela foi registrado em uma criança indígena de DOIS anos, diagnosticada com paralisia flácida aguda causada pelo poliovírus vacinal tipo III.

Segundo autoridades locais, ela não havia recebido as doses da vacina.

Segundo a SBP, todo caso da doença deverá ter uma amostra de fezes coletada até o 14º dia do início do déficit motor, principalmente de indivíduos com histórico de viagens internacionais ou de contato com pessoas de países com circulação de poliovírus nos trinta dias que antecedem a manifestação do sintoma.

Segundo a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) a POLIOMIELITE, também chamada de PÓLIO ou PARALISIA INFANTIL, é uma doença infectocontagiosa, provocada pelo poliovírus, um vírus que vive no intestino.

Apesar de ser uma doença mais frequente em crianças menores de QUATRO anos, também pode ocorrer em adultos.

A maior parte das infecções apresenta poucos sintomas, que costumam ser parecidos com os da gripe, com febre e dor de garganta, ou sintomas de infecções gastrointestinais, como náusea, vômito, constipação, dor abdominal e, raramente, diarréia.

No entanto, cerca de 1% dos infectados pelo vírus pode desenvolver a forma PARALÍTICA da doença, em que há risco de SEQÜELAS PERMANENTES, insuficiência respiratória e, em alguns casos, leva à MORTE.

Em geral, a PARALISIA se manifesta em apenas um dos membros inferiores, apresentando perda da força muscular e dos reflexos, com manutenção da sensibilidade no membro atingido.

Rádio no Tempo – 13 de Junho de 2018.

Marlene Magalhães.

Fonte: Veja - Às 19h26min.

Observações do escriba:

1ª – Os chamados “Dias Nacionais de Vacinação em Massa Contra a POLIOMIELITE, no Brasil, tiveram início em 16 de Junho de 1980 (há 38 anos).

2ª – Na época, o Presidente da República Federativa do Brasil era o GENERAL João Batista Figueiredo, cujo MINISTRO da SAÚDE era o Médico Dr. Valdir Mendes Arcoverde (há 38 anos).

3ª – Sergipe na época era GOVERNADO pelo saudoso Empresário, Político e MÉDICO Dr. Augusto do Prado Franco, e, tinha como seu SECRETÁRIO de ESTADO da SAÚDE, o PEDIATRA Dr. José Machado de Souza, também de saudosa memória (há 38 anos).

4ª – Hoje, - 14 de Junho de 2018 -, terá início a Copa do Mundo de Futebol na Rússia. Pois bem. Pois muito bem. Na Copa do Mundo de Futebol realizada em 1982, o “slogan” da CAMPANHA NACIONAL CONTRA a POLIOMIELITE era o seguinte: - “No País do Futebol, é TRISTE ser DOENTE das PERNAS” (há 36 anos).

5ª – Além dos Pediatras, não podemos nos esquecer, e, reiterar fortemente, os nossos agradecimentos, a participação ativa e brilhante das Enfermeiras, Auxiliares de Enfermagem, Assistentes Sociais, Professoras, Motoristas, etc. e Voluntários que ERRADICARAM o “POLIOVÍRUS SELVAGEM” de todo o Território Nacional.

6ª - Éramos felizes e não sabíamos...

7ª – Que DEUS nos proteja!

A luta contra a debilitante POLIOMIELITE (paralisia infantil) continua, e a luta a favor da inofensiva AUTO-HEMOTERAPIA, também continua.

Se DEUS nos permitir voltaremos outro dia ou a qualquer momento. Boa leitura, boa saúde, pensamentos positivos e BOM DIA.

ARACAJU, capital do Estado de SERGIPE, localizado no BRASIL, Ex-PAÍS dos fumantes de CIGARROS e futuro “PAÍS dos MACONHEIROS”. Quinta-feira, 14 de Junho de 2018.

Jorge Martins Cardoso – Médico – CREMESE – 573.

Fontes: (1) – INTERNET. (2) – GOOGLE. (3) – Arquivo Pessoal. (4) – OUTRAS FONTES.