A SaferNet e seu papel quando se trata de cyberbullying!

A SaferNet Brasil é uma associação civil de direito privado, com atuação nacional, sem fins lucrativos ou econômicos, sem vinculação político partidária, religiosa, cultural ou racial. Fundada em 20 de dezembro de 2005 por um grupo de cientistas da computação, professores, pesquisadores e bacharéis em direito, seu principal objetivo é evitar as práticas de pornografia infantil na Internet brasileira.

Mas percebia-se que o Brasil carecia de políticas e ações concretas de enfrentamento ao principal problema vivido pelos usuários da internet: o cyberbullying, também chamado de bullying virtual, bullying digital, bullying via redes sociais, bullying eletrônico, bullying via internet.

Além da grafia complicada, há também as diversas nomenclaturas pelas quais a referida prática é conhecida. Tudo isso associado, evidentemente, aos fenômenos complexos, que envolvem variáveis econômicas, sociais e culturais. Fenômenos esses recheados de desdobramentos e implicações nos campos da ética, da moral, da educação, da saúde, do direito, da segurança pública, da ciência e da tecnologia.

A consolidação da SaferNet!

Tão logo foi criada, a SaferNet se consolidou como uma entidade de referência nacional no enfrentamento aos crimes e violações aos Direitos Humanos na Internet. Daí pode-se perceber seu intuito e capacidade de mobilização e articulação, a produção de conteúdos pertinentes e necessários à população e o uso de tecnologia de enfrentamento aos cries cibernéticos que, devido sua gravidade, facilitaram a ligação, parceria e acordos com Órgãos Governamentais, como o Ministério Público Federal.

Por meio do diálogo permanente, a SaferNet conduz as ações em busca de soluções compartilhadas com os diversos atores da Sociedade Civil, da Indústria de Internet, do Governo Federal, do Ministério Público Federal, do Congresso Nacional e das Autoridades Policiais. Além dos referidos órgãos há profissionais que, por conhecer e entender o mal causado pelo cyberbulying, se empenham em ajudar, fazendo palestras, publicando cartilhas, panfletos e instruções tanto aos adolescentes, quanto aos pais, escolas e demais educadores.

O principal objetivo da SaferNet!

Conhecendo a Internet e sabendo dos inúmeros riscos ao se fazer uso das redes sociais, a SaferNet tem buscado sempre novas formas de trabalhar junto aos usuários, no sentido de fazer alertas, quanto aos riscos advindos de um mau uso. Isto porque seu principal foco é transformar a Internet, bem como as redes sociais, em um ambiente ético, seguro, confiável e responsável, para os usuários. Ambiente este, que deverá permitir às crianças, jovens e adultos criarem, desenvolverem e ampliarem suas relações sociais e conhecimentos, além de exercerem a plena cidadania, sem passarem pelos transtornos oferecidos pelos crimes virtuais.

Sônia Araújo - Ms. em Educação

O respeitar faz bem!

Sôniainformação
Enviado por Sôniainformação em 25/08/2018
Código do texto: T6429761
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.