Quina ou clorosquina, tão falada hoje.

Tomo o chá da quina ha vários anos ou desde criança...para problemas digestivos...é muito amargo, porem bom e tem efeito rápido...Vi meu pai comentar e fazer um remédio à base de quina para bovinos sendo a casca da quina raspada e torrada e depois junto ao sal comum e servido no coxo para o gado... Ele dizia que era para ficar com pelos mais lisos, bonitos...e limpar o sangue.

Era usada as cascas interna das raízes das quineiras e a região era Barretos SP...Há na raiz e mesmo na casca da quineira parte de caules duas cascas uma mais grossa externa e outra mais fina e interna e amarela e sendo esta a mais fina a usada para problemas do estômago e trato digestivo, e também usada pelos indígena para cura da Malária...

Vi varias vezes peões, nordestinos que trabalhavam para nós, e foi nos anos 50 e 60, cuja finalidade, era derrubar florestas manualmente para plantio de café e também sempre vinham para ajudar na colheita destes. Era costume deles, usar a raiz da quineira para problemas de estomago causado por excesso de comidas muito gordurosas e consumo de bebidas alcoólicas como a aguardente...Eles eram parentes do meu pai, irmãos, cunhado e sobrinhos e a região deles era Pindaí na Bahia e estes fundamentos são verdadeiros, pois a família tinha a avó, ou bisavó, como originaria das tribos indígenas e no meu caso seria minha tataravó.

Eu ficava curioso ao vê-los usar como isqueiro para acender seus cigarros de palha e fumo de corda, sendo estes, feitos da ponta de chifres, provavelmente bovinos, com uma tampa, artisticamente feita a mão e uma correntinha para prender junto ao isqueiro, usando também como isca para o fogo, algodão pre-queimado, um pedaço de lima de molar ferramentas e uma pedra pequena para fazer fogo e acender os seus cigarros.

Voltando a historia da quina, aqui em Frutal MG, em nossa propriedade rural, na região da Biboca, havia uma quineira, a mais próxima a sede, que acabou morrendo, pois os nossos funcionários daquela época, anos 70, comiam muito gordurosos e aguardente e se valiam da quineira como remédio infalível para seus problemas estomacais.

Eu costumo ter sempre em casa alguns pedaços de caule da quineira para usar para problemas digestivos... e é um santo remédio...

Josepedroso
Enviado por Josepedroso em 31/05/2020
Reeditado em 01/06/2020
Código do texto: T6964009
Classificação de conteúdo: seguro