REPOSIÇÃO HORMONAL, HOMENS TAMBÉM SE CUIDAM.
Nair Lúcia de Britto

Não só as mulheres, mas também os homens podem perder hormônios, a partir dos quarenta anos de idade. Mas mudanças simples de hábitos podem reverter a queda de testosterona no organismo masculino.
A testosterona é o principal hormônio masculino, responsável por diversas funções orgânicas; contudo, cada indivíduo tem um tipo de organismo, que age e reage de diferentes formas com relação a essa redução hormonal fisiológica e inevitável.

Em muitos casos essa diminuição dos níveis de testosterona é acelerada por fatores externos e acontece de forma precoce, provocando diversas alterações metabólicas e sintomas por todo o corpo. Além da causa fisiológica, vários outros motivos podem ocasionar a diminuição da produção de testosterona – e muitos deles não tem a ver apenas com a idade.

Na maioria das vezes, a testosterona baixa é provocada por hábitos prejudiciais à saúde tais como o sedentarismo e uma alimentação inadequada. Também pode ocorrer como efeitos colaterais de medicamentos.

A testosterona é a principal responsável pelo crescimento muscular e pelo aumento de força e pode ser produzida naturalmente. Porém, quando o oposto passa a ocorrer em nosso corpo, pode ser um sinal evidente do déficit do hormônio no organismo.

Com essa redução hormonal, fica mais difícil ganhar e manter a massa magra e ela dá lugar à gordura, que inibe ainda mais a produção da testosterona.

Contudo, existem diversos tratamentos e terapias de reposição hormonal para reverter ou amenizar esse quadro. Em caso de necessidade, procure um médico endocrinologista, especialista nesta área.

Além de provocar a diminuição da massa muscular e da força, a testosterona baixa também gera a perda de densidade óssea nos homens, geralmente entre os 60 e 70 anos de idade, e que afeta a mobilidade e a resistência dos ossos.
 
Hábitos não saudáveis de alimentação prejudicam a produção de testosterona pelo organismo humano. O alto consumo de gordura e a ingestão insuficiente de vegetais como brócolis, espinafre, repolho, couve e agrião são hábitos alimentares que não colaboram em nada para aumentar os índices de hormônio no corpo dos homens. Pelo contrário, são bastante prejudiciais.

O que pode ocorrer com a queda da testosterona é um acúmulo de gordura abdominal, devido à construção muscular inadequada que faz com que todos alimentos ingeridos se transformem em gordura. 

A
deficiência de algumas vitaminas e minerais, como vitamina D, Zinco, Magnésio e Boro também podem influenciar negativamente nos níveis do hormônio no sangue.
O açúcar é outro grande vilão da testosterona.

Em 2012,  pesquisadores concluiram
que os níveis de testosterona sofrem uma queda temporária de 25% por até duas horas após a ingestão de alimentos ou bebidas ricos em açúcar. Imagine os casos em que esse consumo é algo constante ou repetitivo.


Vale lembrar que o consumo excessivo de açúcar é extremamente prejudicial para quem deseja crescer, ganhar músculos, força e resistência com qualidade. Daí a necessidade de mudar os maus hábitos alimentaares o quanto antes!

Outro sintoma são problemas com a libido e a baixa qualidade dos espermatozoides. A testosterona está ligada e age diretamente no sistema nervoso masculino, pois ela também é responsável pelas sensações de bem-estar. A queda desse hormônio pode ser uma das principais causas da depressão, da falta de alegria e de disposição. Necessário se faz, então, uma reposição hormonal, através de uma dieta saudável, acompanhada pelo especialista.

Por atuar junto ao sistema nervoso, a testosterona baixa também afeta as áreas cognitivas masculinas, prejudicando a concentração e a memória dos homens, sobretudo após os 50 anos de idade.

As dificuldades para dormir, agitação durante o sono, mania de acordar mais cedo do que o necessário e a fadiga excessiva acabam por atrapalhar a rotina de vida.
 

Também convém controlar o uso de medicamentos porque alguns deles baixam a testosterona como efeito colateral. Entretanto,  o problema pode não ser exatamente a falta de testosterona, mas o seu mal aproveitamento pelo organismo. A deficiência de alguns nutrientes pode fazer com que  testosterona produzida pelo corpo seja desperdiçada.

Sejam quais forem os sintomas, só um especialista deverá ministrar o tratamento adequado.
 


ALIMENTOS QUE AUMENTAM A TESTOSTERONA
 
Gordura boa : constante no azeite de Oliva e peixes como o Salmão que contém ômega 3

Cafeína


Alho

Boro (presentes nas frutas e verduras, castanhas e legumes


Pimenta

Vitamina D, constante em alguns alimentos e principalmente na exposição ao sol
.

Minerais, como o ferro, magnésio, zinco, molibdênio.
(importante: os minerais manganês, cromo e cádmio não devem ser consumidos pois têm efeito negativo).


Alimentos ricos em zinco como ostras, feijão, castanhas, sementes de girassol.
Ovo e peixes

Alimentos ricos em Vitamina A como manga, espinafre, tomate.

É importante restringir o açúcar e a soja que reduzem a testosterona e praticar exercícios físicos como caminhadas e musculação.

 
Fonte de pesquisa:
www.feitodeiridium.com.br

www.tuasaude.com.br
www.minhavida.com.br
www.boaforma.com.br


 

 
Nair Lúcia de Britto
Enviado por Nair Lúcia de Britto em 30/11/2018
Reeditado em 01/12/2018
Código do texto: T6516014
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.