07 DE ABRIL - DIA MUNDIAL DA SAÚDE - PODEMOS COMEMORAR?!

O dia 07 de abril é marcado como o "Dia Mundial da Saúde". Daí fico pensando: para alguém ou para alguma coisa merecer um dia especial e, mais ainda, mundial, é preciso ter muita importância! E, realmente, a Saúde é um bem precioso, do qual todos temos a necessidade e o direito de desfrutar pelo maior tempo de nossa existência, pois ela é uma das fontes da alegria de viver.

O que nos entristece, porém, é saber e ver que a nossa pátria, nesse sentido, parece não ser digna de comemorar esse dia. Parece que quiseram fazer do nosso país um país de gente completamente carente desse bem precioso! Ignoraram nossa necessidade de saúde do corpo e usurparam todos os nossos direitos de buscá-la e tê-la! Quanta vileza!

Infelizmente, as imagens e notícias que nos chegam pelos meios de comunicação, referentes à saúde do povo brasileiro, principalmente dos que mais carecem, são dolorosas, cruéis, insensíveis, desumanas... Portas, corredores, interiores de hospitais, UPAs, PSFs, PAs... são retratos vergonhosos do inteiro desrespeito com a vida, principalmente, dos que trabalham, lutam, enfrentam todo tipo de dificuldades para subsistirem e darem suporte à subsistência de uma população!

E como se não bastassem a falta de atenção caridosa, a falta de medicamentos básicos ou não, essenciais a milhares e milhares de vidas, falta de vagas em leitos, CTIs, e mais um punhado de direitos nossos, alia-se a isso tudo o fato de profissionais especializados que vão se afastando dos planos e da assistência popular por falta de "remuneração digna"; de profissionais aos quais vão faltando condições básicas necessárias de trabalho; profissionais que vão em busca de locais, cidades, e até de outros países, onde possam exercer a profissão por vocação desejada.

E assim, com exceção dos profissionais vocacionados e altruístas que, apesar das injustiças reinantes, resolvem, pelo coração, ajudar a população carente, o que nos sobra?! Sobram-nos "profissionais" que "empurram com a barriga" o seu "horário de trabalho". Sobram-nos "profissionais" que, principalmente à noite, pela madrugada afora, nos fins de semana, feriados, deixam pacientes morrendo à míngua, acidentados, idosos, crianças, mães que estão para dar à luz, à espera, entregues às suas aflições e impotências, e vão dar um "pouco de atenção" a seus celulares, ou "descansar um pouco" lá no interior de seus plantões. Sobram-nos "profissionais" que parecem nem ter aprendido a ler exames tecnológicos e apressam os óbitos por não saberem diagnosticar nem tratar os verdadeiros problemas ali detectados.

É assim que, por incrível que pareça, vimos uma notícia pela televisão, há poucos dias, de um senhor idoso (e pobre) que foi levado ao centro cirúrgico para a amputação do pé esquerdo e de lá saiu com a perna direita amputada!!! Parece uma mentira cômica, mas é uma seríssima verdade, que gera revolta, principalmente por não ter volta, já que depois de cinco dias o probrezinho faleceu! E o pior ainda, sua família nem teve o direito de fazer um sepultamento digno, pois teve que aguardar as perícias necessárias para provarem "erro médico", o que leva algum tempo.

E depois desses e de tantos outros absurdos, como, pergunto eu, num país nessa situação de decadência na Saúde (só?!), pode o povo comemorar o "Dia Mundial da Saúde"? Por enquanto, nossa esperança está nas mãos DAQUELE que tudo pode! E é por isso que rogamos a ELE que ilumine com a Luz do Seu Espírito Santo, todos aqueles que escolhemos para falarem e fazerem por nós e que POLÍTICAS PÚBLICAS JUSTAS, tema da Campanha da Fraternidade deste ano de 2019, com a nossa participação, venham com urgência em socorro do povo brasileiro, para que possamos entrar no rol dos países que comemoram com dignidade e com verdade o "Dia Mundial da Saúde".

NEUSA RAMOS
Enviado por NEUSA RAMOS em 15/04/2019
Código do texto: T6624038
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.