UMA PROPOSTA INTELIGENTE
Nair Lúcia de Britto

Uma das propostas que eu gostei apresentada pelo candidato Fernando Haddad, durante a campanha eleitoral, foi acabar com a prática fúnebre do uso de agrotóxicos na lavoura. Eu usei o termo “fúnebre” porque os agrotóxicos têm sido a causa de muitas mortes e doenças, conforme informações noticiadas.

Paralelamente, seu objetivo é incentivar uma alimentação saudável para todos; e levar, inclusive, essa alimentação para dentro das Escolas.
Atualmente só as pessoas de melhor renda podem consumir frutas e verduras orgânicas, para se proteger das doenças.

Achei uma excelente idéia do candidato. Isto porque é preciso ter em mente que a Saúde começa pelos hábitos saudáveis na alimentação que deveria estar ao alcance de todos.

Alimentar-se bem é um direito sagrado que todo trabalhador merecia ter. Mas isso torna-se impossível com um salário minguado, incompatível com os ganhos astronômicos de muitos, inclusive dos políticos, os quais deveriam trabalhar para uma distribuição de renda mais racional e mais justa. Começando por uma reforma trabalhista que fosse favorável ao trabalhador e corrigindo as injustiças.

Outro ponto importantíssimo para a Saúde é o saneamento básico, a despoluição dos rios, do ar e do mar para evitar doenças. Segundo o que foi discutido numa entrevista, no Programa Panorama, da TV Cultura, o saneamento básico é vital para evitar vários problemas de saúde que ocorrem devido a contaminação do solo e da água. Mas essa necessidade básica não tem tido a merecida atenção por parte dos governantes.

É incompreensível que se gaste tanto dinheiro com exames clínicos, para saber se a pessoa já está com câncer; e não se tomar nenhuma medida preventiva e bem mais econômica contra essa doença, da qual só os mais abastados têm melhores condições de se safar.
 
Nair Lúcia de Britto
Enviado por Nair Lúcia de Britto em 27/09/2018
Reeditado em 27/09/2018
Código do texto: T6461314
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.