MAGNÉSIO: O MINERAL 5 ESTRELAS. - 2

Antoni BigCuore*

Data: 26.07.2010, alterado 23.07.2018

Local: São Paulo,SP.,Brasil

Hora: 17:19 horas

_____________________________________________________

Se há um mineral de suma importância para a saúde de nosso organismo, ele se chama: Magnésio!

Sobretudo, para bem gostar de beber, deve ingerir boa quantidade de magnésio, pois a bebida sendo um fonte de “radicais livres”, rouba todo magnésio do organismo.

“O que ele pode fazer para o seu organismo:

a) Ajudar no combate à depressão;

b) Promover a saúde do sistema cardiovascular e ajudar na prevenção de ataques cardíacos;

c) Manter dentes e demais ossos saudáveis;

d) Ajudar a evitar depósitos de cálcio e a formação de pedras nos rins e na vesícula;

e) Aliviar a indigestão

f) Funciona como tranqüilizante natural.” ( 1 )

Diz o Dr.Mindell, um dos maiores ortomoleculares, dos Estados Unidos que, “os adultos necessitam de 300 mg a 450 mg de magnésio por dia ou mulheres grávidas ou que amamentam precisam de um pouco mais – de acordo com o Conselho Nacional de Pesquisa dos Estados Unidos.

Melhores Fontes Naturais: Figo, limão, pomelo (grapefruit), milho amarelo, amêndoa, nozes, sementes, verduras, maçã.

Composto vitamínico: Outro dia comprei numa farmácia em São Paulo, um composto de: Cálcio, Mgnésio e Zinco, fabricado pelo Laboratório Americano, “Sundown”, na seguinte proporção: 333,33 mg de cálcio; 133 mg de Magnésio e 8,33 mg de Zinco.

Confesso a vocês que realmente o Dr.Mindel, tem razão, pois quando tomo a minha cápsula de cálcio com magnésio, sinto-me bem relaxado, pois ambos minerais são mesmo relaxantes. Inclusive, para quem sofre de insônia, é quase certeza, que seu organismo está carente destes dois minerais: o cálcio e o magnésio.

À guisa de ilustração, citemos o que diz a Dra.Adriana Splendore, terapeuta ortomolecular, em São Paulo, nos diz sobre este mineral: “Insônia, problemas de pressão arterial, palpitações, quebras de energias, diabetes, dores menstruais, fibromialgia, colesterol, todas essas queixas podem estar relacionadas com a carência de Magnésio no organismo, ele é um mineral absolutamente essencial para todos os processos bioquímicos do nosso corpo. O Stress, assim como um grande consumo de cafeína roubam o magnésio do nosso organismo”.

“Palidez, falta de ar, cansaço, são sintomas de deficiência de Ferro, ele é um componente das moléculas de hemoglobina, a anemia é uma carência desse mineral; as mulheres perdem o dobro de Ferro que os homens. Hoje muito se fala da síndrome da perna inquieta, dores principalmente a noite que podem ser tratadas com a reposição desse mineral”.( 2 ) (grifos meus).

Fale com a sua nutricionista ou seu médico de confiança sobre a possibilidade de você tomar esta composição diária.

Com certeza, quem passou dos cinqüenta tem necessidade de ingerir cálcio e magnésio!.

Por que digo isto? Porque normalmente em nossa alimentação diária, não ingerimos as quantidades necessárias de vitaminas e minerais, que o nosso organismo necessita. Assim, há necessidade de se ingerir sinteticamente.

Você também tem a opção de mandar fabricar em farmácias de manipulação, onde o preço, geralmente, é bem mais em conta.

Eu confesso para vocês que eu sofria de insônia crônica há mais de 30 anos!. Sofri nas mãos de médicos inescrupulosos, que só receitam remédios faixa preta e que não adiantam nada e, além disso, causam dependência.

Depois de muita luta, certo dia quando escrevia um capítulo de meu livro sobre o estresse, me veio à mente a inspiração de desenvolver a minha tese que chamo de EQUILÍBRIO HOMEOSTÁTICO DA PERSONALIDADE.(eu exercito esta tese diariamente há mais de oito anos! E funciona!!!)

Olhei no dicionário Aurélio e ele definia a palavra estresse como sendo uma forma de quebra da homeostase do organismo. Dai, gostei desta palavra e fui pesquisando até chegar na minha tese acima mencionada.(homeostase é o equilíbrio de todo e qualquer ser vivo, em sua DIMENSÃO INTEGRAL: espírito, mente e corpo. Termo usado pela biologia).

