Artesanato: um resgate da autoestima

Em memórias afetivas, quando a mente remete à palavra Artesanato: lembra-se de vovós tricotando ou fazendo colchas de patchwork, e até, àquelas capinhas de liquidificador, hoje pouco usadas nos lares modernos.

Com o passar dos anos, através das necessidades atuais, resgata-se esta habilidade tão inerente aos seres humanos. E o que dizer das aranhas com suas teias, do joão-de-barro com suas casas, das abelhas com suas colmeias. É fato que o trabalho artesanal humano é muito anterior às civilizações modernas.

Hoje, o Artesanato torna-se Arte Terapia com o objetivo de concretizar, ou tentar entender o pensamento humano. Quando se costura, a tentativa é de alinhavar, pespontar e arrematar pensamentos vagos e não terminados, dando-lhes uma forma esteticamente aceita (ou não) e oferecendo-lhe uma função para tal.

Construindo um mosaico, daqueles de azulejos, ou ladrilhos. Todos os cacos quebrados são ressentimentos, mágoas e frustrações destruídos milimetricamente. Partindo para a colagem desses pedaços, reconstrói-se vida. Imaginando e criando um projeto para o mosaico, colando, fazendo e refazendo, a vida é revisitada dando-se um novo significado a ela. Com o trabalho final, acabado, percebe-se o quão complicado é montar uma nova história.

Ah...as telas , essas tem um significado sublime, uma tela em branco desafia todos os sentidos do artista. Sim, o artista! Todo artesanato é arte então, todo artesão é um artista.

Uma tela é um mundo a ser explorado: cores, formas, texturas revisitam o subconsciente e trazem à tona a sensibilidade em expor em desenhos e sentimentos guardados bem no íntimo.

Por isso, tantos pintores tinham crises psíquicas absurdas, sendo gênios e deixando um patrimônio de obras belíssimas para a humanidade.

Aqui, cita-se alguns exemplos, lembrando existir outros vários , muitos e múltiplos jeitos de expressar sentimentos e emoções.

É certo que o Artesanato/Arte Terapia traz senão a cura, um alento para muitas doenças da Pós-Modernidade. Ansiedade, depressão, transtornos psíquicos e psicológicos, recuperação de dependência química. Enfim, a Arte Terapia sendo utilizada para acalmar ou trazer o prazer perdido nos desalentos vividos.

Pode ser que a princípio, o desajuste seja necessário, uma catarse para no fundo desse poço encontrar-se consigo mesmo e produzir belíssimos trabalhos.

Quando se vê uma obra pronta, o olhar aguça e o “EU QUE FIZ” é automático e satisfatório. A autoestima renasce, ressurge como a tão citada Fênix, das cinzas se refez, alçando voos mais altos. Da mesma forma é o indivíduo ao buscar ajuda para equilibrar-se e manter uma boa qualidade de vida.

Lembrando das tataravós desta geração, tinham uma rotina com o artesanato sempre presente e o ritmo de vida não exigia tanta correria.

Hoje a correria busca o que? Será a História completando seu ciclo e retornando ao começo? Busca-se os métodos antigos para livrar-se das lutas modernas. O importante sempre é a busca, de uma vida melhor para si e para todos que o cercam.

Estelinha Cardoso
Enviado por Estelinha Cardoso em 24/08/2018
Código do texto: T6429248
Classificação de conteúdo: seguro