EUREKA

     Uma interjeição. Significa: Achei, descobri, percebi.

     “A palavra “eureka” foi supostamente pronunciada pelo cientista grego Arquimedes (287 a.C. – 212 a.C.), quando descobriu como resolver um complexo dilema apresentado pelo rei Hierão. O rei queria saber o volume de ouro em sua coroa. Arquimedes sabia que para isso deveria determinar a densidade da coroa e comparar com a densidade do ouro. O problema complicado era como medir o volume da coroa sem a derreter.
     
     Arquimedes descobriu a solução quando entrou numa banheira com água e observou que o nível da água subia quando ele entrava. Concluiu então que para medir o volume da coroa bastava mergulhar a coroa em água e calcular o volume de água deslocado, que deveria ser equivalente. Conta-se que ele saiu nu, correndo pelas ruas e gritando eufórico:
    
      “Eureka! Eureka!” (Achei! Achei!). "O Princípio de Arquimedes" foi como ficou conhecida a descoberta do grande cientista grego.” Wikipedia

     O mundo está tão diversificado, tão complicado, que mais pessoas têm que se tornarem melhores conhecedoras umas das outras e de tudo.

     Um melhor conhecimento das pessoas — como as pessoas são —, vai propiciar um melhor convivência, fecunda, agradável, dinâmica, sem conflito.Defeitos como arrogância, prepotência, narcisismo, inveja, ciúme, vai colocar nuas as pessoas portadoras de tais defeitos.

     Após anos ou mesmo décadas as pessoas portadoras de tais defeitos vão sentir que todos estão contra elas: pais, cônjuges, irmãos, filhos, o mundo enfim. Foram e são tiranas, mas se sentem coitadas, o que, na realidade são e sempre foram.

     Geralmente dominam o ambiente, por falar demais, falar de seus predicados, de suas mazelas, de suas p referências. Usar um tom de voz agressivo, falar muito alto.

     Precisam de ajuda, precisam ser conscientizados, o que deve ser feito com muito tato, com muito carinho —; mas com decisão, com persistência —, porque abandonar um vício pode algo muito doloroso. Tais pessoas geram muito sofrimento, mas são também muito sofredoras.

     Para aquelas pessoas que se conhecem bem e que estão sempre procurando se aprimorar é tirânico alguém ficar a todo momento tentando corrigi-la, orientá-la sobre o que devem fazer. Somente uma pessoa imatura se atreve a fazer isso, porque uma pessoa que se conhece bem revela, só por isso, ter grande intimidade com Deus e com suas orientações, orientações que não irá substituir por orientações que não divinas, nem deveria, pois, na realidade, somos seres espirituais e, como tais, devemos nos considerar e viver.

     Estejamos atentos e cuidadoso de nós ao que se lê em Mt 12, 36-37: Eu vos digo: no dia do juízo os homens prestarão contas de toda palavra vã que tiverem proferido. É por tuas palavras que serás justificado ou condenado.

     Toda palavra? Que palavra? Toda palalavra!

     Daí ser necessário estarmos atentos e vigilantes ao que se lê em Mt 16, 24-26: Em seguida, Jesus disse a seus discípulos: Se alguém quiser vir comigo, renuncie-se a si mesmo, tome sua cruz e siga-me.

     Porque aquele que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á; mas aquele que tiver sacrificado a sua vida por minha causa, recobrá-la-á. Que servirá a um homem ganhar o mundo inteiro, se vem a prejudicar a sua vida? Ou que dará um homem em troca de sua vida?

     Estar atentos e vigilantes a isto minuto a cada minuto. Tenho me cuidado.


 
Diógenes Pereira de Araújo
Enviado por Diógenes Pereira de Araújo em 18/05/2020
Reeditado em 18/05/2020
Código do texto: T6950845
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.