Em que consiste basicamente ela? Parto da premissa de que o ser humano é um ser INTEGRAL: espírito, mente e corpo, não se podendo dissociar nenhuma parte da outra).

Então, raciocinei se a pessoa conseguir HARMONIZAR os fatores espiritual, o físico e o emocional, ele atinge um alto grau de saúde, física, mental e espiritual! (leia meus textos no Portal O Recanto das Letras, cujos títulos são: Equilíbrio Homeostático da Personalidade, Caminhos para a Saúde Integral e Personalidade Homeostática).

E passei também a ter grande admiração pela Medicina Ortomolecular, que é aquela que usa como terapêutica, as vitaminas e sais minerais. Se fosse mais novo inclusive, iria estudar medicina neste ramo.

O Magnésio é o mineral Antiestress por excelência.

_____________________________________________________

FonteL 1 ) Earl Mindell `S Vitamin Bible (A Bíblia das Vitaminas), Dr. Earl Mindell. Editora Abril, edição de 1986, pgs. 92/93. (2 ) Pesquisado no saite da autora: www.adrianasplendore.com.br)

______________________________________________________

(*)autor é Escritor, Pesquisador autônomo de alimentos, São Paulo. Acesse seu BLOG BEM VIVER BRAZIL -http://antonibigcuore.blogspot.com(texto inspirado em sp.sp., 26.07.2010, 2ª feira, às 8,55 hrs).Alterado em 23.07.2018.

(*)(Autor é Escritor e Pesquisador Autônomo de Alimentos. Contato: antonibigcuore@uol.com.br). Autor do Livro, A SAÚDE DA ALMA E DO CORPO, EDITORA O RECADO LTDA.(egostado).

_____________________________________________________

COMENTÁRIOS DE MEUS LEITORES NO TEXTO ORIGINAL DE 2010:

22/08/2012 15:08 - nuza [não autenticado]

Boa Tarde, Sr. Antonio...eu cheguei aqui por acaso e não poderia deixar de comentar que realmente é verdade os benefícios desses três minerais juntos, eu tenho 39 anos e há cerca de 03 anos venho sofrendo de insônia, irritabilidade e me recuso a tomar medicamentos Faixa preta para dormir, até mesmo porque quero solução e não consolo !!! Ontem por acaso achei esse suplemento em uma fármácia e resolvi tomá-lo e não é que para mim fez efeito ?? Eu me assustei hoje ao perceber que consegui dormir uma noite inteira, e realmente tem um efeito parace-me que tranquilizante, mas é muito diferenté de um tranquilizante chamado "Faixa preta" , é somente uma sensação de que "estou bem"!! Gostaria de parabenizá-lo pela inciativa em divulgar uma matéria tão interessante e sobretudo Natural e Verdadeira !!!

22/07/2012 13:55 - Alaide de Oliveira [não autenticado]

Boa tarde! Amei seu artigo sobre o magnésio e cálcio. Já tomo magnésio o que me ajudou muito nas dores musculares. Agora vou aderir tbm ao cálcio. Deus te abençoe!

10/08/2010 18:24 - Cida Rios

BOA NOITE,AMIGO! FANTÁSTICA INFORMAÇÃO! EU PARTICULARMENTE FAÇO USO DIÁRIO DO MAGNÉSIO DILUÍDO 1 FRASCO EM 1 E 1/2 L DE ÁGUA, O QUAL MANTENHO NUM RECIPIENTE DE VIDRO FORA DA GELADEIRA,CONFORME SIGO A RECOMENDAÇÃO DO PADRE "BRENO", TOMO MEIO CÁLICE EM JEJUM.É FANTÁSTICO!É A VERDADEIRA FONTE DA JUVENTUDE.NÃO HAVIA PENSADO EM ASSOCIÁ-LO AO CÁLCIO, GOSTEI MUITO DO SEU ARTIGO.VOU MANDAR MANIPULAR ADOREI A IDÉIA.BJS,PAZ E LUZ!

ANTONI BIGCUORE

Enviado por ANTONI BIGCUORE em 23/07/2018

Reeditado em 23/07/2018

Código do texto: T6398105

Classificação de conteúdo: seguro

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original. Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.