Sindrome Münchausen- Doenças Inventadas

Síndrome de Münchausen ou Transtorno Factício (não verdadeiro) - é uma desordem psiquiátrica, um transtorno mental que tem esse nome porque em de meados do ano 1750 viveu o barão Karl Friedrich Hieronymus Freiherr von Münchausen, que tinha mania de ter diferentes tipos de doenças, todas inventadas. Esse transtorno atualmente é utilizado para designar doença falsa, de forma severa onde o indivíduo finge estar doente para chamar atenção sobre si, ter pessoas preocupadas sempre por perto e sanar sua carência de atenção. Para isso pode se auto flagelar, auto medicar e até provocar intencionalmente atitudes para ser operada.

Sintomas

- Os sintomas surgem, mas são confusos e ao iniciar o tratamento aparece outro problema.

- Tem histórico médico com diversos retornos e locais diferentes.

- Já vem para a consulta descrevendo qual a doença que tem.

- Se os exames dão negativos, logo surge necessidade de fazer outros.

- Normalmente gostam de fazer cirurgias e exames.

- Em casa ou na presença de outras pessoa, os sintomas são sempre mais intensos.

- Quando internados e ficam sozinhos no quarto, alteram o prontuário médico deixado na cama, mas mostrar que piorou.

- Presença frequente em diversos hospitais.

- Não gosta que o médico peça informações pessoais aos familiares.

- São pessoas com baixa autoestima e carente de atenção.

Outra situação é a Síndrome de Munchausen por Procuração - quando a pessoa provoca sintomas de doenças - voluntária e deliberadamente- em um filho por exemplo, colocando em risco a saúde da criança, para levá-la inúmeras vezes ao hospital e ter atenção de toda equipe médica, causando comoção de todos para si - através da criança- aparentando ser alguém preocupada e cuidadosa quando na verdade, quer estar rodeada de atenção e simpatia das pessoas.

Considerado como um tipo de abuso infantil, pois usa a criança como ferramenta para chamar a atenção sobre si, explorando a situação , provocando realmente a doença na criança podendo então levá-la ao médico. Em todos os hospitais e postos de saúde, os médicos e atendentes já conhecem essa situação que não é rara.

Algumas vezes, usam também um idoso ou alguém que cuida. Os sintomas que foram provocados são tão reais que podem confundir médicos ou enfermeiros e algumas vezes, só é revertido com a confissão de quem provocou a enfermidade - normalmente um dos pais ou os dois.

Casos onde surge a desconfiança de alguém da família ou de um cuidador é importante que seja instalada câmera escondida em pontos estratégicos da casa, para poder ter como prova, pois a pessoa que provoca essa situação geralmente disfarça bem e induz a criança ou idoso a fazer o que querem com a promessa de ser algo bom e importante para que fique curado.

Existe também os casos onde mendigos, andarilhos e pessoas solitárias chegam com queixas de doença e dor no coração, porém o que querem na verdade é apenas atenção. Depois de uma conversa mesmo que rápida, o toque para medir pressão , auscultar o coração e ouvir com atenção sua angústia a pessoa é encaminhado para a Assistente Social que providencia um banho, uma roupa limpa e um bom prato de comida e logo a pessoa se sente bem e já "sara" do que sentia.

Alerta para a Síndrome de Munchausen por procuração:

Ficar atento:

-Quando crianças são internadas diversas vezes com sintomas incomuns e que desaparecem na presença do médico;

-Ao fazer os exames, devido a insistência dos pais, o resultado não condiz com a queixa;

-Em exames de sangue e urina podem até ser encontrados substâncias químicas estranhas, que foram manipuladas deliberadamente;

-Quando só em casa os sintomas são exagerados e minimizam ao ser atendido no Pronto Socorro;

-No histórico da criança tem registro de irmãos que tiveram sintomas semelhantes e até de falecimento de irmãos em circunstâncias estranhas.

-Algumas vezes, o responsável pela criança trabalha na área da saúde ou tem conhecimento sobre diversas enfermidades e como provocar os sintomas..

Diagnóstico

De difícil diagnóstico, pois o paciente ou quem ele está tentando adoecer, normalmente já passou outras vezes pelo médico e cada vez apresenta sintomas de doenças diferentes nunca comprovadas na consulta . Quando se realiza os exames rotineiros, até se comprova substâncias químicas na urina ou sangue, porém que foram ingeridas por vontade própria ou convencida a pessoa que deveria tomar. Para descobrir essa fraude, vai da expertise do médico em determinar esses casos em que o paciente não está doente e sim carente de atenção, o mesmo acontece quando tenta adoecer uma criança ou idoso apenas para mostrar aos outros como é zeloso, preocupado com a saúde deles e que cuida com muita atenção, sendo que querem mesmo é despertar a condolência da equipe médica a seu favor.

Tratamento

O tratamento para as duas formas é feito em parceria de psiquiatra e psicólogo que mediante as investigações de exames laboratoriais e relatórios médicos de consultas anteriores e histórico psicológico do paciente irá confrontá-lo nas diversas situações com suporte de familiares . A terapia irá trabalhar acontecimentos importantes na vida da pessoa desde sua infância até situações pessoais traumáticas recentes que possam ter provocado stresse ou traumas, para formular uma real situação do paciente. É difícil efetuar o tratamento com eficiência, já que o paciente nem sempre está disposto a cooperar, se acha sempre "doente" e nunca admite o que está fazendo com sua saúde. Quando a equipe médica descobre o que está inventando o paciente muda de hospital . A depressão, ansiedade e angústia estão presente em todos os casos e a terapia para aliviar stresse traumáticos aliada a medicamentos ansiolíticos ajudam no controle da ansiedade do paciente,porém o problema de mentir sobre seu estado continua.

No caso de Síndrome de Munchausen por procuração, a criança além de ser tratada tanto física como emocionalmente, deve ser afastada do convívio do responsável que provoca os sintomas das doenças, para que a criança seja preservada e não correr o risco de incidentes e até de morte, que pode ser por envenenamento, complicações de excesso de medicamentos ou maus tratos para deixar marcas..

Diferença entre Hipocondria e Síndrome de Munchausen

Na Hipocondria o paciente por receio de ter certas doenças se auto medica e sem nenhuma prescrição médica, toma todo tipo de remédio que tem em casa ou que vê na farmácia e pode comprar sem receita médica. Quando está na sala de espera de um consultório aguardando para ser atendido, tudo que escuta as pessoas comentarem sobre outras doenças já fica pensando e logo começa sentir os sintomas e achar que também tem aquela doença. Vai inúmeras vezes fazer consultas e exames e até acredita estar mesmo doente, sente todos os sintomas - que são psicossomáticos - do que acredita estar acometido, mas os exames com resultado negativo trazem o alívio de que precisam e vão para casa aliviados, porém sempre acham necessidade de fazer exames preventivos e consultas de rotina, mesmo sem pedido por um médico ou ter algum sintoma...é apenas medo de adoecer.

Na Síndrome de Münchausen o comportamento é compulsivo e quando investigado por profissionais psiquiatra e/ou psicólogo chegam ao problemas de desordem emocional represado por situações vividas na infância ou na vida adulta que podem ser desde um abuso sexual, perda dos pais ou alguém muito próximo até algo pessoal e estressante da vida adulta que precisa ser tratado levando a essa carência de atenção e contato com outras pessoas.