HERPES ZÓSTER
Nair Lúcia de Britto
 
Segundo pesquisa, a Herpes Zóster, também conhecida como “cobreiro”, é uma infecção viral, que provoca bolhas na pele e pode causar muita dor. Ocorre em qualquer região do corpo, mas o mais comum é aparecer no tronco e, por vezes, na face.
Hoje em dia, porém, existem antivirais potentes para combater a doença. E quanto melhor for as condições de saúde da pessoa atingida, mais rapidamente vai se curar. Recomenda-se limpar as lesões com água buricada ou água morna e sabão neutro, para evitar infecção.
Os anti-virus devem ser ministrados no paciente, antes das feridas criarem casquinha, pois uma vez que as casquinhas se instalam o vírus não está mais lá; porém fica no organismo predispondo a pessoa a contrair a doença outra vez. Daí a necessidade de rapidez no tratamento.

O problema é causado pela reativação do vírus da varicela-zoster, o mesmo vírus que causa a catapora. Daí a diferença entre a herpes zoster e a herpes comum, que surge nos lábios e genitália. Mas também é contagiosa. Na herpes comum, o contágio se dá pelo beijo ou relações sexuais. Na herpes zóster  o contágio se dá pelo contato e não pelo ar do ambiente em que o paciente se localiza. É necessário, portanto, não compartilhar toalhas e outros objetos que
o paciente usa.


Os adultos depois dos cinquenta anos são mais susceptíveis. Principalmente aqueles que  tiveram catapora e o vírus permaneceu no organismo.
Outro fator importante que torna a pessoa predisposta é a baixa defesa do sistema imunológico. Daí a importância de cuidar do sistema imunológico não só para se proteger, como também para que o tratamento tenha melhor e mais rápida eficácia.

Outros fatores de risco são o stress, noites maldormidas, exesso de trabalho ou algum abalo de ordem emocional. Vale lembrar também que a vacina contra a catapora reduz as chances de uma pessoa adquirir a herpes-zóster, mas essa vacina só funciona para quem não teve catapora. Do contrário, não adianta.  

Não é um problema de maior gravidade, mas existe o risco de prejudicar a mobilidade do membro atingido. A rapidez no tratamento reduz a chance de complicações que possam surgir. Além do tratamento com os antivirais os cuidados caseiros são valiosos. Veja a seguir:
 

TRATAMENTO CASEIRO
Equinácea
(chás ou suplementos), com o cuidado de verificar a procedência correta. Esta planta estimula o sistema imunológico, alivia a dor, é antiinflamária, indicada para tratar infecções da pele, garganta e sinuzite. Contudo, deve-se tomar com cautela, devido possíveis efeitos colaterais.

Alimentos ricos em lisina, diariamente. Como o frango,  peixe e leite. A lisina ajuda a reduzir a multiplicação do vírus e minimiza o problema.
Alimentos que contenham vitamina C, como: limão, laranja, abacaxi, caju e tangerina.


Alimentos que protegem o sistema imunológico:
morango, tomate, sementes de chia, linhaça e de girassol. Salmão, sardinha, atum. Azeite (cru).
Usar roupas de algodão.


Compressa fria de Camomila para aliviar a coceira.

NADA DE PRODUTOS INDUSTRIALIZADOS

Normalmente os produtos industrializados, cervejas e refrigerantes não são propícios para a saúde, por isso devem ser utilizados com muita cautela; principalmente em crianças e idosos.  Mas (diz a experiência) diante de  algum problema de saúde (principalmente nas infecções e obesidade) são determinantemente proibidos, para facilitar a cura.

EVITAR
Alimentos ricos em argina
, um aminoácido que pode agravar o problema.
Café, açúcar, farinha branca, chocolate, pães brancos, biscoitos, refrigerantes e bolos.
Não fumar.
Não tomar muito sol.
 

PRÓPOLIS VERDE
O Própolis Verde não é um medicamento. É um suplemento alimentar para ativar as defesas do sistema imunológico. Eficaz no tratamento das infecções da pele, respiratória e outras; além do potencial anti-inflamatório.
 



Fonte de pesquisa:
www.drauziovarella.uol.com.br  

www.greenme.com.br
E outras

 
Nair Lúcia de Britto
Enviado por Nair Lúcia de Britto em 08/07/2018
Reeditado em 08/07/2018
Código do texto: T6384730
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.